26 maio, 2009
25 maio, 2009
Rejuvenesça!
Lição 1: Adote a alimentação anti-idade
Frutas e verduras
Os vegetais são ricos em antioxidantes, ótimos contra o envelhecimento. Procure ingerir cinco porções por dia.
- Fresco e integral
Coma frutas, legumes e verduras da estação. Prefira grãos integrais, que têm vitaminas e antioxidantes, que são destruídos nos grãos industriais.
- Tome chá
A exposição à poluição, ao cigarro e ao sol envelhecem o corpo. Os chás verde e branco têm antioxidantes e reduzem esse efeito.
- Vitamina A
Além de rejuvenescer, evita danos causados pelo sol. Fígado, cenoura, manga, espinafre e leite são boas fontes desse nutriente.
Lição 2: Trate seu rosto com carinho
- Durma bem
Quando dormimos, o organismo produz o hormônio do crescimento, responsável por renovar a pele, o cabelo e os ossos. Se você não descansar bem, o seu rosto vai ser a primeira parte do corpo a mostrar isso.
- Proteja-se do sol
Use sempre filtro solar no rosto, nas mãos e no colo.
- Hidrate-se
Beba ao menos dois litros de água por dia (oito copos) e use uma loção hidratante adequada ao seu tipo de pele.
- Relaxe a face
Feche os olhos e procure ir lentamente se desligando dos problemas. Concentre-se na respiração. Relaxe todas as áreas do rosto como se quisesse ficar sem nenhuma expressão, respirando pelo nariz durante cinco minutos.
Lição 3: Tome atitudes simples
- Pense positivo
As pessoas otimistas vivem muito mais.
- Movimente-se
Faça alongamento para prevenir a artrite.
- Tome vitamina C
Melhora a saúde das artérias e a imunidade.
- Ore
Isso reduz o estresse.
Lição 4: Derrube os 4 mitos da velhice
1. Uma hora vou ficar doentePressão alta, diabetes e colesterol alto podem ser prevenidos com alimentação e exercícios. Evite também cigarro e álcool.
2. Nunca mais farei sexo
Nada disso! Idosos sentem prazer também.
3. Meus ossos estão mais frágeis
Só se tiver osteoporose, que é evitada com alimentação rica em cálcio e exames de densitometria óssea.
4. Vou perder minha lucidez
Palavras cruzadas e quebra- -cabeças treinam o cérebro para manter a boa memória.
Lição 5: Exercite-se!
Passo a passo
Caminhar ao redor do quarteirão faz maravilhas pela saúde do coração.
Fortaleça sua coluna
Ela sofre com a idade. Faça a posição de ioga torção espinhal. Com a perna direita esticada, cruze a esquerda por cima e puxe o joelho para o peito. Depois, torça o tronco para o lado esquerdo. Em seguida, repita do outro lado.
24 maio, 2009
Os alimentos mais saudáveis que existem
Veja os alimentos mais saudáveis |
Foto: Getty Images |
|
Maçã: além de melhorar o sistuma imunológico, é benéfico na luta contra o câncer de próstata e diminui os riscos do Mal de Alzheimer. Leia mais
Alcachofra: ajuda na coagulação sanguínea, é rico em antioxidantes e baixa o colesterol ruim
Rúcula: reduz os riscos de problemas congênitos, de fraturas e protege a saúde dos olhos
Aspargos: é nutritivo para as bactérias benéficas do intestino, além de ser saudável para o coração
Abacate: reduz os danos ao fígado, o risco de câncer de boca e abaixa os níveis de colesterol
Melão: reforça o sistema imunológico, protege a pele contra queimaduras solares e reduz inflamações
Amora: ajuda na construção óssea, diminui o apetite e aumenta a queima de gordura
Blueberries: regula os níveis de antioxidante no sangue e previne infecções no trato urinário. É ainda responsável por reverter a perda de função cerebral devido à idade
Brócolis: reduz os efeitos do diabetes, reduz os riscos de câncer de próstata, colon, pancreático, gástrico e de mama
Abóbora Menina: ajuda na visão noturna, combate as rugas e promove a saúde cardíaca
23 maio, 2009
Comer bem sem culpa
Desenvolvimento sustentável
Paulo Vitale |
VEJA TAMBÉM
|
Corpo alinhado, sensação de bem-estar e beleza que vem com a saúde, manifestando-se nos cabelos, na pele e no olhar. Todo mundo quer ter tudo isso, embora a atenção e a disciplina necessárias tenham sido distribuídas, como tantas outras qualidades, de forma desigual. Nas páginas seguintes, especialistas em boa comida e nutrição, duas coisas que parecem mas não são conflitantes, dão sugestões e conselhos para uma alimentação saudável e saborosa. O tamanho das porções e seu valor calórico são indicados para mulheres que querem perder aqueles 3 ou 4 quilos que sempre parecem sobrar em algum lugar do corpo. Mais do que isso requer orientação médica.
• Nosso corpo vive no século XXI, com automação generalizada, esguios padrões de beleza e prolongada expectativa de vida – o que também aumenta o tempo necessário para entupir artérias e oxidar todo o resto. Mas nossa cabeça guarda os mecanismos que garantiram a sobrevivência da espécie há centenas de milhares de anos, basicamente através da estocagem de gordura. Uma coisa não combina com a outra e é por isso que, em alguma altura da vida, todos precisamos controlar a alimentação.
• Quem sabe ler um balanço, equi-librar custos, atender clientes, administrar uma folha de pagamentos ou cuidar da família em seus múltiplos e complexos aspectos também sabe fazer dieta. Os princípios fundamentais são os mesmos: organização e disciplina.
• Todo regime começa no supermercado. Só quem dispõe dos alimentos apropriados bem à mão consegue diminuir calorias. Se não tiver filhos e o cônjuge concordar, mantenha apenas coisas de regime no armário e na geladeira. "Não leve o inimigo para dentro de casa", aconselha a nutricionista Suzana Bonumá. E nunca faça supermercado com fome.
• Junto com os gêneros essenciais, permita-se um supérfluo: o maior buquê de flores que couber em seu orçamento, para encher a sala de jantar e sua alma, já que o prato estará um pouco mais vazio. Toalhas estampadas, pratos floridos e copos coloridos também criam uma sensação de preenchimento de espaços.
• Se estiver só, não leve travessas para a mesa. Ficar longe da comida afasta a tentação de repetir.
• Sente-se sempre à mesa e assuma uma postura confortável, mas ereta. "Isso faz com que você tenha a exata percepção do momento de saciedade", ensina a nutricionista Beatriz Cintra.
• O pior dos mundos é o do regime imaginário, aquele que você começa na segunda levando à risca, na terça escorrega um pouquinho, na quarta faz um esforço sobre-humano e corta a sobremesa, na quinta tem jantar fora... Restam a sensação de privação e os quilos intocados. "Quem entra nessa acredita que está fazendo regime e não entende por que não consegue emagrecer", descreve Beatriz.
• Válido para quem faz regime ou para quem já atingiu a idade em que isso é um assunto: pare de comer antes de sentir o estômago completamente cheio. "Pense nele como um tanque de gasolina e preencha apenas três quartos em cada refeição", diz a nutricionista Heloisa Guarita.
• Não exagere. É chatíssimo comer antioxidantes, deliciar-se com fibras e pensar em vitaminas saltitantes diante de uma fruteira. Em casos extremos, o excesso de preocupação com a alimentação saudável vira um distúrbio chamado ortorexia. Pelo nome já se vê que boa coisa não é.
• Todo mundo aprende que é importante fazer pequenos lanches entre as refeições. E é mesmo. Infelizmente, pão de queijo, chocolate diet e paçoquinha não se enquadram na categoria.
• Com tempo mais frio, comece o jantar com uma sopa leve. Ela aquece o corpo, reconforta o espírito e ameniza o pico da fome.
• Estabeleça um sistema de recompensas. No fim da primeira semana de regime, compre algo que continuará servindo depois que aqueles quilos a mais forem limados, como uma sandália exótica. No fim da segunda, pense em umas roupinhas. No domingo da terceira, escolha entre uma taça de vinho e o melhor copo de cerveja da sua vida.
• Quem já alcançou o estágio superior de fins de semana liberados não pode simplesmente se locupletar. Siga a regra do melhor de dois. Dos quatro itens de uma refeição completa em restaurante – couvert, prato principal, vinho e sobremesa –, escolha apenas dois. "Se a sobremesa for um deles, sempre a divida com alguém", aconselha Suzana.
• Considere a hipótese de aprender a cozinhar, pelo menos o suficiente para preparar uma refeição leve e saborosa. Cozinhar ocasionalmente também descansa a mente. Sem contar que, nos tempos atuais, alegar que só sabe fritar ovo é o mesmo que dizer que não dirige ou não mexe com computador. As pessoas só fingem que acham engraçado.
• Quem gosta de comer tem de aprender a gostar de alguma atividade física acima do nível leve. Pouquíssimos conseguem permanecer magros e em forma sem gastar calorias.
• Ria de suas fraquezas, orgulhe-se de seus feitos e se levante rapidamente depois de cada escorregada. Regime, como tudo na vida, também pode ser um passo para o autoconhecimento.
18 maio, 2009
Alimento certo pode deixar você mais jovem
Alimento certo pode deixar você mais jovem |
Os alimentos certos ajudam no combate aos radicais livres
Você certamente já ouviu que o envelhecimento é um processo natural do
organismo e que não há como fugir dele, certo? Claro que os creminhos e
tratamentos estéticos ajudam a nos manter sempre jovens, mas saiba que
há outra opção ao seu alcance. Uma alimentação balanceada rica em
alimentos que diminuem a produção de radicais livres. Pronta para ver
como deve ser uma refeição em prol da juventude?
