vem pra corrida, você também
Mas vá com calma. "A atividade melhora a capacidade cardiorrespiratória, a circulação, reduz os níveis de triglicérides, melhora o sono, aumenta os níveis de serotonina - que é um neurotransmissor associado à depressão - e emagrece. No entanto, se você fizer a modalidade de qualquer jeito, e sem a orientação adequada, pode prejudicar sua saúde", alerta Adriana Kazue Takeuchi, fisiologista do exercício e diretora técnica da Running for Health Assessoria Esportiva, de São Carlos (SP). Portanto, antes de começar a dar suas passadas por aí, devore todas estas dicas.
faça um check-up básico
Resolveu correr? Ótimo! Você está no caminho certo. Antes de tudo é preciso saber se está apta para a modalidade. Faça uma consulta médica e realize exames cardiológicos, como o teste ergométrico. "como a corrida acelera os batimentos cardíacos, este exame verifica possíveis alterações no coração", esclarece Adriana. Depois, é preciso passar por uma avaliação física, para saber como está sua condição física. o profissional mede, por exemplo, seu percentual de gordura, flexibilidade, força, peso etc. A cada três meses ele refaz essa avaliação, para saber como foi seu desempenho, e se é preciso modificar a planilha de treinamento para atingir o objetivo.
pise no freio!
Quem está iniciando na corrida não pode sair por aí atropelando tudo e já querer disputar uma prova de rua no dia seguinte. "os músculos, tendões e ossos precisam ser adaptados aos poucos para o impacto da atividade", alerta Adriana. Se você nunca correu, deve começar com caminhadas, intercaladas a pequenos trechos de corrida. Quer um exemplo? caminhe dois minutos, e depois faça 30 segundos de trote (corrida lenta), e assim por diante, durante 30 minutos.
cuidado onde você pisa
O tipo de solo faz toda diferença para quem está iniciando. É comum ver mulheres com dores na região da tíbia, também conhecida como "canelite", quando treinam em asfalto ou concreto. A esteira consegue amortecer bem o impacto. Mas, se você prefere fazer a atividade ao ar livre, dê preferência, nas primeiras semanas, por pistas de terra ou grama, até a sua musculatura ficar mais firme. também faça exercícios com sobrecarga, para deixar os músculos tonificados.
utilize o amigo do coração
O frequencímetro mostra e controla os batimentos cardíacos, verifica seu nível de condicionamento físico e informa precisamente o tempo de corrida. Invista neste aparelho para aprimorar cada vez mais o seu treino.
não passe sede
Beba de 150 a 350 ml de água, a cada 15 ou 20 minutos de corrida. não espere a sede bater, porque ela é sinal de que seu corpo já está com sintomas de desidratação.
tudo tem seu tempo
Está morrendo de vontade de participar das milhares de corridas de rua espalhadas por aí? Você, com certeza, conseguirá. "Quem treina três vezes por semana consegue, em cerca de seis meses, participar de uma prova de 5 km", conta Adriana. Mas é claro que isto vai depender do seu desempenho com a modalidade. Se em seis meses você não estiver preparada, dê tempo ao tempo!
vigie sua alimentação
Dieta e corrida andam lado a lado, principalmente para quem está acima do peso.Junto com a corrida, procure fazer refeições balanceadas, pobres em gorduras e ricas em carnes magras, vegetais, legumes, carboidratos e frutas. Se possível, procure o auxílio de uma nutricionista, para ela elaborar um cardápio ideal às suas necessidades nutricionais.
escolha (bem) o tênis
O tênis é superimportante para dar segurança nas passadas e amortecer o impacto, evitando lesões. Hoje em dia há diversas opções no mercado, inclusive modelos específicos para o seu tipo de pisada. para conhecer a sua, basta fazer um teste nas lojas especializadas em artigos para corrida. E não pense que você só precisa de um par para a modalidade. tenha no mínimo dois, para ir alternando. o calçado tem prazo e recomendação de quilometragem. Verifique sempre com o vendedor ou fabricante qual é a vida útil do modelo que você vai comprar.
emagreça com saúde
Você sabia que a corrida é um dos esportes que mais gasta calorias por minuto? Seguindo um treino à risca, você consegue emagrecer 4 kg por mês, com saúde. Então, pé na estrada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário