Este blog contém artigos de assuntos de interesse geral que pesquiso pela web. Salvo aqui meus favoritos para futuras referências. Entrem e fiquem
​à
vontade.

​Atenção: todos os posts que
não
​ forem da minha autoria se iniciam​
​ com o link do post original.​

29 dezembro, 2008

Café au Chocolat


http://bistrotchocolaterie.blogspot.com/

Prensa Francesa


Cafeteiras automáticas podem ser rápidas e convenientes, mas nada é melhor do que a prensa francesa para dar intensidade ao sabor, além do estilo.

Ao deixar que o café moído se misture a água, ela cria uma bebida mais forte, robusta, retendo os óleos e sedimentos que de outro modo seriam capturados pelos filtros das cafeteiras normais. Se tiver uma prensa dessas no armário, é hora de tirá-la, limpá-la e seguir estes sete simples passos. Porque não? Depois de experimentar, você nunca mais vai querer voltar.

Escolha grãos não muito moídos. Café moído finamene não vai ser pego pelo filtro eficientemente, e você vai ficar com muitos sedimentos na xícara. E com café finamente moído (em pó), vai ser muito difícil levantar o êmbolo.

Coloque o café moído na cafeteira. Comece com 25g (5 colheres de sopa) de café para 1.4L de água, e ajuste ao seu gosto depois. Esquente a agua, não ferva, e deixe esfriar por 30 segundos. A temperatura da água deve estar entre 80 e 90 graus celsius.


Coloque a água na cafeteira. Você pode colocar água suficiente para cobrir o café moído e mexer gentilmente (deixando que o café espume ou "desabroche", especialmente se ele foi moído recentemente) antes de adicionar o resto. Mexa com uma colher de plástico ou de madeira para não danificar o vidro de sua prensa francesa.

Coloque a parte de cima de volta na cafeteira, com o filtro todo levantado. Deixe a infusão de café por no máximo quatro minutos. Se seu café ficar muito tempo, ele vai remover os elementos amargos em excesso, e você deve ou reduzir o tempo ou usar uma moagem mais grossa. Mexa novamente antes de empurrar o êmbolo; Isto deixa o café mais encorpado e saboroso. Pressione o filtro gentilmente, deixando o lado certo do filtro para cima.

Para servir, coloque o café devagar na xícara para minimizar os sedimentos finos. Não deixe o café na prensa muito tempo depois de pronto, ou ele vai amargar por causa do contato com o sedimento. Se não quiser servir tudo de uma vez (não recomendado), coloque em uma garrafa térmica.

17 dezembro, 2008

Bolo de Chocolate de Liquidificador

Bolo de Chocolate de Liquidificador

Terra - Culinária -


Ingredientes

Massa

3 unidade(s) de ovo
1/2 xícara(s) (chá) de óleo de soja Sadia
2 colher(es) (sopa) de margarina Qualy Sadia
1 xícara(s) (chá) de leite
2 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
2 1/2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
8 colher(es) (sopa) de cacau em pó
1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó

Cobertura

1 lata(s) de creme de leite
3 colher(es) (sopa) de chocolate em pó
3 colher(es) (sopa) de açúcar

Modo de preparo

Massa

Untever vídeo e polvilhe uma assadeira média alta, própria para bolos.
Peneire os ingredientes secos. Coloque no liquidificador os ovos, o óleo, a margarina e o leite. Bata por 3 minutos. Junte o açúcar. Bata mais um minuto. Acrescente a farinha de trigo, aos poucos, sem parar de bater. Junte o chocolate em pó, ainda continuando a bater, até que a massa esteja homogênea. Desligue o liquidificador, coloque a massa numa tigela. Misture o fermento à massa, cuidadosamente, sem bater.
Coloque a massa na fôrma untada e leve ao forno. Acerte a temperatura a 180 graus. Asse, por mais ou menos 25 minutos (experimente se está pronto, com o palito).
 
Cobertura

Enquanto o bolo assa, prepare a cobertura: peneire o chocolate em pó e o açúcar e misture todos os ingredientes. Não vai ao fogo.
 
Montagem

Vire o bolo numa bandeja, depois de assado. Fure-o com um garfo e despeje a cobertura por cima, espalhando com o auxílio de uma colher.
 

15 dezembro, 2008

Uma cafeteira francesa é a simplicidade absoluta

http://www.illy.com/wps/wcm/connect/pt/illy/cultura-do-cafe/o-espresso-e/french-press/

Cafeteira francesa

Uma cafeteira francesa é a simplicidade absoluta

Cafeteira francesa

Uma cafeteira francesa é a simplicidade absoluta: uma jarra cilíndrica com um êmbolo que pressiona sobre o conjunto de água quente e moído de café, separando a bebida do moído. O segredo para preparar um café excelente (que é o que tem o menor número de partículas suspensas) encontra-se no grau justo da moagem, consistente e uniforme. Deverá escolher-se a moagem média. Se o café resulta um pouco turvo, efectuar uma moagem mais grossa. O café moído demasiado fino poderia além do mais obstruir o filtro e criar uma pressão demasiado alta no cilindro, dificultando a descida do êmbolo. Uma moagem média uniforme faz com que o café moído se separe completamente da bebida. O seu sabor será pleno, rico, aromático.

1. Apoiar a jarra sobre uma superfície seca, plana e que não seja escorregadia. Agarrar com força a asa e fazer sair o êmbolo.

2. Pôr na jarra uma colher cheia de café moído (7-8 gramas) por cada 200 ml de água.

3.  Verter na jarra a água quente (que não esteja a ferver).

Cultura do Café - O espresso e :French press

12 dezembro, 2008

MdeMulher - Culinária - Bolo de caneca - Ed.Abril

http://mdemulher.abril.uol.com.br/culinaria/receitas/bolo-caneca-402766.shtml

Bolo de caneca pronto em 3 minutos no microondas

am-632-receitas-bolo-caneca.jpg

Esta delícia só precisa de 3 minutos no microondas para ficar no ponto.
Foto: Ormuzd Alves

Tempo de preparo: Rápido (até 30 minutos)
Rendimento: 2 porções
Nível de dificuldade: Fácil
Categoria: Bolo
Calorias: 814

Ingredientes

• 2 canecas com capacidade de 150 ml
• 1 gema
• 6 colheres (sopa) de leite condensado
• 1 colher (sopa) de margarina
• 1 colher (sopa) de leite
• 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
• 5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
• 1 colher (café) de fermento
• 1 clara batida em neve

Cobertura

• Leite condensado misturado com chocolate em pó a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela ponha a gema, o leite condensado, a margarina, o leite e o chocolate em pó. Bata por três minutos. Acrescente a farinha de trigo e o fermento, e misture bem. Junte a clara em neve e incorpore à mistura, mexendo com delicadeza.

Distribua nas canecas e asse por 25 minutos, a 180 ºC, em forno preaquecido. Se preferir, asse-o em forno microondas. Nesse caso, apenas 3 minutos bastam. Retire do forno e, enquanto ainda estiver quente, faça alguns furos com um palito e despeje o leite condensado misturado com o chocolate. Decore a gosto.

Outros bolos de caneca:
· Bolo de chocolate na caneca
· Bolo de leite de coco na caneca
· Bolo de fubá com goiaba na caneca
· Bolo de laranja na caneca


11 dezembro, 2008

Alimentos Termogênicos

http://dietaja.uol.com.br/Edicoes/103/artigo7193-1.asp

Alimentos termogênicos aliados na dieta
Descubra quais itens possuem o poder especial de queimar as calorias, garantindo o sucesso de seu programa de emagrecimento

ANA LÚCIA NEIVA.
FOTO: FERNANDO GARDINALI.




Há pessoas que apenas fecham a boca para afinar... É claro que essa tática - quase sempre radical - até funciona, mas não resta dúvida de que pode prejudicar o bem-estar físico e emocional de quem deseja eliminar os quilos extras. Sem falar que é arriscada ao deixar o território aberto para ataques de compulsão.
Outras estratégias são bem-vindas, entre elas a de incluir em seu menu diário itens que ajudem a queimar calorias. Pois, existem, sim, alimentos com esta capacidade - são os chamados termogênicos. "O processo digestivo faz o organismo gastar energia e, assim, várias calorias são queimadas. Quanto mais difícil a digestão, maior o valor termogênico do alimento e maior o gasto calórico para processá-lo, acelerando o metabolismo naquele momento", esclarece o nutrólogo Mauro Lins, do Rio de Janeiro (RJ). Em outro extremo, possui baixo valor termogênico o item que é 'consumido' rapidamente e cujo teor de carboidratos é também absorvido com a mesma velocidade - podendo, então, aumentar o depósito de gordura.
Quer mais uma boa notícia?"Adotando os termogênicos, uma pessoa tende a afinar de 5 a 10 kg em três meses", garante o cardiologista especializado em nutrologia e medicina biomolecular Sérgio Puppin, do Rio de Janeiro, (RJ), que apresentou trabalho sobre o tema no 12o Congresso Científico Internacional de Estética, no ano passado, na capital fluminense. Mas atenção: não basta apenas consumir os 'queimadores de gorduras'. Um regime balanceado e a prática de exercícios são importantíssimos aliados na luta contra a perda de peso.
O que deve estar diariamente em sua mesa
Para perceber os benefícios no ponteiro da balança, os itens devem ser introduzidos com regularidade no dia-adia. "Beber, por exemplo, de oito a dez copos diários de água gelada queima cerca de 200 calorias, porque o organismo gasta energia para elevar o líquido de 5oC para 37oC, que é a temperatura corporal interna", esclarece Puppin, que cita outros alimentos com a mesma capacidade: pimenta-vermelha, gengibre, vinagre de maçã, chá verde, mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), gorduras vegetais e, em especial, a de coco, produtos derivados de chocolate e os que contém Ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova) e Ácido Linolêico Conjugado (nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios).
Segundo Mauro Lins, a maioria das proteínas vegetais e animais também possui grande valor termogênico, exceção para as preparadas em forma líquida (como os shakes) e os produtos integrais. Os carboidratos (pão branco, massas, suco de frutas e produtos à base de glicose, maltose, sacarose e lactose), por sua vez, não apresentam essa característica. Porém, fica um alerta: não é recomendável a ingestão apenas de alimentos com capacidade termogênica elevada. "Tal atitude pode impulsionar o consumo excessivo de proteínas e estimulantes. O importante é manter o equilíbrio sempre", finaliza Lins.