» Leia mais na revista
Plástica & Beleza
» Veja o que são os radicais livres e saiba como eliminá-los
» Chat: tecle sobre o assunto
Muitos alimentos conseguem prevenir os sinais do envelhecimento ou
então ajudam o nosso corpo a envelhecer melhor. "Mas é importante saber
que este benefício será proporcionado não por um ou outro alimento, e
sim pelo equilíbrio das refeições durante o dia", alerta a
nutricionista funcional Barbara Sanches. Uma dieta equilibrada deve
fornecer as quantidades adequadas de calorias e de nutrientes para não
causar déficit de proteínas, vitaminas, minerais e gorduras. A
nutricionista funcional Patrícia Davidson dá uma boa notícia às
mulheres: "se comparadas aos homens, nós temos vantagens no processo de
envelhecimento porque possuímos em abundância o hormônio estrogênio,
responsável por fazer o organismo produzir mais enzimas antioxidantes
que nos protegerão do processo de oxidação e conseqüentemente do
envelhecimento."
Mas, é claro que só alimentação não faz milagre, já que sedentarismo,
tabagismo, má alimentação e alcoolismo contribuem muito para o
surgimento dos sinais do tempo, como rugas, flacidez e pele sem viço.
Por isso, para vencer a guerra contra o envelhecimento, é essencial
praticar atividades físicas regularmente (leia-se, três vezes por
semana, no mínimo) e caprichar na variedade de alimentos saudáveis nas
refeições.
Confira a seguir alguns destes alimentos, seus benefícios e quantidade recomendada para o consumo diário.
Alho
Devido ao sulfeto, auxilia na manutenção do tecido conectivo e
articulações, no processo de desintoxicação e no combate aos radicais
livres. Ingestão diária recomendada: um dente de alho amassado ou
triturado (3 calorias).
Aveia
Contém beta-glucanas, ativo que diminui o
desenvolvimento da inflamação cutânea e o processo inflamatório que
eleva o estresse orgânico, conseqüentemente reduz os radicais livres.
Ingestão diária recomendada: uma colher de sopa (40 calorias).
Betacaroteno
"Nutriente precursor da vitamina A, ajuda na manutenção da pele, visão
e sistema imunológico, além de combater os radicais livres", explica a
nutricionista Renata Dalseno, do Spa Recanto, em São Paulo. Pode ser
encontrada na cenoura, abóbora, mamão, laranja, espinafre e brócolis,
entre outros. Ingestão diária recomendada: "A recomendação de consumo
deve seguir a faixa etária e o gênero, a fim de evitar toxicidade",
explica a nutricionista Yana Gil, do Spa Costão do Santinho, em Santa
Catarina. Mas, via de regra, recomendam-se consumir duas colheres de
sopa de cenoura (12 calorias) por dia.
Chá verde
Riquíssimo em catequinas e polifenóis, melhora a
formação de colágeno e inibe o aparecimento de células cancerígenas na
pele. Vale lembrar que seu consumo deve ser feito, preferencialmente,
longe das refeições, já que ele pode diminuir a absorção de alguns
nutrientes. Também evite o consumo no período noturno, pois ele possui
cafeína e pode alterar o sono. Ingestão diária recomendada: de três a
quatro xícaras de chá (não possui calorias).
Frutas vermelhas
Morangos, amora, framboesa e açaí são ricos em fotoquímicos, susbtância
que faz com que o organismo consiga neutralizar os radicais livres
produzidos pelo organismo, além de auxiliar na desintoxicação. Ingestão
diária redomendada: uma xícara de chá (80 calorias).
Linhaça, sardinha, salmão e nozes
Fonte de ômega 3, esses alimentos evitam os processos inflamatórios e
regulam o funcionamento das células, cujo envoltório é feito de
gordura. Difícil de incorporar na alimentação? Anote a dica de um molho
de salada delicioso: duas partes de óleo de linhaça extravirgem +
quatro partes de azeite extravirgem + orégano, alecrim e manjericão a
gosto. Se preferir, pode triturar as nozes sobre uma salada de folhas
verdes ou então comer um filé de salmão ou sardinha na refeição.
Ingestão diária recomendada: uma colher de sopa de linhaça moída (40
calorias) ou nozes (64 calorias), uma posta pequena de salmão (240
calorias) ou duas sardinhas grelhadas (200 calorias).
Licopeno
Substância que confere a coloração vermelha aos alimentos, possui
atividade antioxidante e auxilia na prevenção de alguns tipos de
câncer. Também diminui o processo inflamatório. Presente no tomate,
pimentão, beterraba, goiaba e melancia. Esses alimentos devem ser
consumidos, de preferência, cozidos ou processados para melhor
aproveitamento do licopeno. Ingestão diária recomendada: 80g de tomate
(15 calorias), 43g de beterraba (15 calorias), 56g de pimentão (15
calorias), 220g de melancia (70 calorias) ou 138g de goiaba (70
calorias).
