http://casaeimoveis.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/06/01/especialista-da-12-dicas-para-organizar-e-preservar-sapatos.jhtmEspecialista dá 12 dicas para organizar e preservar sapatos
VLADIMIR MALUF
Da Redação
Organizar os sapatos pode dar trabalho na primeira vez, mas facilita a vida e preserva os pares. A especialista em organização Cristina Papazian dá 12 dicas para você se livrar da bagunça e, de quebra, fazer com que seus calçados durem mais.
1. Se quiser criar um lugar para organizar os calçados, faça casulos, como os de armazenar vinhos. Eles podem ser confeccionados em madeira ou acrílico e colocados em um espaço que você já tem no guarda-roupas.
2. Caso prefira prateleiras, não opte pelas inclinadas. Elas parecem mais bonitas quando estão ocupadas com sapatos novos. Mas, como muitas pessoas pisam torto, o sapato também entorta e começa a cair neste tipo de prateleira, derrubando os vizinhos. Além disso, prateleiras assim não economizam espaço.
3. Se couber mais de um par em cada prateleira ou casulo, organize os sapatos colocando sempre um pé na frente do outro, e não lado a lado. Assim, além de visualizar melhor, você evita que os sapatos guardados na parte de trás fiquem esquecidos. Também acaba o problema de nunca saber atrás de qual par está aquele sapato que você quer usar.
4. Se você tem pouco espaço para colocar prateleiras ou casulos, uma saída é comprar gavetas avulsas prontas ou encomendar em uma marcenaria. Coloque rodízios, uma alça na frente e deixe-as sob a cama. Se forem de madeira, podem ter tampa, pois o material absorve a umidade e não mofa os pares. Embaixo de uma cama de casal, cabem em média quatro gavetas, mas tire as medidas antes de comprar. Para facilitar a procura, faça uma gaveta de cada cor e separe os sapatos por tipo dentro delas.
5. Não guarde os sapatos em caixas. Mesmo aquelas transparentes, que facilitam a visualização, não são recomendadas. Por mais que tenham algumas aberturas nas laterais, as elas impedem a ventilação e o mofo aparece.
6. Sempre limpe as solas e o interior dos sapatos antes de guardá-los. Use um pano um pouco úmido -jamais molhado- para isso. Assim, você remove os resíduos da transpiração internamente e evita que a sujeira da sola contamine o armário todo.
7. Chinelos, sandálias rasteiras e tênis podem ser organizados em uma cesta. Coloque os pés com as solas viradas umas para as outras e em pé. Essa dica não vale para os sapatos de couro ou que têm salto, pois podem ficar deformados.
8. Para evitar odores, pegue uma meia velha de algodão (não pode ser de poliéster) e recheie com pedrinhas usadas em caixinhas para gatos (vendidas em pet shops ou supermercados). Isto vai absorver a umidade e o mau cheiro. Outra alternativa é usar maravalha dentro das meias - um tipo de serragem de madeira em lascas. Não use serragem muito fina, como pó, pois suja os sapatos e não é absorvente.
9. Se não é você quem arruma os seus sapatos, estabeleça que eles sejam separados por cor, e não por modelo ou ocasião em que são utilizados. Uma outra pessoa nunca vai conseguir distinguir como você usa cada par e, na hora de procurar, fica difícil encontrar.
10. Sapateiras penduradas atrás da porta podem ser uma boa solução. Mas a dica da especialista é não colocar na porta do quarto, pois, como ficam totalmente abertas, podem deixar o quarto com cheiro desagradável. Coloque-as na área de serviço.
11. Para guardar botas de cano alto sem que elas deformem, use uma garrafa de refrigerante vazia, muito bem lavada e seca. Coloque, mais ou menos, um palmo de pedrinhas para aquário dentro das garrafas e calce as botas nelas. Guarde-as em pé, no armário, sob as roupas penduradas em cabides. Deitadas, as botas de couro estragam e, muitas vezes, ficam com o couro colado na madeira do móvel.
12. Para hidratar o couro, pegue uma esponja macia, umedeça e coloque três ou quatro gotas de óleo de amêndoa ou linhaça (aqueles de passar no corpo). Passe por todo o calçado e remova o excesso com uma flanela seca. Em seguida, polvilhe talco ou farinha de trigo (uma colher de café para um sapato ou uma rasa de sopa para um par de botas de cano alto). Depois, volte a lustrar com a flanela seca para dar brilho.