Alimentos termogênicos aliados na dieta
Descubra quais itens possuem o poder especial de queimar as calorias, garantindo o sucesso de seu programa de emagrecimento

ANA LÚCIA NEIVA.
FOTO: FERNANDO GARDINALI.




os mais milagrosos











Temperos, água gelada e chá: o consumo diário ajuda a queimar calorias.
O nutrólogo carioca Sérgio Puppin explica a atuação de alguns termogênicos que devem constar da despensa de quem quer emagrecer cerca de 5 a 10 kg em apenas três meses:
Pimenta-Caiena (pimenta-vermelha):
Estudo realizado no Instituto Politécnico de Oxford (EUA) mostrou que a pimenta aumenta o metabolismo em 20% e evidencia sua propriedade de retirar gorduras das artérias.
Quantidade diária: 3 g, 2 vezes.
Gengibre:
Trabalho feito na China apontou o aumento do metabolismo em 20% com seu consumo freqüente. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá. Outra opção é bater no liquidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta.
Quantidade diária: 1 pedaço de 2 cm, 3 vezes.
Vinagre de Maçã:
1 1/2 col. (chá) num copo de água morna ajuda a diminuir a circunferência abdominal em 2,5 cm em dois meses.
Quantidade diária: 2 vezes, uma de manhã e durante uma das refeições. Atenção: o vinagre não pode ser refinado.
Chá Verde:
Reduz a absorção do açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão dos carboidratos), além de favorecer o trânsito intestinal e acelerar o funcionamento do metabolismo.
Quantidade diária: 1 xíc. (chá) de 5 a 10 minutos antes das refeições.







http://www.bolsademulher.com//corpo/materia/Acelere_o_seu_metabolismo/4994/1

Entre os principais queimadores de gordura estão:

as pimentas vermelhas,
os pimentões,
o chá verde,
a couve,
o brócolis,
o guaraná,
a mostarda,
o gengibre,
a canela,
o kiwi,
a maçã,
a acelga,
a gordura do coco,
o vinagre de maçã,
a linhaça e
a água gelada.

O ideal é incluir pequenas porções desses alimentos no seu dia-a-dia. Uma xícara de chá verde após as refeições, sucos com gengibre ou frutas salpicadas com canela são algumas das formas mais fáceis de adicioná-los ao cardápio.

10 dezembro, 2008

Receita de Salada de Kani com Molho de Gengibre

Cyber Cook Receitas

Salada de Kani com Molho de Gengibre

Receita indicada por: Viviane Bendochi

Tipo de Culinária: China
Categoria: Entradas
Subcategorias: Saladas (frias e quentes)
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

12 unidade(s) de kani em cubos médios
30 gr de gengibre
3 unidade(s) de limão
5 colher(es) (sopa) de azeite de oliva
quanto baste de sal

Modo de preparo

Corte os tubos de Kani em quadradinhos e reserve. Descasque o gengibre e rale no ralo grosso. Coloque numa vasilha e junte o suco de limão, o azeite e o sal. Misture tudo e regue os Kanis com este molho. Dica: Esta salada pode ser servida tanto num churrasco como numa ocasião especial.



Pastilhas De Mel E Gengibre
Receita indicada por: Maristela V.Gongora

Tipo de Culinária: Culinária Popular
Categoria: Doces
Subcategorias: Docinhos / quitandas
Rendimento: 20 porções

Ingredientes

1/2 copo(s) de açúcar
1/2 colher(es) (sopa) de amido de milho
1 colher(es) (sopa) de margarina Qualy Sadia
1 colher(es) (sopa) de mel
1 colher(es) (chá) de essência de baunilha
1 colher(es) (chá) de gengibre ralado(s)

Modo de preparo

Misture tudo, leve ao fogo de 03 a 04 minutos. Esfrie um pouco, faça cobrinhas e corte as pastilhas com uma tesoura. Passe no açucar.

Cavalos Cantores