Este blog contém artigos de assuntos de interesse geral que pesquiso pela web. Salvo aqui meus favoritos para futuras referências. Entrem e fiquem
​à
vontade.

​Atenção: todos os posts que
não
​ forem da minha autoria se iniciam​
​ com o link do post original.​

16 setembro, 2010

Futuro dos filhos

http://diadascriancas.terra.com.br/integra.php?id_conteudo=10&canal=3

Para que não falte nada


Fotos:Getty Images
Pais devem avaliar qual a melhor opção para garantir o futuro dos filhos

Pensar no futuro dos filhos começa por investir bem

Mesmo quando os filhos ainda são pequenos, é comum ver pais e mães preocupados com o futuro deles. Em quais escolas vão estudar? Que profissão devem escolher? Será necessário um intercâmbio no exterior? Terão casa própria e carro antes ou depois de casar? Perguntas como essas são recorrentes e levam os pais mais previdentes a pensar desde cedo em alguma reserva financeira que ajude o filho a, principalmente, dar os primeiros passos na vida adulta.

Da tradicional caderneta de poupança à aquisição de ações, passando por compra de imóveis ou mesmo aquisição de planos de previdência, os especialistas sugerem algumas opções para pais e mães que querem investir já no futuro de seus filhos. Acompanhe.

Previdência privada

De uns anos para cá, tem sido uma das formas mais procuradas pelos pais para garantir o futuro dos filhos. Começando logo cedo, com as crianças ainda pequenas, é possível fazer contribuições mensais relativamente baixas – mínimo de R$ 50,00, por exemplo –, sem que o orçamento familiar fique comprometido. A rentabilidade desses planos costuma se aproximar dos ganhos proporcionados pelos fundos de investimentos. Alguns bancos até oferecem a opção de um plano de previdência mesclado com investimentos em ações, indicado geralmente para quem tem filhos até cinco anos.

Caderneta de poupança


Fazer uma poupança em nome dos filhos ainda é uma das mais populares maneiras de ir preparando o futuro deles. Embora com rentabilidade menor, oferece segurança e a possibilidade de fazer depósitos de qualquer valor e a qualquer momento.

Ações e renda fixa


A aplicação em fundos de investimentos pode ser indicada para quem quer arriscar um pouco mais, para ter ganhos maiores. Mas é preciso decidir quanto aplicar em renda fixa (fundos DI, de renda fixa ou títulos do governo) e em renda variável (ações ou fundo de ações). Os especialistas costumam dizer que a aplicação maior em ações pode ser uma boa para investimentos de longo prazo, igual ou superior a dez anos. A opção tem um risco alto, que pode diminuir com o tempo, mas pode gerar ganhos bem maiores. Por isso, é fundamental ter uma boa orientação do gerente do banco sobre como dividir o dinheiro entre renda fixa e renda variável.

Fundos Cambiais

Para aqueles que imaginam patrocinar uma viagem do filho ao exterior, para um intercâmbio cultural ou para cursar a universidade, uma dica é investir o dinheiro em um fundo cambial na mesma moeda do lugar em que o filho vai estudar. Mas é preciso fazer uma boa avaliação junto com um especialista, para saber quais as perspectivas da economia do país e da moeda em questão.

Nenhum comentário:

Cavalos Cantores