27 novembro, 2009
6 dicas para conservar as roupas de inverno durante o verão
Confira abaixo seis dicas da gerente de treinamento da rede de lavanderias 5àSec, Rejane Nascimento, para contornar esses problemas:
1) Antes de colocar as roupas no armário, todas devem ser lavadas, inclusive cobertores e edredons.
2) Edredons, cobertores e peças de moletom podem ser lavados na máquina, em um programa normal. Vale lavar o couro com água ou a seco, enquanto a lã somente a seco para não encolher. Sendo assim, é interessante apostar nos serviços de uma lavanderia no caso de malhas e lãs.
3) As roupas de inverno devem ser passadas com o ferro ligeiramente quente com o intuito de não marcá-las.
4) Não pendure casacos ou malhas pesadas, o que evita deformá-los e marcá-los com o peso. Prefira dobrá-los.
5) Nem pense em armazenar as roupas em sacos plásticos, porque retêm a umidade e, assim, favorecem o surgimento de bolor. Opte por sacos de TNT (tecido não tecido) escuros, que as deixam respirar e, ainda, as protegem contra a incidência de luz, que leva ao amarelamento.
6) Abra as portas dos armários ao menos uma vez por semana para ventilar.
Como colocar limites nas crianças
Como colocar limites nas crianças
Criado em Qui, 26/11/2009 05h00
Por Dra. Maria Cristina Capobianco
Hoje existe certa desorientação dos pais em relação à autoridade que exercem sobre seus filhos. De três gerações para cá, verifica-se uma mudança radical e significativa na posição dos pais quanto à colocação dos limites e das regras disciplinares em seus filhos. Se por um lado até as décadas de 40 e 50, a maneira de educar os filhos seguia uma direção vertical, na qual os pais exerciam sua autoridade de cima para baixo sem maiores questionamentos.
A geração seguinte, a partir do final dos anos 60, incomodada pelo autoritarismo, ao assumir o lugar dos pais agiu no extremo oposto, optando por mais permissividade.A falta de limites tem conseqüências negativas para a criança e seu desenvolvimento, afinal a criança que não aceita regras, seja para jogar um jogo, para andar no ônibus, para se comportar na escola, terá dificuldades para conviver com os outros.
Os limites ajudam a criança a tolerar frustrações e adiar sua satisfação. Ela tem que apreender a esperar sua vez, a compreender que existem outros e que precisa compartilhar. A insuficiência de limites pode conduzir a uma desorientação, a uma falta de noção dos outros, de respeito e até à criminalidade em alguns casos extremos.
Colocar limites não significa ser autoritário, mas sim ter autoridade. Através da colocação de limites os pais ensinam a criança a respeitar-se e a respeitar os outros. Dizer "não" para uma criança, e ensinar-lhe que ela também pode dizer não quando alguém quiser lhe impor atitudes ou comportamentos. Na medida em que os pais percebem as necessidades da criança, as identificam e as apontam, ela poderá também identificar quais suas próprias necessidades.
Por exemplo, se uma mãe percebe que seu filho está morrendo de sono e precisa dormir, e ela é firme e lhe disse que é hora de dormir, mesmo que ele resista aos poucos ele poderá identificar seu próprio cansaço e a necessidade do corpo de descansar. Existem muitos adultos que não ouvem as mensagens do próprio corpo, dor, cansaço, fadiga, e passam por cima dos limites do corpo, o que freqüentemente provoca stress e adoecimento. Por outro lado, é comum ouvir as jovens hoje em dia dizerem não saber como dizer "não", a um namorado que deseja ter uma relação sexual.
Colocar limites não significa privar de liberdade. Quanto mais cedo, os pais colocarem os limites de forma afetiva e com segurança de propósitos menos problemas terão na puberdade e na adolescência, fase na qual as crianças se revoltam contra as imposições desmedidas e transgridem aquilo que é insuportável.
É importante que os pais dialoguem com os filhos e expliquem quais os propósitos dos limites. Se mesmo assim as crianças não obedecerem, às vezes é necessário colocar sanções, com o intuito das crianças se responsabilizarem pelos atos e pelas suas decisões.
