Este blog contém artigos de assuntos de interesse geral que pesquiso pela web. Salvo aqui meus favoritos para futuras referências. Entrem e fiquem
​à
vontade.

​Atenção: todos os posts que
não
​ forem da minha autoria se iniciam​
​ com o link do post original.​

10 agosto, 2011

Sua esposa vive reclamando da sua bagunça?

http://www.universodamulher.com/2009/05/sua-esposa-vive-reclamando-da-sua-bagunca.html



Veja o que pode ser feito para melhorar o espaço de vocês

Nem todas as pessoas têm o dom da organização, embora não se esteja generalizando a classe masculina, não é muito comum encontrar homens especificamente organizados.
Ao contrário do que muitos pensam, não é tão difícil assim manter as coisas em ordem. O que precisa ser feito é estabelecer a importância de cada objeto em seu devido lugar.

Para quem tem o dom e gosta, já é possível conciliar prazer e lucro. O profissional de “Assessoria Doméstica”, hoje, nada mais é do que o antigo mordomo ou governanta. Eles atendem pessoas que não dispõem de tempo para cuidar do lar. Dentro do seu planejamento, está a administração de todas as coisas. Desde listas de compras, organização de despensa, contratação de faxineiras, pagamento de contas, detalhes para um jantar ou até mesmo uma grande recepção. A vantagem da profissão é poder atender várias pessoas ao mesmo tempo e cobrar por hora de trabalho.


Administrando a organização


É preciso perder um pouquinho de tempo para começar, mas os resultados são surpreendentes. O primeiro passo é determinar por onde iniciar, pois a escolha precisa contribuir para outras tarefas. É como uma receita de bolo: a primeira coisa a fazer é verificar se há todos os ingredientes. Se acontecer um erro, lembre-se de que você está aprendendo e a perseverança é indispensável em qualquer aprendizado.

De acordo com a orientação de algumas assessorias domésticas de empresários e executivos, o grande segredo para quem não consegue se organizar, mas deseja aprender, é ir até o fim quando começa algo e transformar o “priorizar” em regra. Para os solteiros que moram sozinhos e trabalham o dia inteiro, é de grande valia todo o ensinamento. Para os casados que querem aderir ao sistema, as esposas agradecem.

Segundo os profissionais da área, o hábito da organização gera mais espaço, tempo e praticidade. É preciso dividir espaços da casa para organizar coisas em comum. Exemplo: armários e closets, cozinhas e despensas, áreas de serviço e banheiros. CDs, DVDs e livros podem ficar em um mesmo lugar.

Produtos de limpeza em uso, em local de fácil acesso, nem tão baixo e nem tão alto, e na frente dos frascos que ainda não foram abertos. Produtos iguais em estoque, enfileirando um na frente do outro. Os que vencem antes devem ficar mais à frente, o que vai durar mais fica no fundo. O mesmo serve para os enlatados no armário da despensa: quando um sair, outro toma o seu lugar, como nos supermercados.

No guarda-roupas, separe as peças que são utilizadas mais freqüentemente, e deixe-as nas prateleiras mais fáceis de alcançar.
Camisetas e shorts podem ser armazenados enrolados (dobre no meio e depois enrole começando pela gola, ou pelo elástico da cintura). Cuecas e meias podem ficar enroladinhas em gavetas, caixinhas, divisórias ou sacos-cabide.


Na cozinha, não misture facas com pegadores e conchas, pois na hora de usá-los, pode acontecer um acidente. Vidros, louças e porcelanas devem ficar em um lugar, panelas em outro e plásticos ainda em outro.
Vassouras, rodos, panos de chão e pregadores de roupa também precisam ter o seu cantinho, de preferência em lugares escondidinhos na área de serviço.

Os sacos de lixo normalmente são embalados juntos e, na hora de retirar um, saem muitos ao mesmo tempo. A solução é tirá-los e empilhá-los um em cima do outro ou dobrá-los um a um em rolinhos. Na hora da pressa vai fazer uma grande diferença. Saquinhos de supermercado podem ser guardados no guarda-saco após serem esticados e enrolados no sentido fundo/alça.
Não havendo guarda-sacos, as sacolas de mercado podem ser armazenadas em um cesto pequeno, caixa de papelão ou até mesmo em uma das sacolas, pendurada em local estratégico.

Telefone sem fio deve ficar sempre na base. Perto dele, lista telefônica, caderneta de telefones, assim como bloquinho de anotação e uma caneta. No caso dos controles remotos, o ideal é que, fora de uso, fiquem sempre ao lado ou em cima do eletrodoméstico correspondente.

Para os que dão uma mão às esposas, no fim de semana, ou também para os que moram sozinhos, o ideal é que a faxina seja feita sempre pela manhã para aproveitar o horário do sol. Uma ótima dica é organizar uma agenda semanal e outra mensal.

É bom lembrar novamente do quesito “prioridade”. Há tarefas que são feitas com mais freqüência do que outras. Fica possível, assim, organizar limpeza de armários altos, bibliotecas e rever objetos que já não servem mais.

É interessante também reservar um lugar para carteiras e chaves para quando se entra em casa. Na hora da saída, isso pode facilitar bastante.

Tudo dentro de uma casa precisa ter um lugar certo para ficar. Contas pagas em uma caixa ou suporte e contas para pagar em outra caixa. Documentos necessitam de um lugar especial como pastas. Elas podem ser organizadas com etiquetas por assunto. (contas antigas, faturas, boletos, comprovantes, etc.).

Nenhum comentário:

Cavalos Cantores