Este blog contém artigos de assuntos de interesse geral que pesquiso pela web. Salvo aqui meus favoritos para futuras referências. Entrem e fiquem
​à
vontade.

​Atenção: todos os posts que
não
​ forem da minha autoria se iniciam​
​ com o link do post original.​

03 agosto, 2011

Resumo PESSOAL da Dieta Dunkan

referência: http://saboridades.com/

RESUMO PESSOAL DA DIETA DUNKAN

Favor consultar o blog de origem para informações detalhadas

Baseado no Blog da Carol Guimarães, Saboridades

http://saboridades.com

FASE 1

PP - Proteína Pura
Fazer por até 14 dias


Você só pode comer proteínas, ou seja:
carnes magras, queijos magros, ovos (claras quanta quiser, mas até 2 ovos com gemas inteiros por dia) e laticínios magros como iogurte desnatado e leite desnatado.
Nesta fase você pode DEVE consumir ainda 1 1/2 colher a 2 de aveia ao dia e procurar fazer 20 minutos de atividade física leve (caminhada).
O  Dr Dukan aconselha evitar ao máximo gorduras, eu (* Carol Guimarães do Blog Saboridades) peço para incluir um pouco de azeite no preparo de alimentos.
OBSERVAÇÕES
1. TODAS AS CARNES (sim TODAS, isto vale para: bifes bovinos, carne de frango -grelhada/assada, peixes e suínos- bisteca ou lombro grelhado ou assado), de preferência às carnes magras e retire toda gordura aparente!
2. QUEIJOS (TODOS,mas prefira os queijos mais magros como MINAS, BRANCO, RICOTA, MUSSARELA E COTTAGE, limite o consumo dos queijos mais calóricos e gordurosos como gorgonzola, cheddar etc
3. IOGURTE E LEITE DESNATADO SEM AÇÚCAR
4. OVOS- mexido, cozido, frito (em um fio de azeite), pochet e omelete.
5. TODAS AS FOLHAS: ALFACE, RÚCULA, ESPINAFRE, REPOLHO, CHICÓRIA, ESCAROLA, CATALONHA, FOLHAS DE MOSTARDA ETC! Originalmente a dieta DUKAN não tem folhas mas eu*  como nutricionista não consigo entender porque então deixo ter folhas e legumes nesta fase.
6. EMBUTIDOS: prefira os mais saudáveis como peito de peru e presunto magro.
7. BEBIDAS- café e chá sem açúcar, refrigerantes zero, limonada com adoçante e muuuita água!
8. AVEIA- o único cereal permitido. Dr. Dukan sugere consumo de 2 a 3 colheres ao dia, na forma de mingau, panqueca, ou em leite desnatado.

Fase 2

PV - Proteína + Vegetais
Fazer até alcançar o seu peso objetivo.
Esta fase é muito parecida com a fase 1 mas você tem mais liberdade com queijos, legumes cozidos por exemplo.


LEGUMES PROIBIDOS:


Batata
Cenoura
Beterraba
Mandioca
Mandioquinha
Inhame
batata doce

Na fase 2 você pode aumentar um pouco a quantidade de aveia .
Você deve intercalar alguns dias da fase PP com a fase PV da seguinte forma: 5 dias PP + 5 dias PV ou 1 dia PP + 1 dia PV. Assim você não continua emagrecendo bem rápido!
Atenção: se você tiver mais de 15 kg a ser eliminado, vale entrar com 1 porção de fruta ao dia.
Capriche muito na água.
Uma dica muito boa para você não enjoar da dieta é fazer esta receita: panqueca dukan

Fase 3

CONSOLIDAÇÃO
Chegou ou está perto de chegar ao peso ideal
Você começa a reintroduzir os alimentos gradativamente.
Para cada quilo perdido, faça esta dieta fase 3 por 5 a 10 dias.


Além dos produtos permitidos nas fases anteriores, agora você vai ser capaz de ter: pão, fruta, queijos e outros produtos ricos em amido. Você também será capaz de ter alguns outros alimentos que eram proibidos até agora, graças às Refeições Celebração, mas você precisa seguir todas as regras:

1 porção de fruta por dia
Bastante fruta qualquer com exceção de bananas, cerejas e frutas secas. Uma porção é uma peça: uma maçã, uma pêra, uma laranja, uma pequena taça de morangos, um punhado de amoras, ameixas um pouco, etc
2 pedaços de pão integral por dia
Você pode tê-los em qualquer momento do dia: café da manhã, como sanduíches, com sopa.
40 gramas de queijo por dia
Você pode ter qualquer: gouda, queijo suíço, cheddar. Evite queijos de cabra, camembert, roquefort. É melhor ter a parte inteira de uma só vez, para evitar ter demais.
2 porções de produtos com amido na semana
Evite arroz branco e batatas.

REFEIÇÕES CELEBRAÇÃO


Duas vezes por semana você pode ter as refeições celebração. Isso pode ser qualquer coisa. Sim, pode ser pizza ou batatas fritas e sorvete, mas há regras:
Entre um jantar de celebração e na próxima, deve haver pelo menos uma diferença de 48 horas, por isso, se você tiver um para o jantar de domingo, você não deve ter outra segunda-feira um café da manhã. Você tem que dar tempo ao corpo para queimar as calorias em excesso.
É melhor na verdade escolher um momento onde você realmente pode “celebrar” esta refeição. Talvez tenha algo gorduroso, mas preparado em casa. Pode ser um aperitivo (como pão francês por exemplo), o prato principal (frango frito, pizza, sanduíches), sobremesa (um pedaço de bolo) e um copo de vinho.

Proteína Dia


Por último mas não menos importante: um dia de pura proteína (PP) por semana. Essa é a garantia que você não vai ganhar peso. Neste dia, você só pode comer os alimentos permitidos na fase de ataque (FASE 1).
É só mais um esforço, que vai um longo caminho, para suportar seu peso, saudável novo. É melhor escolher uma quinta-feira, como geralmente é o dia menos ocupado, do que as preocupações da segunda-feira.
Eu* sugiro que você se pese semanalmente nesta fase para evitar o ganho de peso.

Fase 4

ESTABILIZAÇÃO
Manter o que aprendeu
Você deve manter tudo aquilo que aprendeu, ou seja, procurar consumir a aveia, fazer atividade física e dar sempre preferência aos alimentos mais saudáveis e com poucas calorias.
Deve apenas se lembrar de todo o esforço que você fez para evitar voltar ao peso anterior. Para isso VOCÊ DEVE 1 VEZ A CADA SEMANA FAZER A FASE 1 (PP). Isto vai conservar o peso e evitar o aumento.

Nenhum comentário:

Cavalos Cantores