Soja
"As isoflavonas da soja são componentes que aumentam o funcionamento de
enzimas antioxidantes, diminuem o risco de doenças cardiovasculares e
equilibram o estrógeno, minimizando os sintomas da menopausa", diz a
nutricionista Roberta Alvez, do Spa Equilíbrio, em Minas Gerais.
Ingestão diária recomendada: de 25 a 60g de soja texturizada ou em grão
(140 calorias).
Vitamina C
Essa vitamina participa da formação do colágeno, proteína mais
abundante do nosso corpo, que constitui cerca de 6% do peso corporal
total. A principal função do colágeno é impedir a deformação dos
tecidos. "Além disso, a vitamina C é essencial para desintoxicar o
corpo dos radicais livres provenientes de fatores que contribuem para o
envelhecimento, como cigarro, álcool, poluição, e fortalece o sistema
imunológico", explica a nutricionista Renata Ventura Dalseno, do Spa
Recanto. Os alimentos fontes de vitamina C são as frutas cítricas
(morango, limão, laranja, kiwi, acerola), folhas verdes cruas (couve,
couve-flor, espinafre, repolho) e tomate. Ingestão diária recomendada:
a nutricionista Yana Gil, do Spa Costão do Santinho, salienta que o
consumo para mulheres é de 75mg, facilmente atingida com um copo de
suco de acerola (36 calorias).
Vitamina E
Potente vitamina antioxidante, ela inibe a atividade dos peróxidos
lipídicos. "Ótimas fontes dessa vitamina são os óleos vegetais ricos em
ácidos graxos poliinsaturados, como os de canola, girassol, milho e
soja, sementes, amêndoas, abacate, manteigas, cereais integrais e
aspargos", explica a nutricionista Yana Gil. Ingestão diária
recomendada: 15mg por dia, ou seja, o equivalente a uma colher de sopa
dos óleos (120 calorias) ou 100g de abacate (161 calorias).
Zinco
Esse mineral é um dos constituintes da enzima antioxidante superóxido
dismutase (SOD), que combate os radicais livres. Suas fontes são:
ostras, frutos do mar, peixes, fígado, carne vermelha, cereais
integrais, levedo de cerveja, milho e leguminosas (feijão, soja, grão
de bico, ervilha). Ingestão diária recomendada: 8g, quantidade
encontrada de sobra em 100g de ostras cozidas (137 calorias), lentilha
cozida (116 calorias), feijão cozido (111 calorias) ou carne vermelha
(230 calorias), por exemplo.
16 maio, 2009
Escova indiana
Conheça a escova indiana
Criada a partir de especiarias do Oriente, deixa os fios lisos e com volume zero!
por Lígia Menezes
Imagine ter o cabelo que sempre quis sem usar química, apenas produtos naturais. Eis a promessa da escova indiana. Com 15 especiarias do Oriente, como extrato de sândalo, amêndoas doces e cravo-da-índia, misturadas a um aminoácido que retém umidade, chamado PCA sódico, o efeito liso é prolongado por até 30 dias! "Você pode tingir na hora, lavar os cabelos e até colocar atrás da orelha, pois a técnica não envolve química, logo, não marca", explica a cabeleireira Regina Tarabay, da
Embelleze (empresa que desenvolveu o produto), de São Paulo. Que tal provar?
Acompanhe o passo a passo da nova escova indiana
Quanto é?
Custa cerca de R$ 100 para cabelos com comprimento abaixo dos ombros ou mais curtos com grande volume. A técnica alisa gradativamente, ou seja, quanto mais você faz, mais dura. "Ideal é uma aplicação por mês, durante cinco meses", indica
Regina.
Onde fazer?
O produto é vendido apenas a profissionais, portanto, você ainda não pode usá-lo em casa. Por ser uma técnica nova, só agora os salões estão começando com as aplicações. Para saber onde encontrar especialistas aptos, ligue para 0800-8800088.
Quem pode fazer?
A escova é indicada para cabelos ondulados, cacheados e para a manutenção/tratamento de fios alisados com tioglicolato, hidróxidos (guanidina) e pirogalol (henê). Os muito enrolados ou crespos também podem receber o produto, mas o resultado não terá um efeito completamente liso e, sim, a redução do volume.
Precauções
Quem tem alergia a qualquer um dos componentes (veja abaixo quais são eles) não deve fazer a escova Apesar de não conter química, gestantes devem consultar um médico antes de realizar a técnica Cabelos muito claros (acima do tom 7.0) podem sofrer alteração na cor
Os componentes e sua ação
· Proteínas da seda trazem a ação antifrizz
· Queratina de caxemira e extrato de sândalo fornecem força e resistência aos fios
· Noz-moscada, cravo e castanha-da-índia são responsáveis pela nutrição dos cabelos
· Extrato de rubi, amêndoas doces, henna, canela, damasco, ginseng, mirra, gengibre e erva-doce dão brilho e hidratam
Cuidados especiais
· Na hora da escova, seque bem a raiz e depois puxe o produto para as pontas. "A escova deve ser perfeita, uniforme. O preparado é termoativado, ou seja, é calor que o ajuda a agir. Se não for distribuído por igual, algumas ondulações podem persistir", explica Regina.