A tarefa de dizer não, por outro lado, inicia-se desde o nascimento. A importância do "não" e do estabelecimento de limites é fator organizador na formação da personalidade de todo ser humano. Desde ao redor de um ano de idade aproximadamente a criança precisa aprender a ouvir a palavra "não" e o os pais de pronunciá-la.
As crianças passam pela "fase do negativismo", na qual a criança fala quase compulsivamente a palavra "não", testando sua força diante da autoridade do adulto, pai ou mãe. Com esse comportamento as crianças estão experimentando até onde podem chegar e até onde os pais deixam ir.
As crianças precisam de regras claras, objetivas e coerentes colocadas com segurança e na hora certa. O estabelecimento de limites não é tarefa fácil, mas muito mais complicado é mantê-los. Ter de enfrentar o choro, resmungos, esperneio e a sensação provocada pela criança de que somos pais "maus" e injustos é difícil de tolerar. É fundamental conhecer quais os recursos mentais da criança em cada faixa etária. Por exemplo, antes dos 4 ou 5 anos é quase impossível esperar que uma criança compreenda e aceite as regras de um jogo. Ela vai querer jogar e ganhar toda vez. Obrigá-la a aceitar regras antes do tempo seria um limite absurdo. Porém, a partir dos 6 anos a criança já terá adquirido a capacidade para aceitar as regras e a vez dos amiguinhos.
Quando a criança é pequena, ela não sabe o que lhe faz bem e o que é prejudicial para sua saúde; são os pais e professores que aos poucos precisam ir ensinando-lhes estes valores, colocando limites, dizendo "não", para que ela possa apreender por si só e se tornar autônoma, conhecendo seu próprio corpo.Também, para que as crianças entendam a importância dos limites é fundamental, que os pais sejam coerentes, fazendo ou deixando de fazer aquilo que foi proibido para a criança fazer.
Maria Cristina Capobianco é psicóloga e autora do livro "O corpo em off" (Ed. Liberdade).
23 novembro, 2009
Remédios - como tomar, conservar, etc
16 dicas listadas no guia Saiba Mais Sobre os Seus Medicamentos, produzido pela Divisão de Farmácia do Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
1) Não adquira medicamentos com embalagem amassada, rasgada, sem rótulo ou que tenha alguma informação apagada, riscada ou raspada.
2) Mantenha-os na embalagem original para garantir sua qualidade.
3) Deixe-os em locais frescos, longe do calor, da luz ou da umidade. Por isso, nada de guardá-los no banheiro ou na cozinha.
4) Caso tenha remédios que necessitem ficar na geladeira, não os coloque na porta ou no congelador.
5) Sempre verifique a data de validade indicada na embalagem. Nunca tome produtos vencidos.
6) Coloque os medicamentos fora do alcance das crianças.
7) Procure tomá-los sempre no mesmo horário. Uma dica é montar uma agenda ou tabela com o intuito de não esquecer ou confundir-se.
8) Se tiver de ser em jejum, deve estar realmente de estômago vazio. Ingira-os pelo menos de 30 a 60 minutos antes ou duas horas após a refeição.
9) Lave e seque bem a colher, faca, lâmina, copos, pratos e colheres de medidas antes e depois de usar os remédios.
10) Tome-os com um copo cheio de água, nunca com álcool. Evite também leite, refrigerantes e bebidas quentes, como chás.
11) Caso sinta-se mal após o uso de algum medicamento, comunique ao médico ou farmacêutico.
12) Se utilizar sonda enteral e tiver tratamento com comprimidos, amasse-os em um prato, copo ou xícara de vidro até obter um pó fino e dilua-os com um pouco de água. Prepare e use cada medicamento separadamente. A sonda pode entupir e, por isso, é importante lavá-la entre um e outro com água filtrada antes e depois. Nunca os adicione na fórmula da dieta enteral (líquida).
13) Se esquecer de tomar um remédio de uma dose ao dia, ingira-o assim que lembrar.
14) No caso de medicamentos com mais de uma dose por dia, tome somente no próximo horário, nunca duas doses de uma vez.
