Este blog contém artigos de assuntos de interesse geral que pesquiso pela web. Salvo aqui meus favoritos para futuras referências. Entrem e fiquem
​à
vontade.

​Atenção: todos os posts que
não
​ forem da minha autoria se iniciam​
​ com o link do post original.​

31 março, 2010

Como prolongar a vida útil da bateria do notebook

http://pcworld.uol.com.br/dicas/2010/03/30/como-prolongar-a-longa-util-da-bateria-do-notebook/

Eis um componente que não foi feito para durar a vida toda; entretanto, é possível explorar seus recursos um pouco mais.

As baterias de laptops são como pessoas: algum dia vão morrer, inevitavelmente. Diferentemente dos processadores, as baterias não obedecem a uma 'lei de Moore', ou seja, não espere que as baterias lançadas no próximo ano sejam menores do que as atuais e que tenham ainda mais capacidade de carga, pelo menos até descobrirem outros componentes para substituir o lítio, elemento químico básico usado nas bateriais atuais.

Mas se você cuidar bem dela, é possível adiar o inevitável. Abaixo, listamos proccedimentos que vão ajudar a manter a capacidade de carga da bateria do portátil por mais tempo. Com sorte, o componente irá durar até o momento em que você decida substituir o notebook.

Mostramos também como manter a energia por mais tempo entre as recargas, de modo a permitir que se possa ficar mais preciosos minutos afastado de uma tomada elétrica. E quem precisa de mobilidade sabe como isto é importante.

Não use o notebook até a bateria se esgotar
Extrair até o último elétron da bateria vai diminuir o tempo de vida útil da mesma. Fazer isso uma ou duas vezes não causará danos, mas o efeito acumulativo acaba por encurtar a vida do componente. Há uma exceção a essa regra, em uma circunstância em que é recomendado descarregar a bateria totalmente. Mas falaremos sobre isso mais à frente.

Leia também:
>> Eee PC 1201HA oferece ótima autonomia da bateria
>> Cert: software para monitoramente de carga de bateria tem backdoor
>> Windows 7 pode ser a causa do problema com baterias de notebooks
>> Pesquisadores criam bateria de papel com nanotecnologia

A boa notícia é que os notebooks mais atuais são projetados para desligar antes da bateria se esgotar completamente. O Windows 7 e o Vista já possuem configuração para esta finalidade. Para chegar até ela, clique em Iniciar, digite energia, tecle Enter e escolha o item Opções de energia.

Em seguida, escolha um dos dois planos que aparecem (Equilibrado e Economia de energia) - a escolha não faz diferença, pois vamos personalizar o modo de como o notebook vai consumir energia. Selecione a opção Alterar Configurações do Plano. Isso resulta em outra janela, com mais opções. Escolha o item Alterar configurações avançadas de energia.

Na janela aberta, role a página até o item Bateria e clique no sinal de (+) para expandir mais opções. Escolha Nível de bateria crítica. Sugerimos preencher o campo com o valor 5%.

bateria.jpg

Mito: a bateria nunca deve ser recarregada totalmente.
Há controvérsias sobre essa afirmação. Em pesquisas para fazer esse artigo, conversamos com alguns especialistas e alguns são a favor e outros são contra. No entanto, não encontramos nada que afirmasse que isso fosse verdade. O melhor é sair de casa com a bateria totalmente carregada e ficar tranquilo de que ela vai durar mais tempo longe de uma tomada.

Mantenha o notebook longe do calor
A via útil da bateria pode ser reduzida por causa de calor excessivo. Certifique-se de que as saídas de ar do notebook (geralmente ficam em uma das laterais) não estão bloqueadas. A parte de baixo do portátil também possui ranhuras para circulação de ar. Portanto não é recomendado trabalhar com o laptop em cima de almofadas ou travesseiros. Caso queira fazer isso, melhor colocar sobre a almofada uma base sólida, como se fosse o tampo de uma pequena mesa.