· Dê preferência a xampu sem sal e, após a escova, não use produtos antirresíduos, pois eles abrem as cutículas
A São Paulo que os gringos gostam e recomendam
A São Paulo que os gringos gostam e recomendam
Nos últimos anos, os gringos vêm se deslumbrando cada vez mais com São Paulo. Publicações de prestígio como as revistas Vice e Wallpaper e o jornal New York Times decretaram que a capital paulista é o máximo do descolado e interessante no Brasil e que já deixou o Rio de Janeiro, destino turístico tradicional, para trás.
Para comprovar isso, dois guias turísticos estrangeiros sobre São Paulo com apelo mais moderno e jovem saem em 2008. Total São Paulo: A Guide to the Unexpected e Time Out São Paulo.
O Virgula conversou com as editoras dos dois guias, Anna Katsnelson (Time Out) e Phuong Cac-Nguyen (Total), para saber um pouco mais sobre o que tanto interessa aos gringos em São Paulo e como eles enxergam a cidade.
Você tem um amigo gringo vindo passar dois dias em São Paulo e quer impressioná-lo. Onde você o levaria?
Anna: Para o topo do edifício Itália ou do Banespa ter uma vista da cidade e conhecer a magnitude dessa megalópole. Para ver Portinari no MASP, andar pela Paulista, fazer compras na Oscar Freire ou ao Teatro Municipal e a Catedral da Sé. Levaria ele para o Mercadão para comer frutas da Amazônia, pastéis, quibes e outras comidas encantadoras. E à Liberdade para comer japonês.
Phuong: Para a Avenida Paulista ver todos os famosos arranha-céus da cidade e depois para um bairro menor como a Vila Madalena, para mostrar como um clima mais intimista pode existir numa metrópole que parece tão impessoal.
Se você fosse sair para a balada, ir nuns três lugares, onde escolheria ir?
Anna: Bom, eu não sou muito clubber, então se fosse para dançar eu iria para os fantásticos lugares de samba da cidade, tipo Ó do Borogodó, Pau Brasil e Bar Mangueira.
Phuong: Adoro o sistema de som e a vibe do Studio SP, me lembra muito lugares onde vou assistir bandas em Los Angeles. Também iria para o Ó do Borogodó para samba ao vivo e depois fechar a noite no D-Edge ou Vegas para olhar o povo.
Duas coisas que você ama em São Paulo.
Anna: A comida. Os restaurantes aqui humilham muitas outras cidades: Temakeria e Cia, Capim Santo, Brasil a Gosto, são apenas algumas das preciosidades da cidade. A cena de arte é provavelmente a melhor da América do Sul. São Paulo tem o dobro, talvez o triplo, a mais de eventos de arte do que o Rio ou Buenos Aires (tidas como as cidades mais culturais e ricas da América do Sul).
Phuong: Os paulistanos e a rica diversidade das culturas (japoneses, libaneses, chineses, coreanos, italianos, a cultura do Nordeste do Brasil). E esse tipo de mistura incrível que não existe em nenhum outro lugar.
Algo de São Paulo que os gringos não conseguem entender.
Anna: Por que todo mundo ainda fuma em bares e restaurantes. Outra coisa é que a cidade é, na verdade, bastante segura. Também que, comparada a maioria das cidades sul-americanas, especialmente Rio e Buenos Aires, São Paulo é quase clinicamente limpa.
Phuong: A poluição é ruim o bastante, mas eu vejo muitas pessoas, mesmo aquelas supostamente bem-educadas, que jogam lixo na rua como se não houvesse amanhã. Nós gringos adoramos reclamar disso.
Quando gringos pensam no Rio, pensam em mulheres na praia e Carnaval. Quais as imagens associadas a São Paulo?
Anna: Bienal, Sao Paulo Fashion Week, Parada GLBT, COPAN, Unique, Pinacoteca do Estado, Memorial do America Latina, o grafite d'Os Gemeos, MAM, Avenida Paulista, Rua Oscar Freire, Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, pensamos em arranha-céus e na resposta do Brasil a Nova York.
Phuong: Arranha-céus, trânsito parado, pessoas correndo para o trabalho.
09 maio, 2009
Tire dúvidas sobre a gripe suína
Tire dúvidas sobre a gripe suína
Em São Paulo
Esclareça dúvidas sobre a atual gripe suína, chamada oficialmente de influenza A (H1N1):
O que é a gripe suína?
É uma doença respiratória altamente contagiosa que acomete os porcos, causada pelo vírus influenza A, do subtipo H1N1. O microorganismo responsável pelos casos atuais, no entanto, é uma mutação. Trata-se de um vírus híbrido, que contém material genético de vírus humanos, de aves e de suínos.
Quais os sintomas em humanos?
Os sintomas geralmente são similares ao da gripe comum. Eles surgem subitamente e incluem febre alta (igual ou acima de 39º), tosse, letargia, falta de apetite, irritação nos olhos, coriza (nem sempre pronunciada), dor de garganta (nem sempre pronunciada), dor de cabeça intensa, dor nos músculos e nas articulações. Podem ocorrer, também, náusea, vômitos e diarreia.
Como são definidos os casos suspeitos?
O Ministério da Saúde considera um caso suspeito da doença quando o paciente apresenta febre alta e tosse (podendo ter outros sintomas, como dor de cabeça, dores no corpo e dificuldade respiratória) até 10 dias após sair de países que reportaram casos, ou após ter contato próximo (nos últimos 10 dias) com pessoa classificada como suspeito de infecção.
Em quanto tempo, a partir da transmissão, os sintomas aparecem?
Os sintomas podem iniciar no período de 3 a 7 dias após contato com esse novo subtipo do vírus e a transmissão ocorre, principalmente, em locais fechados.
Quanto tempo antes e depois de apresentar os sintomas o paciente infectado pode transmitir a doença?
Os médicos acreditam que a transmissão pode ocorrer até 24 horas antes de os sintomas aparecerem e até dez dias depois.
Qual a diferença em relação aos sintomas da dengue?
Na dengue não há sintomas respiratórios, como coriza e tosse, e as dores no corpo podem ser mais pronunciadas.
Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?
A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves.
A gripe suína pode matar?
A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais idosa, que possui a imunidade comprometida. As mortes em geral ocorrem por uma complicação da gripe, a pneumonia. A doença também pode predispor a infecções por bactérias.
Análises preliminares do vírus causador da gripe suína, o H1N1, sugerem que se trata de uma linhagem menos agressiva, segundo cientistas. Especialistas acreditam que seria necessária uma nova mutação para que o H1N1 causasse a alta taxa de mortalidade que alguns previam.
No entanto, até agora é impossível prever com precisão como a doença vai evoluir e qual a sua taxa de mortalidade. Como muitos casos suspeitos ainda precisam ser confirmados por exames laboratoriais, ainda não se sabe ao certo o número exato de vítimas da gripe suína.
Segundo especialistas, serão necessárias semanas ou até meses de análises biológicas até que se possa conhecer o potencial de letalidade do vírus.
Como ocorre a transmissão?
A doença foi contraída inicialmente por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos. O problema é que essa variante do vírus permite o contágio entre humanos, razão que explica o atual temor. A transmissão ocorre da mesma forma que na gripe comum: por via aérea, por meio de espirros e tosse. Ela pode ser direta (a pessoa inala as partículas que estão no ar) ou indireta (a pessoa toca em objetos que foram contaminados por tosse ou espirro e leva a mão à boca ou aos olhos, trazendo o vírus para dentro do corpo).
É a primeira vez que a gripe suína é registrada em humanos?
Não. A OMS já notificou 12 casos de gripe suína em humanos entre 2005 e fevereiro de 2009 nos EUA e na Espanha.
É possível contrair a doença comendo carne de porco?
Não. A gripe suína não é transmitida por alimentos. O cozimento da carne a 71º C destrói o vírus (para se ter uma ideia, o fogão comum atinge facilmente temperaturas superiores a essa).
Como é feito o diagnóstico?
Uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e enviada ao laboratório.
Como é o tratamento?
O CDC (Centro de Controle de Doenças), nos EUA, recomenda que a doença seja tratada com os medicamentos já usados na gripe aviária: o oseltamivir (Tamiflu) e o zanamivir (Relenza). Eles só podem ser prescritos pelo médico. A automedicação, alertam especialistas, pode fazer com que os remédios tenham efeito diminuído a longo prazo.
Como evitar a doença?
Caso você viaje para regiões em que há casos registrados, como EUA, México ou Canadá, é recomendável usar máscaras cirúrgicas descartáveis em locais de grande circulação de pessoas, evitar aglomerações, evitar o contato direto com pessoas doentes, lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente após tossir ou espirrar, e evitar levar as mãos à boca e aos olhos.
O que fazer se estiver com suspeita da doença?
Em caso de suspeita, é preciso procurar um médico e informá-lo da suspeita, como por exemplo uma recente viagem a um país onde há casos registrados. A OMS recomenda que as pessoas com sintomas não saiam de casa e evitem aglomerações. É necessário repouso e ingestão de líquidos. É recomendado também que a pessoa cubra sua mão e o nariz quando for espirrar e lave as mãos com frequência.
Há uma vacina que possa proteger a população humana contra essa doença?
Não. Não existe vacina contra esse novo subtipo de vírus da influenza. Há pesquisas em andamento, mas não há previsão para o desenvolvimento desta vacina.
A vacina contra gripe comum protege contra a influenza A (H1N1)?
Não há, até o momento, nenhuma evidência de que a vacina contra gripe comum proteja contra gripe do vírus A (H1N1).
Por que a gripe suína parece ser mais letal no México?
Segundo alguns especialistas, há a possibilidade de que outros vírus, não relacionados, estejam em circulação no México, agravando os sintomas da doença no país. De acordo com especialistas, é pouco provável que esse cenário se repita em outros países.
Outra possibilidade cogitada por especialistas é a de que as pessoas infectadas no México tenham procurado tratamento em um estágio mais avançado do que os pacientes de outros países.
Há ainda a possibilidade de que o vírus em circulação no México seja ligeiramente diferente daquele em outros países. Essa hipótese, no entanto, só poderá ser comprovada por meio de análises laboratoriais.
Fonte: CDC (Centro de Controle de Doenças nos EUA), OMS (Organização Mundial da Saúde), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Ministério da Saúde, Gustavo Johanson (infectologista da Universidade Federal de São Paulo), Folha Online, Reuters e BBC Brasil
07 maio, 2009
Torpedos: planos ajudam usuários a economizar no envio de SMS - Dicas - PC WORLD
[ + Dicas ]
- Excel: como fazer o PROCV realizar pesquisas inversas
- Windows 7 RC: respostas para as dúvidas mais frequentes
- Torpedos: planos ajudam usuários a economizar no envio de SMS
- Aproveite o feriado para se atualizar instalando patches de softwares
- Seis portais brasileiros colocam a TV ao alcance do internauta
Só que o preço cobrado pelo SMS é o mais alto dentre todos os países da América Latina, segundo dados da União Internacional das Telecomunicações. Por isso, se você é adepto – e até viciado na troca desse tipo de mensagens com seus contatos –, saiba que existem alternativas para continuar a fazer isso sem gastar muito, quer por meios de pacotes especiais ou planos de minutos que incluem franquia de certo volume de mensagens.
Operadora: CLARO
Cada mensagem avulsa enviada pelos usuários da Claro custa 30 centavos de real.
Para planos pós-pagos
Assinantes de planos pós-pagos economizam pelo menos 35% em relação ao que gastariam pelo envio avulso de SMSs e os gastos chegam a ser quase 82% menores que na compra avulsa devido aos bônus oferecidos nas recargas.
Para planos pré-pagos e Controle
Usuários da modalidade pré-paga do serviço de telefonia móvel da Claro podem se beneficiar de qualquer das três opções de pacotes de SMS ao fazerem recargas de créditos.
As duas primeiras opções permitem o envio de SMS por 20 dias e, a última, por 75 dias. As tarifas têm desconto entre 33% e 67% em comparação com o valor unitário do SMS. Em cada recarga há um bônus revertido em mensagens.
Torpedo a Cobrar
Caso o usuário não tenha saldo no celular, no lugar de fazer uma chamada a cobrar, ele envia um SMS. O destinatário paga 30 centavos de real para receber a mensagem - e confirma, assim como na ligação, se quer ler e ser tarifado. O serviço vale para os clientes dos planos Claro Conta, Claro Supercontrole e Claro Cartão.
Internet
Torpedo Web: o envio pela internet é gratuito e permite que qualquer pessoa use o serviço (mesmo que seja de outra operadora), desde que o destino do SMS seja para um cliente da Claro.
Pacotes de internet: quem se conecta pelo celular, além dos MB inclusos na franquia, a operadora inclui entre 10 e 100 mensagens de texto nos pacotes que custam entre 29,90 e 99,90 reais.
SMSs inclusos em planos
Planos 3G: nas cinco opções, os usuários têm direito ao envio de 30 a 200 mensagens de texto sem gastar além do valor dos planos - que vai de 87,90 a 376,90 reais.
Planos GSM: no caso das opções dos planos Estilo, as franquias que incluem mensagens de texto vão do Estilo 70 ao Estilo 2000, também entre 30 e 200 SMSs. Os planos custam entre 71,90 e 731,90 reais.
No caso dos planos Claro Família, os benefícios em mensagens variam entre 200 e 2000 SMSs para o uso entre integrantes do plano, além de 60 a 200 torpedos para outros números.
Operadora: OI
Cada mensagem avulsa enviada pelos usuários da Oi custa 35 centavos de real.
Torpedo online
Pela web, a Oi oferece a possibilidade de troca gratuita de torpedo entre os clientes da operadora.
SMSs inclusos em planos
A operadora possui ofertas pontuais que oferecem bônus em torpedos, que variam de acordo com o plano. A Oi informou que o cliente sempre possui uma opção, mesmo quando uma promoção termina, pois outra vem em seguida.
Como exemplo, é possível citar a oferta vigente (na data de publicação desta matéria), para os planos Oi Cartão Total e Oi Controle. No envio de 10 mensagens de texto, o cliente ganha, a partir do dia seguinte, cinco SMSs diários até o fim daquele mês para clientes Oi de mesmo DDD.
Operadora: TIM
Cada mensagem avulsa enviada pelos usuários da TIM custa 39 centavos de real.
SMSs inclusos em planos
Os usuários dos planos pós-pagos da operadora recebem um pacote de torpedos embutidos na franquia. Confira o que está incluso:
Operadora: VIVO
A Vivo pratica dois preços diferentes para os SMSs avulsos. Clientes da modalidade pós-paga desembolsam 35 centavos de real por torpedo; clientes do serviço pré-pago pagam 36 centavos de real por SMS avulso enviado. Mas há pacotes de torpedos, válidos por 30 dias, que permitem economizar entre 26% e 58%. Confira:
Bônus: nas recargas a partir de 12 reais, os usuários recebem pacotes que têm entre 20 e 50 torpedos para serem utilizados em um período de 15 dias. Mais informações estão disponíveis no site da operadora.
Vivo Me Liga
Para o usuário que está sem saldo, é possível ser cara-de-pau sem ligar a cobrar. O serviço Vivo me Liga permite o envio gratuito de um SMS pedindo que algum outro cliente da Vivo ligue para o remetente. O envio é limitado a 10 ‘Vivo Me Liga’ por dia.
Cinco formas de otimizar as horas de trabalho - Carreira - CIO
Cinco formas de otimizar as horas de trabalho
De acordo com Christian Barbosa, diretor-executivo da Triad – consultoria especializada em time management – CIOs precisam avaliar suas prioridades de ação, definir metas de curto, médio e longo prazos, planejar execução de tarefas e delegar responsabilidades
Patrícia Lisboa, repórter CIO Brasil
Publicada em 28 de abril de 2009 às 08h30
A sensação de que o dia deveria ter mais do que 24 horas é constante no mundo corporativo. No caso dos CIOs, principalmente no momento atual - no qual são responsáveis pelo desenvolvimento e implementação de ferramentas e processos que aumentem a produtividade e reduzam os custos operacionais – a necessidade de otimização das horas de trabalho torna-se ainda mais crítica.
Embora as reclamações sobre a falta de tempo sejam recorrentes em quase todas as companhias, Christian Barbosa, diretor-executivo da Triad – consultoria especializada em 'time management' (gestão do tempo) –, afirma que a grande deficiência dos líderes de TI está no processo de gerenciamento das atividades que devem ser desempenhadas e de priorização das ações.
Segundo o especialista, para melhorar a performance dos gestores é necessário que eles identifiquem se o cerne do problema está na falta de planejamento para realizar as tarefas ou na deficiência de pessoas capacitadas na equipe. “Em 80% dos casos, os CIOs falham na administração das horas, mas no restante das ocasiões, acumulam atividades que são humanamente impossíveis de serem realizadas por uma única pessoa”, destaca Barbosa.
Como a falta de organização é o maior problema dos líderes de TI em relação à administração do tempo, o diretor-executivo da Triad explica que algumas medidas práticas podem ser tomadas por esses profissionais para melhorar a perfomance pessoal e da área de tecnologia como um todo. São elas:
1. Avalie quais atividades de sua responsabilidade são de importância estratégica para o negócio e quais podem ser classificadas como desperdício de tempo. Assim, será possível decidir onde “investir” suas horas. Tal decisão serve tanto para a rotina profissional como pessoal. Esta última, muito afetada pela falta de planejamento no trabalho.
2. Defina metas e objetivos que devem ser atingidos em curto, médio e longo prazos por meio de suas atividades.
3. Planeje como e quando chegar a tais objetivos e metas. Para isso, é importante saber o que deve ser priorizado e quais tarefas podem ser deixadas de lado caso não haja tempo hábil para executá-las. Dica: Faça reuniões semanais com a equipe – prioritariamente na sexta-feira – para decidir os principais desafios da semana seguinte. O papel do líder, nessa empreitada, é diminuir ao máximo as urgências da área e adaptar as atividades para que sejam realizadas de forma colaborativa pelo time.
4. Organize-se de forma a não desperdiçar tempo com ações que podem ser realizadas de forma mais automatizada e simples. De acordo com estudo da Triad, altos executivos perdem cerca de uma hora por dia buscando informações armazenadas em notebooks, smartphones e sistemas corporativos. A unificação das fontes de dados para otimização dos sistemas de busca já é um bom começo do processo de organização.
5. Execute as tarefas de acordo com o planejamento e seguindo as prioridades de ação, delegando funções secundárias, sabendo dizer “não” e realizando reuniões produtivas – nas quais os objetivos do encontro são claros e as etapas pré e pós reunião são seguidas.