15) Quando for ao médico, não deixe de fazer as seguintes perguntas: "Quais são os nomes dos medicamentos receitados?" "Para que serve cada um deles?" "Em quais horários devo tomá-los?" "Por quanto tempo vou tomá-los?" "O que mudou no meu tratamento?" "Todos os medicamentos são padronizados no hospital?".
16) Tenha uma lista com os medicamentos que utiliza, o que auxilia o paciente, seu médico e o farmacêutico.
FRASES
"Ser o mais reconhecido no emprego, na turma, no dia a dia, enfim, quando somos o centro das atenções, podemos gerar conflitos de personalidade e até mesmo desenvolver um quadro de depressão, já que entram em conflito aquilo que as pessoas pensam de nós e o nosso autoconhecimento"
Chris Allmeida
19 novembro, 2009
Bolo de Chocolate com Cenoura - níver do Johnny
by Dea Spina
Ingredientes Massa:
3 cenouras médias sem casca
3/4 xíc. de óleo de canola
4 ovos
2 xíc. de farinha de trigo
2 xíc. de açúcar
1/2 xíc. de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
Ingredientes Recheio:
1 lata de Creme de Leite
1 lata de Leite Condensado
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de farinha dissolvida em
1/2 copo de leite frio
Ingredientes Calda:
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de Nescau
2 colheres (sopa) de leite
Ingredientes Cobertura:
1 lata de Creme de Leite
1/2 tablete de Chocolate ao Leite (ou 85g)
1/2 tablete de Chocolate Meio Amargo (ou 85g)
Bala de Gengibre
BALA DE GENGIBRE
- 1 kg de açúcar refinado
- 100 g de gengibre ralado (ralo médio)
- 1 colher de (sopa) margarina
- 1 copo (tipo americano) de suco de limão
- Margarina para untar
Numa panela fora do fogo,
misture açúcar refinado com gengibre
ralado, margarina e suco de limão.
Leve ao fogo médio (sem mexer) e deixar ferver até dar
o ponto de
bala (aproximadamente 15 min).
Dica: para ver o ponto de bala, é só encher um prato
com água
gelada e ir pingando a calda até obter o ponto de bala
dura.
Despeje a bala de preferência num mármore untado com
margarina.
Com a massa ainda quente (suportável ao toque das
mãos), retire
pequenas porções pelas bordas (do tamanho que desejar
fazer a
bala), pois as bordas esfriam primeiro e endurecem
rápido.
Faça bolinhas com a palma das mãos ou no formato que
desejar.
Dica: unte as mãos com margarina para não
grudar. Vá colocando
sobre uma superfície untada com margarina até que as
balas
estejam frias.
Depois de frias, embrulhe-as em papel celofane.
Para fazer pirulitos:
Retire porções um pouco maior da bala e faça uma
bolinha e espete
em palito próprio para pirulito, tomando o cuidado para
que o
palito não se desprenda da bala.
Coloque os pirulitos sobre superfície untada com
margarina, deixe
esfriar completamente e embrulhe em papel celofane.
17 novembro, 2009
Fitoterapia - Seu Guia de A a Z de Plantas e Ervas Medicinais
15 novembro, 2009
Lenny Niemeyer dá 6 dicas para receber bem
Lenny Niemeyer dá 6 dicas para receber bem
1) Decore a casa com flores bem perfumadas. Lírios e rosas brancas são indicados. É muito importante cuidar da iluminação também. Nem muito escura, nem clara.
2) Escolha uma boa seleção musical. Festa sem música não acontece.
3) Escolha um menu com um tipo de carne ou frango, um tipo de massa e uma salada.
4) Tenha bastante gelo e sirva a bebida bem gelada.
5) Quem tem pouco dinheiro, mas quer receber, deve fazer um evento com bom serviço, boa comida e bebida, mas para um número mais restrito de convidados, que caiba no seu orçamento.
6) Para a festa ser bem animada é bom convidar gente de grupos bem diferentes.