É possível limpar essas ranhuras sem abri o notebook, usando uma lata de spray de ar comprimido ou mesmo mini aspiradores, ambos encontrados em lojas especializadas. Faça isso com o portátil desligado.

Dê um descanso para a bateria
Se você trabalha frequentemente com o notebook ligado a tomada (a partir de uma semana), retire a bateria do laptop. Caso contrário, a bateria entrará em um processo rápido de desgaste, pois assim que ela descarrega um pouco, já é recarregada novamente. Isso também o evita o desgaste por aquecimento, como já vimos acima.

Também não é recomendado retirar a bateria enquanto o notebook estiver ligado, nem mesmo quando ele estiver no modo de espera. Isso pode travar o sistema e seu trabalho será perdido. E pode acontecer o pior, que é danificar o hardware.

Inserir a bateria com o notebook ligado é outra ação que não deve ser feita. As únicas situações em que a bateria deve ser retirada ou recolocada é quando o notebook estiver desligado (e como o cabo de força desconectado da tomada) ou no modo de hibernação.

Mito: é recomendado manter a bateria refrigerada
Provavelmente você já ouviu falar algo sobre estender a vida de uma bateria guardando ela por um tempo na geladeira. Saiba que a última coisa que queremos em uma bateria e vê-la molhada. Mesmo que ela seja acondicionada em um saco plástico, a condensação pode estragar a bateria, pois o ar gelado infiltra-se no invólucro e deixa as baterias úmidas.

O melhor a fazer é guardá-la em local seco e à temperatura ambiente, longe de fontes de calor. E se o notebook for usado constantemente na tomada, é recomendado recolocar a bateria nele para uso pelo menos uma vez a cada dois meses.

Faça uma carga, use até o sistema operacional desligar o notebook, recarregue e, então, pode guardá-la novamente. A bateria sem uso perde suas propriedades químicas e isso também diminui sua vida útil.

Mito: é possível ‘dar vida nova’ a uma bateria desgastada
Realmente não há como fazer com que o elemento químico lítio consiga segurar mais elétrons do que atualmente pode gerenciar. Se a bateria está se esgotando rapidamente ou o notebook está com problemas para medir a quantidade de energia restante, o que se pode fazer é instalar qualquer software externo que faça uma medição mais precisa. Mas saiba que isso só permite saber quanto tempo de carga restante o portátil tem; não há qualquer software que seja capaz de recuperar a saúde da bateria desgastada pelo tempo.

Se constatar que a bateria não consegue mais segurar a carga, tente usar o recurso de descarregá-la totalmente. Aliás, esta é a única exceção à regra de não descarregar a bateria até o fim, explicada no início deste texto. Sugerimos que faça isso - descarregá-la e carregá-la totalmente - duas vezes.

Como o sistema operacional foi configurado para não deixar a bateria se esgotar totalmente (ela sempre terá por volta de 5% da carga), você terá fazer o seguinte:

Deixe o sistema ligado, sem proteção de tela e sem desligamento automático. Quando a bateria chegar ao nível de 5%, o Windows irá desligar o notebook. Para consumir o que sobrou de energia, ligue o portátil e entre no sistema de configuração de hardware (BIOS). Dessa forma o laptop ficará ligado até drenar toda a energia da bateria - como o sistema operacional não foi carregado ainda, a bateria continuará a ser drenada, até que a carga se esgote totalmente.

Para acessar o BIOS, cada notebook possui uma tecla diferente. Ao ligar o equipamento, é necessário pressionar uma tecla. Alguns fabricantes optam pela tecla DEL, outros pela tecla de função F2. Apesar de serem as teclas mais comuns para acessar o BIOS, alguns fabricantes podem escolher outras teclas de função. O manual do equipamento sempre indica qual é essa tecla.

Depois de entrar no sistema e configuração do notebook, basta deixá-lo ligado. Como não há nenhum controle de energia nesse sistema, não é necessário ficar monitorando o portátil. Ele será desligado somente quando não houver mais energia qualquer carga na bateria.

