http://www.mulher.palpitedigital.com.br/leite-normal-leite-semi-desnatado-e-leite-desnatado/
http://www.maximasaude.com.br/site/Nutricao/Leite-Desnatado-e-Ganho-de-Massa-Muscular.html
http://www.dicasdemulher.com.br/os-beneficios-do-leite-desnatado/
Os benefícios do leite desnatado
Saiba por que o leite desnatado é recomendado para quem quer manter a forma
Mudar o tamanho da letra:Por Deborah Busko, em 11/08/2010 17:23
O leite é o nosso principal alimento durante os seis primeiros meses de vida, mas mesmo depois deste período, sua importância na alimentação e seus benefícios para a saúde são indiscutíveis, já que o alimento possui uma grande variedade de nutrientes que são essenciais e promovem uma vida saudável.
Existem diferentes tipos de leite, inclusive alguns enriquecidos com cálcio ferro e vitaminas, cada um deles com propriedades que podem ajudar no crescimento das crianças, na fortificação dos ossos dos adultos, entre outras.
A preferência de muitos ainda é pelo leite integral que, apesar de mais saboroso, não é o mais indicado para quem procura seguir uma dieta saudável e manter a forma ou ainda para quem precisa ou quer controlar a ingestão de gordura. Nesses casos, o mais indicado é oleite desnatado, que tem no máximo 0,5% de gordura.
publicidade
O leite desnatado pode substituir tranquilamente o leite integral, já que possui quantidades similares de proteínas, potássio, fósforo e outros nutrientes, principalmente o cálcio, tão importante para manter os ossos fortes. Como benefícios do leite desnatado, podemos citar que além de ter um valor calórico menor, ele possui uma quantidade menor de gorduras saturadas, aquelas que em excesso elevam os níveis do mau colesterol.
Por ter um sabor mais discreto, quem está acostumado com outro tipo de leite pode ter a impressão de que o leite desnatado é mais fraco. Mas esqueça essa idéia. Aliás, o leite desnatado pode ser usado na culinária, no preparo de bolos, molhos, doces e bebidas sem alterar o sabor das receitas.
http://www.mulher.palpitedigital.com.br/leite-normal-leite-semi-desnatado-e-leite-desnatado/
Leite Normal, Leite Semi-Desnatado e Leite Desnatado
O teor de gordura de todo o leite normal (integral/gordo/normal) é elevado. Em cada 100g há, em média, 3.9g de gorduras, dos quais 2,5g são saturadas. Uma alta ingestão de gorduras saturadas pode aumentar a quantidade de colesterol no sangue, levando a obstrução das artérias e um aumento do risco de doença cardíaca. O leite integral é considerado uma opção interessante para crianças, adolescentes que estão em fase de crescimento e não possuem nenhum problema com sobrepeso e/ou obesidade. Ou, ainda, àquelas pessoas, de qualquer idade que não se beneficiam do tecido adiposo.
O leite semi-desnatado ou leite em pó desnatado possui uma quantidade menor de gorduras saturadas, colesterol e um valor calórico menor que o leite gordo (integral).
Para que o leite se torne semi-desnatado e leite desnatado toda a gordura é removida por centrifugação, o que significa que o leite é colocado em uma máquina que o gira e a gravidade separa a gordura do líquido. Após esse processo, falando, grosso modo, a gordura é adicionada de volta ao leite aos níveis que o classifica como semi-desnatado (1,7%) e desnatado (0,2%). Esse processo reduz as calorias do leite à metade, se comparado o leite normal com o leite desnatado. Há diferença de miligramas na quantidade de cálcio entre o leite integral (normal), semi-desnatado e desnatado (magro). O leite desnatado possui quantidades similares de proteínas, cálcio, potássio, fósforo e outros nutrientes que também são encontrados no leite normal (integral). Então, esqueça aquela história que o leite desnatado é ruim por ter menos cálcio.
Agora que você sabe a diferença entre o leite normal (gordo), semi-desnatado (meio magro) e desnatado (magro) escolha a sua melhor opção e não deixe de ingeri-lo em sua alimentação. É uma ótima fonte de cálcio e de outros nutrientes importantes para o corpo. Beba leite!
Fontes:
Daily Mail [The good milk guide, or how to choose the right pint for you]
Minas Lácteos[http://www.dta.ufv.br/minaslac/noticias.php?idN=92]
MinhaVida [Conheça os alimentos típicos do cardápio de quem faz dieta]
[http://minhavida.uol.com.br/materiaalimentacao.vxlpub?codMateria=2290]
http://www.maximasaude.com.br/site/Nutricao/Leite-Desnatado-e-Ganho-de-Massa-Muscular.html
Leite Desnatado e Ganho de Massa Muscular
O leite é sem dúvida nenhuma um alimento de extrema importância para o desenvolvimento humano. Entre suas inúmeras vantagens, a amamentação nos primeiros meses de vida é fundamental para o desenvolvimento, tanto do trato digestivo como da função imune, defendendo o bebê de Bactérias, vírus e fungos patogênicos.Após a fase de desmame, o leite humano é substituído pelo leite de vaca, que tem também grande importância naAlimentação humana durante todos os ciclos da vida.
De um modo geral a ingestão de Proteína ou aminoácidos, após exercícios físicos, favorece a recuperação e a Síntese Protéica muscular. Além disso, quanto menor o intervalo entre o término do exercício e a ingestão protéica, melhor será a resposta anabólica ao exercício. A quantidade e o tipo de proteína ou de aminoácido, fornecidos após o exercício, influenciam a síntese protéica.
Sendo assim, o leite desnatado está relacionado a ganho de massa muscular devido ao teor de proteínas encontrado neste. As proteínas solúveis do soro do leite apresentam um excelente perfil de aminoácidos, caracterizando-as como proteínas de alto valor biológico. O perfil de aminoácidos das proteínas do soro do leite, principalmente ricas em leucina, pode, desta forma, favorecer o Anabolismo muscular. Possuem peptídeos bioativos do soro, que conferem a essas proteínas diferentes propriedades funcionais. Além disso, o leite favorece a liberação de hormônios anabólicos, como, por exemplo, a insulina.
Outra vantagem descoberta no meio científico é que o alto teor de Cálcio do leite favorece a redução da gordura corporal, por mecanismo associado ao hormônio 1,25 (OH)2D. Melhora também, o desempenho muscular, por elevarem as concentrações de glutationa, diminuindo, assim, a ação dos agentes oxidantes nos músculos esqueléticos. As proteínas do soro do leite também auxiliam no controle da pressão sanguínea e redução do risco cardíaco.
Deste modo, o leite desnatado é um alimento que deve ser inserido em uma alimentação saudável, não somente no momento pós-treino, mas no café da manhã, lanche da tarde ou uma ceia!
Lenycia de Cassya Lopes Neri - CRN 21808
Personal Diet e Nutricionista de Empresas
Graduada em Nutrição pela USPlenycia@gmail.com
ReferênciasFabiano Kenji HARAGUCHI, Wilson César de ABREU, Heberth DE PAULA. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações noEsporte e benefícios para a Saúde humana. Rev. Nutr., Campinas, 19(4):479-488, jul./ago., 2006