13 novembro, 2009
Sorvete de manjericão com morangos
Sorvete de manjericão com morangos
Ingredientes
- Sorvete
- meia xícara (chá) de manjericão fresco
- 1 lata de Leite Moça
- 1 lata de Creme de Leite
- Purê de morango
- 300 g de morango
Modo de Fazer
- Lave bem as folhas de manjericão e bata no liqüidificador com o Leite Moça e o Creme de Leite. Despeje em um recipiente refratário médio, cubra com papel-alumínio e leve para congelar. Após cerca de 5 horas, retire o sorvete do freezer e bata na batedeira. Despeje o sorvete batido no recipiente refratário e leve novamente ao freezer até endurecer. Sirva com o purê de morango
. Para fazer o purê, lave bem os morangosMorango
Delicado e de sabor marcante, o morango é a principal fruta que dá sabor a geléias e iogurtes no Brasil. In natura, é consumido predominantemente no inverno e na primavera, quando temperaturas mais amenas permitem seu cultivo sem danos.
, retire o cabinho e bata-os no liqüidificador. Despeje sobre o sorvete e sirva a seguir, decorado com um raminho de manjericão.Morangos
Delicado e de sabor marcante, o morango é a principal fruta que dá sabor a geléias e iogurtes no Brasil. In natura, é consumido predominantemente no inverno e na primavera, quando temperaturas mais amenas permitem seu cultivo sem danos.
- Dica:
- Caso os morangos
estejam muito ácidos, adicione três colheres (sopa) de açúcar na hora de batê-los no liqüidificador.Morangos
Delicado e de sabor marcante, o morango é a principal fruta que dá sabor a geléias e iogurtes no Brasil. In natura, é consumido predominantemente no inverno e na primavera, quando temperaturas mais amenas permitem seu cultivo sem danos.
Sobre a receita
- Rendimento: 10 porções
- Categoria da Receita: Sobremesas
- Tipo de Prato: Sorvetes
- Tempo de Preparo: 30 min.
- Tempo Total de Preparo: 510 min.
- Nível de Dificuldade: Fácil
- Custo: $$
12 novembro, 2009
Como preparar sucos bem originais
Depois do esporte, com os amigos, com a família, no almoço ou no jantar, não tem nada mais refrescante que um suco natural bem gelado. Sem falar no bem que os nutrientes das frutas fazem para a sua saúde. Entre uma refeição e outra, além de deixar você hidratado, beber um suco de fruta ajuda a manter o seu metabolismo acelerado, evitando exageros na próxima refeição.
Veja como preparar sucos deliciosos, misturando ingredientes mais tradicionais, como o limão e a laranja, com outros bem exóticos:
SUCO ANTIOXIDANTE COM GENGIBRE
Ingredientes:
1 copo com o suco de 3 laranjas
1/2 cenoura
1 talo de salsão pequeno
1 pedaço pequeno de gengibre
Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador e coe em uma peneira. Adoce com mel, açucar ou adoçante.
Rendimento: 1 copo
SUCO DE LIMÃO SICILIANO COM CAPIM LIMÃO
Ingredientes:
1 xícara (chá) de folhas de capim santo picadas
2 copos de água
suco de 2 limões
sicilianos
gelo
mel, açucar ou adoçante a gosto
Modo de Preparo:
Bata no liquidificador o capim santo com a água. Coe e bata novamente com o suco de limão e o gelo. Adoce como preferir e sirva.
Se for deixar na geladeira, não deixe passar de 3 horas. Depois disso, a cor e o sabor começam a mudar.
Rendimento: 4 copos
SUCO REFRESCANTE DE ABACAXI COM HORTELÃ
Ingredientes:
1/2 abacaxi descascado
suco de 1 limão
10 folhas grandes de hortelã
2 copos água gelada
gelo a gosto
Modo de Preparo:
Corte o abacaxi em cubos, coloque no liquidificador e acrescente os outros ingredientes. Bata até a consistência ficar homogênea. Sirva bem gelado.
Você pode decorar o copo com algumas folhas frescas de hortelã.
Rendimento: 4 copos
SMOOTHIE DE VERÃO
Ingredientes:
2 copos de iogurte natural sem sabor
½ melão médio cortado em cubos médios
½ caixa de morangos lavados
folhas de 2 ramos de hortelã lavadas
½ lata de refrigerante sabor limão
mel
Modo de Preparo:
Com antedência, congele as frutas. No liquidificador, coloque o iogurte, as frutas congeladas e as folhas de hortelã. Bata em velocidade alta até que o suco fique bem cremoso. Acrescente o refrigerante e bata por mais 15 segundos. Se preferir o suco um pouco mais doce, coloque um pouco de mel. Sirva bem gelado.
Você pode decorar os copos com calda de groselha. Aqueça 1 xícara (chá) de xarope de groselha em fogo baixo por 15 minutos ou até obter uma calda espessa. Deixe esfriar e decore a lateral dos copos.
Rendimento: 6 porções
SUCO DE AGRIÃO COM ABACAXI
Ingredientes:
4 galhos de agrião com talos
1 maçã com casca
6 fatias de abacaxi
4 copos de água
Modo de Preparo:
Coloque o agrião, a maçã, o abacaxi e a água no liquidificador. Se preferir uma textura mais fina, coe o suco. Adoce como preferir e sirva.
Experimente subistituir o abacaxi pelo suco de laranja, diminuindo o volume de água proporcionalmente.
Rendimento: 04 copos
10 novembro, 2009
Gasto calórico dos exercícios
Para que você conheça o gasto calórico aproximado de algumas atividades, montamos a tabela abaixo. Esta tabela é baseada numa pessoa de 60 kg de peso corporal em atividades físicas e cotidianas, num tempo de 30 minutos:
Atividade | Gasto Calórico(kcal) |
Alongamento | 90 |
Amamentar | 54 |
Andar a cavalo | 81 |
Andar de Patins | 196 |
Andar de bicicleta | 126 |
Andar acelerado | 276 |
Andar na esteira elétrica | 156 |
Andar rápido na esteira elétrica | 270 |
Andar em areia dura | 160 |
Andar em areia fofa | 190 |
Andar na areia molhada, que afunda | 195 |
Andar no mar com água nas canelas | 140 |
Arrumar a cama | 66 |
Arrumar a mala | 60 |
Arrumar o Armário | 80 |
Assistir televisão | 41 |
Aula de circuito | 339 |
Bater a tecla do computador | 48 |
Bater palmas | 50 |
Bater Papo no telefone | 55 |
Beber água | 40 |
Beijar | 30 |
Bicicleta ergométrica | 250 |
Body Combat | 300 |
Body Pump | 190 |
Cantar | 55 |
Carregar um bebe(recém nascido) no colo | 70 |
Compras no supermercado | 70 |
Correr a 12 km/h | 445 |
Correr em terreno plano | 310 |
Correr em terreno irregular | 330 |
Correr em areia fofa | 370 |
Correr na subida | 400 |
Cozinhar | 90 |
Cuidar de Plantas | 100 |
Dançar | 200 |
Depilar as pernas com cera | 50 |
Depilar as pernas com gilete | 45 |
Desenhar | 60 |
Dormir | 30 |
Dirigir o carro | 80 |
Dirigir a moto | 95 |
Elíptico | 250 |
Empurrar um carrinho de bebe | 80 |
Escovar os dentes | 40 |
Escalar montanha | 290 |
Escalar paredão | 245 |
Esgrima | 240 |
Esquiar na água | 310 |
Esquiar na Neve | 290 |
Fazer sauna seca | 100 |
Fazer massagem em alguém | 110 |
Ginástica aeróbica | 200 |
Ginástica localizada | 130 |
Ginástica Olímpica | 210 |
Musculação Puxada | 240 |
Musculação Leve | 160 |
Hidroginástica | 150 |
Ioga | 50 |
Jogar basquete | 280 |
Jogar frescobol | 190 |
Jogar Futebol | 330 |
Jogar Futevôlei | 200 |
Jogar Frisbee | 120 |
Jogar Handebol | 300 |
Jogar Peteca | 125 |
Jogar Squash | 315 |
Jogar tênis Simples | 240 |
Jogar tênis dupla | 130 |
Jogar polo aquático | 320 |
Jogar Vídeo Game | 50 |