A partir disso, deixe a bateria carregando, mas sem ligar o notebook. Repita todo o processo mais uma vez. Com isso, é possível que a bateria tenha mais um sopro de vida até ser substituída por uma nova ou até você decidir qual modelo novo de notebook comprar.

Vida mais longa entre as recargas
As dicas acima servem para aumentar o tempo de vida da bateria até que ela seja substituída por uma nova. Mas na rotina diária, estamos mais preocupados em quanto tempo podemos manter nosso notebook funcionando longe da tomada. Algumas das dicas a seguir podem ser básicas, mas é sempre bom lembrar de todas elas.

Regular o brilho da tela
A iluminação do display LCD consome boa parte da energia fornecida pela bateria. Regule o brilho para o nível mais baixo possível, mas que fique confortável para seus olhos.

Desligue dispositivos que não esteja usando
O primeiro item a ser desligado é o Bluetooth, pois não ficamos utilizando o tempo todo. Se não estiver usando uma rede sem fio, desligue também o sinal do Wi-Fi. Se possível, não use mouse externo e nem o sistema de som. 

Evite a multitarefa
Se possível, não deixe muitos programas abertos simultaneamente. Quanto mais aplicativos abertos houver, mas necessidade de acesso ao HD para guardar informações de trabalho e mais a bateria será utilizada. Se você está concentrado em uma planilha de cálculo, só deixe aberto o navegador ou o processador de textos, caso precise fazer alguma pesquisa. Sugerimos não desabilitar o antivírus ou firewall, a não ser que esteja desconectado da rede e da interent - e LEMBRE-SE de executá-los novamente ANTES de tais conexões serem efetuadas.

Modo de espera e o modo hibernar
Se tudo que se quer é economizar energia, é preciso entender qual método é melhor para usar quando o laptop não estiver sendo utilizado.

O modo de espera (também conhecido como 'dormir') no Windows 7, Vista e XP mantém seu notebook ligado, mas consumindo muito menos energia do que se estivesse em atividade. Mas o fato é que ele continua ligado e consumindo um mínimo de energia.

hibsusp.jpg

Já o modo hibernar salva todo o ambiente (inclusive as aplicações abertas) no disco rígido e logo depois disso desliga completamente o portátil, cortando a energia por completo. Por outro lado, o Windows leva mais tempo para entrar e sair da hibernação. Alguns casos passam de um minuto.

A regra aqui se baseia no tempo em que o notebook vai ficar sem atividade. Se esse tempo passar de meia hora, o melhor método a escolher é o de hibernar.

Último mito: adicionar memória RAM ajuda a aumentar o tempo de energia fornecida
É verdade que a maior quantidade de memória ajuda o sistema a usar menos o disco rígido como sistema auxiliar. E o disco rígido consome mais eletricidade do que a memória.

No entanto, o disco rígido sempre será utilizado e mais memória não reduzirá a quantidade de energia de modo significativo, já que mais memória também vai consumir mais eletricidade.


25 março, 2010

Sucoterapia

http://bemleve.com.br/dieta/sucoterapia/1421

Confira abaixo algumas receitas de suco que a nutricionista Luana Stoduto, do portal Bem Leve, preparou para você:

Suco Energético
1 goiaba vermelha picada
1 colher de sopa de mel
10 folhas de hortelã
1 copo de água de coco

Suco para Fadiga
Suco de 1 lima
Suco de 2 laranjas
¼ de xícara de chá de espinafre
1 colher de mel

Suco Estimulante
1 cenoura média
5 ramos de salsinha
1 colher de chá de xarope de guaraná
1 copo de água

Suco para Cansaço Muscular
1 cenoura
1 talo de salsão
1 aspargo
1 copo de água
Adoçar

Suco Energético Instantâneo
½ manga
¼ de abacate
1 colher de sopa de xarope de guaraná
2 unidades de castanha do Pará
1 copo de água mineral ou de coco
Adoçar

Suco Estimulante Matinal
½ banana média
2 colher de sopa de semente de gergelim
1 copo de água de coco
Adoçar

Suco para Diminuir a Ansiedade
4 unidades de cenouras
1 unidade de talo de aipo
1 punhado de folhas de hortelã (sem talo)
6 folhas de alface
2 unidades de maçãs (sem casca e sem miolo) .
Passar tudo na centrífuga.

