Alimentos funcionais aos 40 anos
Aposte suas fichas em ingredientes que, comprovadamente, retardam o envelhecimento, aceleram o metabolismo e amenizam os efeitos das mudanças hormonais que estão para se instalar
• Está com muita fome e louca para atacar vários pães de queijo? Pois trate de enganar o estômago consumindo alimentos pouco calóricos e que satisfazem por bastante tempo, como melancia e verduras com talos, como agrião, rúcula e salsão.
• Quem tem histórico familiar de osteoporose deve pensar duas vezes antes de jogar fora a casca do ovo. Ela é riquíssima em cálcio e (acredite!) pode ser aproveitada nas refeições: basta apenas uma pitadinha no feijão. “ Antes, porém, esterilize a casca em água e vinagre por dez minutos, ferva por 20, seque ao sol, triture no liquidificador e peneire”, diz a pesquisadora Jocelem Salgado.
• Está difícil perder os últimos quilos? A nutróloga Sylvana Braga tem duas boas sugestões: ingerir diariamente meia xícara de chá de framboesa e duas fatias de abacaxi. A primeira fruta acelera o metabolismo, enquanto a segunda supre 43% da necessidade diária de cromo, mineral que ajuda a controlar o apetite.
• “Se as aulas de musculação já não estão dando muito resultado contra a flacidez provocada pela diminuição da massa magra e aumento da gorda, é interessante rechear o cardápio diário com proteínas magras, como peito de peru e de frango, chester, peixe e iogurte desnatado”, aconselha a nutricionista Cynthia Antonaccio.
• Graças à grande quantidade de fibras, a farinha de linhaça dourada é apontada como ingrediente-chave para o controle da glicemia, segundo a pesquisadora Jocelem Salgado. Como não tem sabor marcante, pode ser salpicada sobre a comida ou misturada a sopas e sucos.
Claudia Abril
Nenhum comentário:
Postar um comentário