Este blog contém artigos de assuntos de interesse geral que pesquiso pela web. Salvo aqui meus favoritos para futuras referências. Entrem e fiquem
​à
vontade.

​Atenção: todos os posts que
não
​ forem da minha autoria se iniciam​
​ com o link do post original.​

18 agosto, 2009

Dicas para a dieta perfeita

http://gloss.abril.uol.com.br/fique-linda/conteudo/dicas-dieta-403395.shtml

Dicas para uma dieta perfeita

Confira toques preciosos para levar uma vida mais leve e equilibrada, sem sofrimentos na hora de se alimentar
Por: Fabiana Faria
Foto: Marcelo Tinoco

Você sabe como manter seu corpo saudável e em forma? Para ter uma alimentação equilibrada é preciso prestar atenção em quatro fatores básicos: o que comer, quanto comer, quando comer e como comer. O comportamento na hora de se alimentar, os horários, o local e a duração de cada refeição são tão importantes quanto a qualidade e a quantidade dos alimentos ingeridos. Aprender a se comportar de maneira correta diante da alimentação pode ajudar a ter um corpo mais saudável, equilibrado e em boa forma.


Vontade de comer doces

O melhor momento para consumir doce é na sobremesa, depois uma refeição completa. Neste momento, não estamos mais com fome e será bem mais fácil ficar satisfeito com uma porção pequena. Além disso, o açúcar em excesso do doce será digerido e absorvido junto com todos os outros nutrientes ingeridos na refeição, evitando que a taxa de açúcar do sangue suba rapidamente.


Quantidade de refeições

É muito importante fazer várias refeições ao dia independentemente de querer emagrecer ou não. Quando se fornece energia ao organismo de 4 em 4 horas, estimulamos nosso metabolismo (gasto de energia). Ficar muitas horas sem se alimentar diminui o gasto energético, aumenta a fome na próxima refeição e facilita a perda de musculatura, que é degradada para fornecer energia ao corpo.


Consumo de legumes, verduras e frutas

Saladas, legumes, verduras e frutas devem ser consumidas diariamente. Além de serem ricos em vitaminas e minerais, essenciais a todo organismo, são ricos em fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino, no controle do colesterol e aumentam a sensação de saciedade durante a refeição.


Consumo de legumes, verduras e frutas

Saladas, legumes, verduras e frutas devem ser consumidas diariamente. Além de serem ricos em vitaminas e minerais, essenciais a todo organismo, são ricos em fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino, no controle do colesterol e aumentam a sensação de saciedade durante a refeição.


Coma com calma

Durante as refeições, é importante que você se concentre no que está fazendo. Sinta o sabor dos alimentos, coma devagar, mastigue bem, não tenha pressa em terminar a refeição e não se distraia lendo, assistindo televisão, no computador ou no telefone. Tudo isso facilita a digestão, aumenta o prazer da refeição e aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos naturalmente.


Beba muita água

A ingestão de água facilita a digestão, a liberação de toxinas e o bom funcionamento de todo o organismo. É importante beber água ao longo de todo o dia. Não se deve esperar a sensação de sede, pois quando ela chega, seu organismo já está desidratado. Procure beber ao menos oito copos diariamente e, nos dias mais quentes ou ao praticar atividade física, aumente o consumo.


Suco ou refrigerante?

Os sucos de fruta naturais são sempre a melhor opção. Refrigerantes (mesmo os lights) e sucos industrializados possuem muito sódio e seu consumo freqüente aumenta a retenção de líquidos no organismo, prejudicando a circulação e a liberação de toxinas. O excesso também pode favorecer o aparecimento e a manutenção da celulite. Sem falar da quantidade alta de açúcar presente nos refrigerantes normais. Escolha a água-de-coco e os sucos de fruta, como o de abacaxi e de melão, que são nutritivos, possuem poucas calorias e ajudam a evitar retenção de líquidos, favorecendo o equilíbrio do organismo.


Suplementos alimentares

Em alguns casos, o uso de suplementos alimentares e ou vitaminas pode ajudar a melhorar o estado de saúde e disposição. Mas atenção: só um médico ou nutricionista é capaz de avaliar de forma correta e segura. O uso sem orientação adequada pode prejudicar a saúde e fazer você gastar dinheiro à toa.

Nenhum comentário:

Cavalos Cantores