24 março, 2010

Removendo cheiro dos móveis

http://chegadebagunca.blogspot.com/2010/03/removendo-cheiro-dos-moveis.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+blogspot%2FvrBv+(Chega+de+Bagun%C3%A7a)

Removendo cheiro dos móveis


Utilize uma solução simples para remover cheiro de mofo de móveis antigos.
Basta encher um recipientes plásticos com vinagre branco, tampar e fazer furos na tampa. Depois coloque-o dentro de cada gaveta ou armário durante a noite para absorver odores. Em casos extremos, os interiores dos armários podem ser limpos com um pano umedecido com vinagre.


19 março, 2010

Sites Úteis


01. Quando for comprar qualquer coisa não deixe de consultar o site Gastarpouco.
www.gastarpouco.com

02. Serviço dos cartórios de todo o Brasil, que permite solicitar documentos via internet:
www.cartorio24horas.com.br/index.php

03. Site de procura e reserva de hotéis em todo o Brasil,por cidade, por faixa de preços, reservas etc.:
www.hotelinsite.com.br

04. Site que permite encontrar o transporte terrestre entre duas cidades, a transportadora, preços e horários:
https://appweb.antt.gov.br/transp/secao_duas_localidades.asp'

05. Encontre a Legislação Federal e Estadual por assunto ou por número, além de súmulas dos STF, STJ e TST:
www.soleis.adv.br

06. Tenha a telinha do aeroporto de sua cidade em sua casa,chegadas e partidas:
http://www.infraero.gov.br/voos/index_2.aspx

07. Encontre a melhor operadora para utilizar em suas chamadas telefônicas:
http://sistemas.anatel.gov.br/sipt/Atualizacao/Importanteaspp'

08. Encontre a melhor rota entre dois locais em uma mesma cidade ou entre duas cidades, sua distância, além de localizar a rua de sua cidade:
www.mapafacil.com.br

09. Encontre o mapa da rua das cidades, além de localizar cidades:
http://mapas.terra.com.br/Callejero/home.asp

10 Confira as condições das estradas do Brasil, além da distância entre as cidades:
www.dnit.gov.br

11. Caso tenha seu veiculo furtado, antes mesmo de registrar ocorrência na polícia, informe neste site o furto.O comunicado às viaturas da DPRF é imediato:
www..dprf.gov.br/ver.cfmlink==form_alerta

12. Tenha o catálogo telefônico do Brasil inteiro em sua casa. Procure o telefone daquele amigo que estudou contigo no colégio:
www.102web.com.br

13. Confira os melhores cruzeiros,datas, duração,preços, roteiros, etc.:
www.bestpricecruises.com/default.asp

14.. Vacina anti-câncer (pele e rins). OBS: ESTA VACINA DEVE SER SOLICITADA PELO MÉDICO ONCOLOGISTA:
www.vacinacontraocancer.com.br/hybricell/home.html

15. Indexador de imagens do Google - captura tudo que é foto e filme de dentro de seu computador e os agrupa, como você desejar:
www.picasa.com

16. Semelhante ao Internet Explorer , porem muito mais rápido e eficiente, e lhe permite adicionar os botões que desejar, ou seja, manipulado como você o desejar:
www.mozilla.org.br/firefox

17. Site de procura, semelhante ao GOOGLE:
www.gurunet.com

18. Site que lhe dá as horas em qualquer lugar do mundo:
www.timeticker.com/main.htm

19. Site que lhe permite fazer pesquisas dentro de livros:
www.a9.com

20. Site que lhe diz tudo do Brasil desde o descobrimento por Cabral:
www.historiadobrasil.com.br

21. Site que o ajuda a conjugar verbos em 102 Idiomas:
www.verbix.com

22. Site de conversão de Unidades:
www.webcalc.com.br/conversões/area.html

23. Site para envio de e-mails pesados, acima de 50Mb:
www.dropload.com

24. Site para envio de e-mails pesados, sem limite de capacidade:
www.sendthisfile.com

25. Site que calcula qualquer correção desde 1940 até hoje, informando todos os índices disponíveis no mercado financeiro.. Grátis para Pessoa Física:
www.debit.com.br

