Este blog contém artigos de assuntos de interesse geral que pesquiso pela web. Salvo aqui meus favoritos para futuras referências. Entrem e fiquem
​à
vontade.

​Atenção: todos os posts que
não
​ forem da minha autoria se iniciam​
​ com o link do post original.​

01 março, 2009

Como proteger o carro dos temporais e das enchentes

http://autoestrada.uol.com.br/interno.cfm?id=2196

Como proteger o carro dos temporais e das enchentes

foto de Reprodução/ Internet

Carros atingidos pelas águas na marginal
As chuvas deram uma pequena trégua na semana passada em São Paulo, mas voltaram com força total nos últimos dias do mês. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura, a capital paulista tem 61 pontos de constantes alagamentos, sendo que em 31 deles o veículo corre o risco de boiar. Com temporais caindo quase todos os dias, o motorista precisa ficar atento antes mesmo de sair de casa.

Largar o automóvel estacionado nas ruas requer alguns cuidados especiais. Evite deixar o carro parado em várzeas (baixadas), perto de córregos ou debaixo de árvores. Em ladeiras, deixe um espaço entre a roda e o meio-fio (guia ou sarjeta), liberando passagem para a água, e fique bem longe das caçambas de entulho.

As fortes corredeiras que se formam junto às calçadas costumam mover os carros - mesmo com o freio de estacionamento acionado - e empurrar os contêineres vazios para o meio da rua. Ao parar em local desconhecido, estacione o veículo nas partes mais altas, difíceis de serem alcançadas pela inundação.

Os temporais também costumam ser acompanhados de chuva de granizo. Caso seja surpreendido pelas pedras de gelo, procure logo a proteção da cobertura de estacionamentos, garagens subterrâneas ou postos de combustível. Assim, você evita danos à carroceria.

Fuja das áreas e das vias frequentemente atingidas pelas enchentes, fazendo um trajeto alternativo, para não colocar o seu carro em risco. Só passe por essas regiões se for realmente necessário, mesmo assim depois de checar as condições de travessia. Observe antes os carros que cruzam a inundação. O nível da água não deve ultrapassar a metade da roda, caso contrário o veículo poderá flutuar e o motorista perder o controle da direção.

Veja mais dicas no Blog AutoEstrada


Ricardo Couto

Nenhum comentário:

Cavalos Cantores