Jogar vôlei de praia | 150 |
Jogar Vôlei de Quadra | 105 |
Jogar Tamborel | 100 |
Ler | 50 |
Levar o cachorro para passear | 150 |
Lutar Boxe | 300 |
Lutar capoeira | 270 |
Lutar Karatê | 290 |
Lutar Jiu-Jitsu | 280 |
Lutar judô | 285 |
Lutar kung fu | 290 |
Lutar Tae Kwon Do | 280 |
Meditar | 20 |
Nadar Crawl | 255 |
Nadar de costas | 250 |
Nadar Borboleta | 280 |
Nadar Peito | 260 |
Passar Aspirador de Pó | 175 |
Praticar mergulho ( cilindro) | 115 |
Praticar Snorkel | 90 |
Pula Corda | 220 |
Pular de para quedas | 135 |
Pular de Paraglider | 145 |
Remar | 280 |
Salto em altura | 295 |
Salto em extensão | 290 |
Sexo | 280 |
Spinning | 400 |
Step | 315 |
Subir escadas | 310 |
Tocar Bateria | 115 |
Tocar Flauta | 70 |
Tocar guitarra e Baixo | 80 |
Tocar Piano | 70 |
Tocar Violão | 75 |
Tomar banho de chuveiro | 60 |
Tomar sol | 35 |
Tirar o Pó de Moveis | 100 |
Transport | 300 |
7 Exercícios para relaxar e se concentrar
http://vilamulher.terra.com.br/7-exercicios-para-relaxar-e-se-concentrar-11-1-60-260.html
Segundo a Medicina Oriental, temos vários pontos no nosso corpo que correspondem a algum órgão interno. Podemos encontrar esses pontos nas mãos, nós pés, nas orelhas, enfim, em vários lugares do nosso organismo.
Abaixo você terá alguns exercícios que poderá realizar a qualquer hora e em qualquer lugar em que você estiver. Este é o seu momento. Relaxe e concentre-se para um melhor aproveitamento das suas atividades.
1 - Estimule seu cérebro
Segundo a Medicina Oriental, a orelha representa um feto de cabeça para baixo. O lóbulo da orelha possui um ponto que corresponde ao cérebro. Então, comece a massagear a ponta da sua orelha, sutil e constantemente. Isso proporcionará um estímulo e uma distensão do seu cérebro. Você prestará maior atenção no que está acontecendo com você e ao seu redor.
2 - Vamos despertar
Coloque seu dedo indicador entre o nariz e a boca. Comece a friccionar esse ponto para estimular sua aprendizagem e se despertar, se você estiver cansado. Faça esse movimento até sentir-se mais alerta.
3- Exercite sua concentração
Este é um exercício de Ioga. Procure respirar lenta e profundamente. Repita este exercício 10 vezes. Para fazê-lo é simples: reserve 4 segundos para cada ação, uma de cada vez, mas uma em seguida da outra, exercitando-se até atingir a meta ideal de 8 segundos. O exercício está dividido em 4 ações:
- Inspire por 4 segundos;
- Segure a respiração por 4 segundos;
- Expire por 4 segundos e
- Pare de respirar(apnéia), por 4 segundos.
4 - Ative sua inteligência e bom humor
Todos nós temos dois ossos (ísquios) na região glútea. Nesses ossos estão localizados os pontos que ativam a alegria, a inteligência e o bom humor. Portanto, para ativá-los, sente-se numa posição ereta, na ponta da cadeira, até sentir que está sentando numa parte dura e balance o quadril de um lado para o outro, várias vezes, alternando o peso do lado esquerdo e do lado direito dos glúteos, sentindo que está massageando os pontos em que estão localizados esses dois ossos.
5 - Descubra se está tenso
Coloque uma bolinha de tênis embaixo do braço (na axila). Procure abaixar seu braço lentamente, até sentir em que ponto há dor. Alterne o exercício entre os braços. Além de notar a diferença entre os ombros, você sentirá qual dos lados está tenso.
6 - Trabalhando a tensão
Coloque a bolinha de tênis entre as suas costas e uma parede. Inicie massageando os pontos em que identificou dor e passe a massagear o ombro e toda a região próxima, para aliviar, lentamente, a tensão.
Pegue a bolinha de tênis e coloque-a embaixo do pé. Você pode fazer o exercício com ou sem meias. Vá pressionando a bolinha, fazendo-a ir para frente e para trás. Quando identificar algum ponto dolorido, concentre os exercícios nesse ponto por aproximadamente 1 minuto. Alterne os exercícios entre os dois pés. Faça quantas vezes achar melhor, até sentir que a dor está sumindo.
Bolo Sem Farinha
Bolo sem farinha
- 1 lata de leite condensado
- 100g de côco ralado e
- 1 colher (sopa) bem cheia de fermento .
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha de trigo. Coloque a mistura na forma. Leve ao forno pré-aquecido 170C e desligue quando a parte de superior estiver dourada. Aproximadamente 30 a 35 minutos .
Temperos Funcionais
TEMPEROS | PROPRIEDADES |
SALSÃO | Indicado para flatulência (gases) e diurético. |
ALECRIM | Estimulante, ativador da circulação sanguínea, antidepressivo e anti-séptico. |
MANJERICÃO | Sedativo, tônico, auxilia no tratamento da febre, infecções bacterianas e parasitas intestinais. |
ALHO | Melhora a circulação e purifica o sangue, e previne alguns tipos de câncer. |
CANELA | Ajuda na prevenção da osteoporose, sintomas da menopausa e controla a pressão sanguínea. |
CEBOLA | Antioxidante e digestiva. |
COENTRO | Auxilia no tratamento da ansiedade e como moderador de apetite. |
ERVA-DOCE | Combate tontura, náuseas, infecções intestinais e estomacais. |
GENGIBRE | Ajuda a tratar enjôos, combater infecções e prevenir doenças cardiovasculares. |
HORTELÃ | Estimulante. O pó da folha também é usado para combater parasitas intestinais. |
LOURO | Estimula o apetite e auxilia no tratamento da gripe. |
ORÉGANO | Antibacteriano, antibiótico, analgésico, sedativo. Auxilia na gripe e cólicas menstruais. |
PIMENTAS | Purificam o sangue, previnem doenças cardíacas e auxiliam no tratamento da obesidade. |
SALSINHA | Favorece o equilíbrio hormonal, alivia os sintomas da bronquite, asma, cólicas menstruais, e cistite, além de auxiliar no tratamento de cálculos e cólicas renais. |
09 novembro, 2009
ALIMENTAÇÃO - 40 ANOS-
Alimentos funcionais aos 40 anos
• Está com muita fome e louca para atacar vários pães de queijo? Pois trate de enganar o estômago consumindo alimentos pouco calóricos e que satisfazem por bastante tempo, como melancia e verduras com talos, como agrião, rúcula e salsão.
• Quem tem histórico familiar de osteoporose deve pensar duas vezes antes de jogar fora a casca do ovo. Ela é riquíssima em cálcio e (acredite!) pode ser aproveitada nas refeições: basta apenas uma pitadinha no feijão. “ Antes, porém, esterilize a casca em água e vinagre por dez minutos, ferva por 20, seque ao sol, triture no liquidificador e peneire”, diz a pesquisadora Jocelem Salgado.
• Está difícil perder os últimos quilos? A nutróloga Sylvana Braga tem duas boas sugestões: ingerir diariamente meia xícara de chá de framboesa e duas fatias de abacaxi. A primeira fruta acelera o metabolismo, enquanto a segunda supre 43% da necessidade diária de cromo, mineral que ajuda a controlar o apetite.
• “Se as aulas de musculação já não estão dando muito resultado contra a flacidez provocada pela diminuição da massa magra e aumento da gorda, é interessante rechear o cardápio diário com proteínas magras, como peito de peru e de frango, chester, peixe e iogurte desnatado”, aconselha a nutricionista Cynthia Antonaccio.
• Graças à grande quantidade de fibras, a farinha de linhaça dourada é apontada como ingrediente-chave para o controle da glicemia, segundo a pesquisadora Jocelem Salgado. Como não tem sabor marcante, pode ser salpicada sobre a comida ou misturada a sopas e sucos.
Claudia Abril
Smoothie
05 novembro, 2009
Bolo de Chocolate da Helena
6 ovos
1 xíc óleo
3 xíc açúcar
2 xíc chocolate em pó
6 xíc farinha de trigo
3 xíc água quente
2 col (sopa) fermento em pó
Ingredientes - Recheio e Cobertura (Brigadeiro que não vai ao fogo)
1 lata de leite condensado
100 ml de creme de leite
3 col (sopa) chocolate em pó
350 g chocolate em barra derretido
Modo de fazer - Massa
Misturar os ingredientes secos (com excessão do fermento). Juntar os ovos e o óleo. Misturar e ir adicionando a água quente aos poucos. No final, adicionar o fermento.
Levar ao forno alto (200º) numa assadeira untada, por aproximadamente 30 minutos.
Modo de fazer - Recheio e Cobertura
Bater numa batedeira o leite condensado, o creme de leite e o chocolate em pó. Depois adicionar o chocolate derretido sem desligar a batedeira, e deixar bater até dar ponto.
03 novembro, 2009
Dieta - como manter o controle
Truques para manter o controle
Quando bater a fissura por um doce, o melhor é se entregar ao prazer, mas com cautela, claro. Caso contrário, você corre o risco de ficar petiscando até que, vencida pelo desejo, ceda ao açúcar e, no final, acaba consumindo muito mais calorias. Para não cair nessa cilada, veja algumas ideias que cortam no ato a vontade de adoçar a boca:
Escove os dentes logo após as refeições.
Tome dois copos de água seguidos.
Beba chá-verde morno ou de camomila sem açúcar nem adoçante.
Borrife o Spray Inibidor de Doce, da Ipupo Consult, duas vezes sob a língua. "O segredo é o extrato de Gymnema Sylvestre, uma planta usada há muito tempo em redutores de peso, e que não tem contraindicações", explica o farmacêutico Maurício Pupo, de Campinas (SP).
O produto está à venda em farmácia de manipulação a partir de R$ 60 e não exige receita médica.
Masque chicletes diets.
Chupe um cravo.
Ligue para uma amiga que saiba que você está de dieta e peça para ela convencê-la a desistir do "pecado".
Consuma um copo (200 ml) de leite desnatado morno. "A bebida é rica em triptofano, uma substância que atua na liberação da serotonina".Mas se a vontade persistir...
Experimente uma destas opções:
Banana desidratada, 5 ameixas ou 5 damascos (60 calorias cada um) - a ausência de água intensifica o açúcar natural das frutas. Mas mastigue devagar para garantir a saciedade.
Tablete pequeno (25 gramas) de chocolate com 70% de cacau (144 calorias) - o sabor encorpado e meio amargo sacia com um pedaço pequeno, mais do que isso pode até enjoar.
Maçã pequena assada no micro-ondas com canela e adoçante em pó (70 calorias) - já ganha pelo cheiro e como vai estar quente, você será obrigada a se deliciar lentamente, dando ao cérebro tempo suficiente para mandar a mensagem de que está satisfeita.
Taça pequena de salada de frutas com 2 colheres de sopa de groselha light (70 calorias) - a groselha é tão doce que provavelmente você não vai raspar a taça.
Maionese Com Ovo Cozido
1/2 copo de Óleo de Canola
1/2 copo de leite gelado
1 ovo cozido
1 colher de sopa de mostarda
gotas de limão
sal a gosto
Modo de Preparo
Colocar no liquidificador o óleo, o leite, as gotas de limão e bater.
Adicionar o ovo cozido, a mostarda e o sal.
Bater até dar consistência - o que acontece rapidamente.
_________________________________________________________________
http://www.culinaria-receitas.com.br/molhos-e-cremes/maionese-caseira.html
Receita de Maionese caseira | | |
Por Isabel Cristina | |
Ingredientes
Modo de preparo
|