26. Site que lhe permite falar e ver pela internet com outros computadores,ou LHE PERMITE FALAR DE SEU COMPUTADOR COM TELEFONES FIXOS E CELULARES EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO GRÁTIS - De computador para computador, voz + imagem. De computador para telefone fixo ou celular:
www.skype.com

27. Site que lhe permite ler jornais e revistas de todo o mundo.
www.indkx.com/index.htm


28 .. Site de câmaras virtuais, funcionando 24 hs por dia ao redor do mundo:
www.earthcam.com

12 março, 2010

Grátis: 50 downloads, sites e serviços web

http://pcworld.uol.com.br/dicas/2010/03/11/gratis-50-downloads-sites-e-servicos-web-para-usar-e-abusar/

Os hits da internet
:: Ad-Aware Free: Elimine os spywares.

:: Audacity: Gravação e edição de sons.

:: BitTorrent: Compartilha arquivos online facilmente.

:: Dropbox: Sincronização online de arquivos.

:: Evite: Organizou uma festa? Prepare e envie convites sofisticados em um piscar de olhos.

:: IMDb: Tudo e mais um pouco sobre cinema.

:: OpenOffice.org: Uma alternativa ao pacote Office da Microsoft.

:: The GIMP: Editor de imagens em código livre.

:: Trillian Basic: Comunicador instantâneo compatível com vários serviços (MSN, Google Talk e mais). Disponível para Windows, Mac e iPhone.

Antivírus (é bom ter várias opções, pois não existe antivírus perfeito)

:: Alwil Avast Home Edition: Detecta e elimina vírus e malwares.

:: AVG Anti-Virus Free Edition 8.5: Excelente detecção e desinfecção.

:: Avira AntiVir Personal: Boa capacidade para eliminar os vírus.

:: Microsoft Security Essentials (beta): Protege contra a maioria das infecções.

Aplicativos e serviços para edição de áudio

:: Buddha Machine Wall: Uma fonte inesgotável de melodias para meditar.

:: Grooveshark: Ótimo site para ouvir música.

:: Mp3Tag: Ótimo editor de etiquetas e capas de álbuns de músicas.

:: Myna: Editor avançado de áudio.

:: Speakershare: Compartilhe os melhores alto-falantes de um PC com outros computadores.

:: TunesBag: Ouça suas músicas pelo navegador, em qualquer lugar, sem acessar seu PC ou Mac.

Utilitários para backup

:: Backupify: 1GB de armazenamento, backups semanais e restauração para o PC.

:: Comodo Time Machine: Backup para proteger arquivos, pastas e programas.

:: Macrium Reflect Free Edition: Cria imagem do disco inteiro para recuperação futura.

:: SDExplorer: Crie um disco virtual de 25 GB online e acesse pelo Windows Explorer.

:: SpiderOak: 2GB de espaço online para backup; salva automaticamente os arquivos quando uma mudança é detectada.

:: SyncToy: Utilitário da Microsoft para sincronizar arquivos de diferentes PCs em rede.

:: Todo Backup: Gerencie imagens do disco rígido e partições.

Complementos para o navegador, aplicativos e utilitários

:: CeeVee: Faça currículos atraentes e compartilhe na web.

:: Lazarus: Recupera a digitação feita em formulários de qualquer site.

:: MailBrowser: Melhor gerenciamento dos contatos e anexos do Gmail.

:: PDF to Word: Converta arquivos PDF em formato DOC editável.

Serviços de colaboração

:: LogMeIn Express: compartilhe seu PC com qualquer outro conectado a web (ótimo para manutenção remota).

:: Tinychat: Cria grupos de discussão instantâneos, com webcam.

:: Yammer: Recurso de comunicação para empresas, usando o Facebook.

:: Zoho Discussions: cria um forum facilmente para ser compartilhado.

Customização da área de trabalho

:: BumpTop: Uma área de trabalho em 3D.

:: DeskHedron: Cria até nove ambientes de área de trabalho que são alternados pelo mouse ou teclas de atalho.

:: Fences: Organiza os ícones do desktop exibindo apenas os mais utilizados. Ao passar o mouse os ícones escondidos surgem novamente.

:: InterfaceLift: Biblioteca de papéis de parede.

:: Krento: Um modo prático e bonito para executar as aplicações.

:: Rainmeter: Uma versão alternativa ao desktop do Windows, muito atrativo.

:: StandaloneStack 2: Atalhos com animações que facilitam o uso de áreas de trabalho repletas de ícones.

:: T3Desk: Reorganiza os programas na área de trabalho sem minimizá-los.

Aplicações para dispositivos móveis

:: BlueRetriever: Ajuda a recuperar gadgets perdidos.

:: Connectify: Transforme seu laptop em um hospot Wi-Fi.

:: Instapaper: Uma simples ferramenta que baixa textos da web para serem lidos no celular.

:: Xpenser: mantenha o controle de suas finanças na web.

Utilitários para fotos

:: Easy Poster Printer: imprime um poster gigante (20 x 20 metros) a partir de uma foto digital comum.

:: The Golden Hour Calculator: Encontra o melhor horário para obter boa iluminação para tirar fotos ao ar livre.

:: Paint.Net: Uma alternativa leve ao famoso Photoshop.

:: Phoenix: Editor de imagens baseado na web.

07 março, 2010

Alimentos que ajudam no emagrecimento

http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI4303239-EI1497,00-Voce+sabe+quais+alimentos+emagrecem+e+aceleram+o+metabolismo+Faca+o+quiz.html

Você sabe quais alimentos emagrecem e aceleram o metabolismo? Faça o quiz
 
Luciana Fracchetta
 
Getty Images
Alguns alimentos ajudam a emagrecer e aceleram o metabolismo



Alguns alimentos e produtos são capazes de ajudar no processo de emagrecimento e aceleram o metabolismo. Eles podem ser excelentes aliados para quem quer perder alguns quilinhos ou manter uma vida saudável. Mas você sabe quais são esses alimentos e quais as suas funções?

» Faça o quiz
» Siga o Terra no Twitter
» vc repórter: mande fotos
e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

A nutricionista Marina Pietro, da clínica Bernstein, ajudou a elaborar um quiz para você testar os seus conhecimentos e dar uma turbinada na dieta. Responda as perguntas no link acima e descubra.

03 março, 2010

Pizzas da mamãe

Pizza de Abobrinha com Queijo Branco e Pizza de Atum

by Dea


Porção para 6 pizzas (tamanho médio)

Pré-aqueça o forno.



Ingredientes do Molho


½ lata de tomate sem pele

azeite

alho

alho poro

cebolinha

orégano

sal


Ingredientes da Pizza


discos de pizza tamanho médio (Massaleve)

1 abobrinha de tamanho médio cortada em fatias bem fininhas

mistura pronta de alho (da feira)

queijo branco em cubos pequenos

orégano

queijo ralado


Para Pizza de Atum


1 lata de atum ralado em óleo comestível

orégano

queijo ralado


Modo de fazer


Refogue os ingredientes do molho e cubra a panela. Deixe no fogo baixíssimo por alguns minutos. Reserve.


Ferva + ou - 1 litro de água e coloque as abobrinhas fatiadas, coando em seguida. Coloque o tempero de alho e misture bem. Dê uma rápida refogada e reserve.


Tempere o atum com bem pouquinho da mistura de alho.


Prepare as Pizzas


Espalhe o molho sobre a massa crua.


