Alimentos termogênicos aliados na dieta
Descubra quais itens possuem o poder especial de queimar as calorias, garantindo o sucesso de seu programa de emagrecimento
ANA LÚCIA NEIVA.
FOTO: FERNANDO GARDINALI.
Há pessoas que apenas fecham a boca para afinar... É claro que essa tática - quase sempre radical - até funciona, mas não resta dúvida de que pode prejudicar o bem-estar físico e emocional de quem deseja eliminar os quilos extras. Sem falar que é arriscada ao deixar o território aberto para ataques de compulsão.
Outras estratégias são bem-vindas, entre elas a de incluir em seu menu diário itens que ajudem a queimar calorias. Pois, existem, sim, alimentos com esta capacidade - são os chamados termogênicos. "O processo digestivo faz o organismo gastar energia e, assim, várias calorias são queimadas. Quanto mais difícil a digestão, maior o valor termogênico do alimento e maior o gasto calórico para processá-lo, acelerando o metabolismo naquele momento", esclarece o nutrólogo Mauro Lins, do Rio de Janeiro (RJ). Em outro extremo, possui baixo valor termogênico o item que é 'consumido' rapidamente e cujo teor de carboidratos é também absorvido com a mesma velocidade - podendo, então, aumentar o depósito de gordura.
Quer mais uma boa notícia?"Adotando os termogênicos, uma pessoa tende a afinar de 5 a 10 kg em três meses", garante o cardiologista especializado em nutrologia e medicina biomolecular Sérgio Puppin, do Rio de Janeiro, (RJ), que apresentou trabalho sobre o tema no 12o Congresso Científico Internacional de Estética, no ano passado, na capital fluminense. Mas atenção: não basta apenas consumir os 'queimadores de gorduras'. Um regime balanceado e a prática de exercícios são importantíssimos aliados na luta contra a perda de peso.
O que deve estar diariamente em sua mesa
Para perceber os benefícios no ponteiro da balança, os itens devem ser introduzidos com regularidade no dia-adia. "Beber, por exemplo, de oito a dez copos diários de água gelada queima cerca de 200 calorias, porque o organismo gasta energia para elevar o líquido de 5oC para 37oC, que é a temperatura corporal interna", esclarece Puppin, que cita outros alimentos com a mesma capacidade: pimenta-vermelha, gengibre, vinagre de maçã, chá verde, mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), gorduras vegetais e, em especial, a de coco, produtos derivados de chocolate e os que contém Ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova) e Ácido Linolêico Conjugado (nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios).
Segundo Mauro Lins, a maioria das proteínas vegetais e animais também possui grande valor termogênico, exceção para as preparadas em forma líquida (como os shakes) e os produtos integrais. Os carboidratos (pão branco, massas, suco de frutas e produtos à base de glicose, maltose, sacarose e lactose), por sua vez, não apresentam essa característica. Porém, fica um alerta: não é recomendável a ingestão apenas de alimentos com capacidade termogênica elevada. "Tal atitude pode impulsionar o consumo excessivo de proteínas e estimulantes. O importante é manter o equilíbrio sempre", finaliza Lins.
Alimentos termogênicos aliados na dieta
Descubra quais itens possuem o poder especial de queimar as calorias, garantindo o sucesso de seu programa de emagrecimento
ANA LÚCIA NEIVA.
FOTO: FERNANDO GARDINALI.
os mais milagrosos | |||||
| |||||
http://www.bolsademulher.com//corpo/materia/Acelere_o_seu_metabolismo/4994/1
Entre os principais queimadores de gordura estão:
as pimentas vermelhas,
os pimentões,
o chá verde,
a couve,
o brócolis,
o guaraná,
a mostarda,
o gengibre,
a canela,
o kiwi,
a maçã,
a acelga,
a gordura do coco,
o vinagre de maçã,
a linhaça e
a água gelada.
O ideal é incluir pequenas porções desses alimentos no seu dia-a-dia. Uma xícara de chá verde após as refeições, sucos com gengibre ou frutas salpicadas com canela são algumas das formas mais fáceis de adicioná-los ao cardápio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário