Este blog contém artigos de assuntos de interesse geral que pesquiso pela web. Salvo aqui meus favoritos para futuras referências. Entrem e fiquem
​à
vontade.

​Atenção: todos os posts que
não
​ forem da minha autoria se iniciam​
​ com o link do post original.​

09 setembro, 2009

Coração Saudável - o sono

http://coracaosaudavel.terra.com.br/qualidade_integra.php?id=127

Qualidade do sono
06 Sep 2009


Dez itens importantes para garantir a qualidade do sono

Dormir bem e por um período adequado estão entre os fundamentos de uma boa qualidade de vida. E da saúde do coração. Estudos mostram que distúrbios do sono, como a apnéia, são fatores de risco para hipertensão, infarto e derrame.

Leia mais sobre apnéia do sono

A privação crônica do sono também causa alterações metabólicas, promovendo o ganho excessivo de peso e o diabetes, importantes fatores de risco cardiovascular.

Para proteger o seu coração e conquistar noites de sono tranqüilas e regulares, conheça dez pontos essenciais para dormir bem.

 

1. Quarto de dormir

. Não use o quarto e a cama para atividades como ver TV, usar o computador, escrever e ler relatórios ou outros tipos de texto relacionados ao trabalho.

. O quarto deve ser silencioso, escuro e principalmente, fresco – a temperatura recomendada é entre 18 e 20 graus centígrados.

. A cama e o colchão devem ser confortáveis.

 

2. Rotina e regularidade

. Não se deite antes de sentir sono. Se precisar, faça uma atividade relaxante antes de ir para a cama.

. Procurar acordar sempre no mesmo horário, para regularizar o relógio biológico.

. Exponha-se à luz natural da manhã.

 

3. Tranquilidade antes de ir para a cama

. Estabeleça um ritual para dormir. Pode ser ler um pouco, escutar uma música, meditar, tomar um banho etc. O importante é manter a mesma rotina, noite após noite.

. Evite expor-se à luz muito intensa perto da hora de ir dormir.

. Não tente resolver os problemas do dia seguinte na hora de se deitar. Você não conseguirá nem resolvê-los nem dormir bem.

 

4. Exercício físico

.  A prática regular de exercícios favorece uma boa noite bem dormida. Mas uma atividade muito intensa praticada à noite pode espantar o sono. O ideal é fazer o exercício no mínimo quatro horas antes do horário de ir para a cama.

. Em contrapartida, relações sexuais (que podem ser também consideradas uma atividade física de intensidade) são recomendadas. Entre outras coisas, a relação sexual traz relaxamento e sensação de bem estar, que propiciam o sono. 

 

5. Nutrição

. Não vá dormir com fome. Uma refeição leve pode ajudar o sono, mas deve ser feita, no mínimo, duas horas antes de se deitar.

. Não beba muito líquido perto da hora de dormir, para não ser acordado pela vontade de ir ao banheiro no meio da noite.

 

6. Cafeína e nicotina

. Limitar o consumo de cigarros sempre melhora a qualidade do sono. Se não conseguir eliminar totalmente o cigarro, evite-o pelo menos quando estiver perto do horário de ir dormir.

. O mesmo é válido para os alimentos ricos em cafeína, como café, chá, chocolate, refrigerantes etc. Normalmente, o organismo leva de três a cinco horas para eliminar a cafeína, mas algumas pessoas mais sensíveis podem se ressentir do efeito estimulante por mais tempo.

 

7. Álcool

. O álcool tem o poder de induzir o sono, mas reduz a sua qualidade, desregulando os ciclos do sono e agravando problemas de apnéia.

 

8. A sesta

. Para quem sofre de insônia, o ideal é não fazer cochilos durante o dia, pelo menos até que um bom ciclo de sono tenha sido restabelecido.

. Se a sesta não atrapalhar o sono da noite, ela deve ser feita entre as 14h e 15h, e não durar mais do que 30 minutos.

 

9. Quando o sono não vem

. Se, ao se deitar, você não conseguir pegar no sono, saia da cama e faça algo repousante, em ambiente com pouca iluminação, e só volte para a cama quando sentir o sono chegar.

. Se você sentir dificuldade para adormecer ou acordar várias vezes no meio da noite mais de três vezes por semana durante um mês, converse com o seu médico, para investigar se algum problema físico, como apnéia ou síndrome das pernas inquietas, está causando o distúrbio do sono.

 

10. Soníferos

. Os soníferos devem ser utilizados apenas com orientação médica, em casos específicos, e por um curto período de tempo.

. Esses medicamentos causam efeitos colaterais e nunca devem ser utilizados junto com o consumo de álcool.

Iara Biderman


Blogged with the Flock Browser

Nenhum comentário:

Cavalos Cantores