Pizza de Abobrinha


Distribua as abobrinhas, cobrindo a pizza toda. Coloque os pedaços de queijo branco espalhados sobre as abobrinhas. Polvilhe orégano e queijo ralado.


Pizza de Atum


Coloque o atum sobre a massa com o molho e polvilhe orégano e queijo ralado.

Leve as pizzas prontas ao forno inicialmente no modo Pizza (por uns 5 a 10 minutos) e aumente o forno para BROIL (250ºC) até que a massa fique dourada.


Ração humana

http://revistavidanatural.uol.com.br/saude-alimentos/33/artigo160291-4.asp

Ração humana


O nome pode ser estranho, mas os benefícios desse alimento para a saúde são de admirar, seja para diminuir alguns quilos ou para deixar as refeições mais nutritivas. Conheça mais sobre essa mistura versátil que é ótima fonte de vitaminas, minerais e fibras


por Paula Bueno


Ração humana tradicional

200 g de farelo de trigo
100 g de gérmen de trigo
100 g de aveia
100 g de linhaça
100 g de gergelim com casca
25 g de levedo de cerveja
100 g de extrato de soja
100 g de gelatina hidrolisada (colágeno em pó)
25 g de guaraná em pó
50 g de cacau
100 g de açúcar mascavo

Preparo

Misture delicadamente todos os ingredientes. Depois de pronta, guarde a mistura em pote bem fechado e armazene na geladeira, durante um mês, no máximo.

02 março, 2010

A respiração no Jiu-Jitsu, MMA e Submission

http://gustavonoblat.blog.terra.com.br/2010/03/02/a-respiracao-no-jiu-jitsu-mma-e-submission/

terça-feira, 2 de março de 2010

A respiração no Jiu-Jitsu, MMA e Submission

Tags: - Guga Noblat às 09:38:21

Rickson Gracie é mestre na arte de controlar a respiração

Rickson Gracie é mestre na arte de controlar a respiração

Por Leandro Paiva, colaborador especial do blog e autor do livro Pronto Pra Guerra:

Em outro artigo neste Blog, já informei que vários atletas de elite de Jiu-Jítsu e MMA recorrem, sabidamente, a diversos treinamentos para maximizar a respiração e potencializar seus recursos direcionando às situações adversas antes, durante e após os combates.

A respiração é um dos prazeres da vida ou pelo menos o reconhecimento de que ainda estamos vivos. Também é uma ferramenta muito poderosa para o lutador amador ou profissional. Sua utilização e controle tem longa história nas lutas e artes marciais. No livro Pronto Pra Guerra, em especial no capítulo de Preparação Psicológica, abordei diversos meios e métodos referentes à respiração, bem empregados nas Lutas, Artes Marciais e Modalidades de Combate.

Na tradição do Budô, dentre as artes marciais japonesas, se considera que o “Kiai” (espécie de vocalização utilizada geralmente durante golpes traumáticos), aumenta a potência do indivíduo na execução de um golpe ou técnica. Dentre as artes marciais coreanas, similarmente, utiliza-se o “Kihap”. Grande parte dos praticantes considera o “Kiai” apenas como uma mensagem que acompanha o movimento físico; contudo, enganam-se: é um recurso muito mais relevante e profundo.

Quando utilizado corretamente, conecta os elementos físicos e mentais de uma técnica, e serve tanto para ações defensivas como ofensivas. O significado do próprio termo denota um conceito de um sistema unificado ou integrado ( “ai”) espírito ou mente (” ki “). O controle da respiração é parte integrante de sua execução.

Não é incomum no MMA, Muay Thai e no Boxe, por exemplo, os atletas expirarem quando desferem socos ou chutes. Muitas vezes esses sons são captados até mesmo por transmissões televisivas, tamanho é o volume de vocalização da expiração de alguns atletas quando desferem os golpes.

Por incrível que pareça, essas vocalizações durante a expiração tem raízes longínquas nas lutas. A preconização do “Kiai” é: enquanto expirar fortemente (exalando ar) se deve contrair fortemente os músculos abdominais e o diafragma.

Sugere-se que, defensivamente, a expiração previna de um nocaute e a contração muscular ajude a proteger órgãos internos. Como ataque ofensivo, pode assustar ou distrair por milésimos de segundos o adversário. Além disso, enquanto a musculatura da região central do corpo estiver contraída, será fortalecida a cadeia cinética, aumentando a potência do golpe. Assim, acompanhando o “Kiai” ou “Kihap” vem uma condição adicional de energia e fortalecimento físico e mental, e não somente mera vocalização durante um golpe.

Ah, outra vantagem simples, é claro, é que o indivíduo lembra de respirar. Isso por si já é uma ferramenta valiosa para o lutador. Quando um iniciante, por exemplo, realiza seu primeiro sparring, é comum prender a respiração e tensionar os músculos. É uma espécie de reação natural, mas pode se tornar mau hábito.

Os músculos precisam de oxigênio para funcionar corretamente. Uma contração muscular necessita, óbvio, de mais oxigênio. Seu corpo começa a maioria das atividades com o oxigênio do ar que você inala. Se você não estiver inalando, não estará fornecendo fonte constante de oxigênio para os músculos ou a outros órgãos vitais que necessitam dele como o cérebro e os olhos. Isso demanda maior utilização de oxigênio e, finalmente, faz com que o corpo e a mente não trabalhem tão bem como deveriam.

Prender a respiração por muito tempo também pode elevar a pressão arterial e causar vertigem. Ainda, seus músculos “cansam” mais rapidamente. O resultado é que o indivíduo fica sem fôlego em curto período.

Comparando, como bom exemplo, vale salientar que as tropas de elite do exército e da polícia sabem da necessidade e utilidade das técnicas de respiração e as integram em sua formação. Se referem a elas como “respiração tática” ou “respiração de combate”. São estratégias de respiração concebidas para serem aplicadas rapidamente, principalmente em situações de risco elevado.
Atleta de Jiu-Jítsu e MMA, Ricardo Arona tem opinião formada sobre o tema: “em situação mais complicada como um knock-down, melhor coisa a fazer é se fechar defensivamente e respirar bem para restabelecer o equilíbrio no combate.” O fato é que você tem de saber respirar.

Recomendações Práticas

1) Para relaxar, se restabelecer de situação complicada e/ou evitar desperdício de energia pelo fator emocional: inalar (inspirar) por quatro segundos, segurar (apnéia) por quatro segundos e expirar (exalar) por quatro segundos e, logo após, respirar normalmente. Esta técnica ajudará a manter a freqüência cardíaca sob controle (também reduz a ansiedade).

2) Durante situação extrema de um combate em que o atleta precisa de mais foco e concentração e/ou potência no golpe: No lugar de respirações longas e profundas, executar uma série regular de expirações (ou exalações) pela boca no momento de um impacto, seguida imediatamente por uma acentuada inspiração (ou inalação) pelo nariz. Há muitas maneiras de respirar “corretamente” e muitos usos para diferentes técnicas de respiração e exercícios. Nesta, a coisa mais importante é não prender a respiração, para ter um padrão regular de inalação (por intermédio do nariz) e expirar (pela boca).

Concluo afirmando que, para fins de treinamento, ter algum sistema ou método, independentemente de qual deles você escolher, poderá ajudar nos momentos cruciais antes, durante ou após os combates. Provavelmente um atleta de nível iniciante ou intermediário será beneficiado como os lutadores de elite ou superelite se, assim como eles, dominar tais técnicas.

Referência:

Borum, R. The Power of Breathing. Black Belt Magazine, 2009.

Leandro Paiva é professor de educação física e autor do livro Pronto Pra Guerra.  Já auxiliou na preparação de atletas de ponta como Ricardo Arona e Bibiano Fernandes. Ele colabora com este blog toda segunda-feira. Leia outros textos dele aqui. Para saber mais sobre o autor e o livro entre em http://www.prontopraguerra.com.br/

Cavalos Cantores