Este blog contém artigos de assuntos de interesse geral que pesquiso pela web. Salvo aqui meus favoritos para futuras referências. Entrem e fiquem
​à
vontade.

​Atenção: todos os posts que
não
​ forem da minha autoria se iniciam​
​ com o link do post original.​

21 dezembro, 2011

Bolo de Chocolate de Liquidificador

BOLO DE CHOCOLATE DE LIQUIDIFICADOR

Fácil, rápido, delicioso.

MASSA

1 xícara de chá de leite morno
3 ovos
4 colher de sopa de margarina derretida
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de chocolate em pó
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico em pó

Bata bem todos os ingredientes da massa no liquidificador, deixando o fermento por último.
Coloque em uma forma untada.
Asse por cerca de 40 minutos em forno médio (180º), pré-aquecido.

COBERTURA

(OBS: para bolo em assadeira nº3, fazer 2 receitas de cobertura)

1 lata de creme de leite sem soro
6 colheres de sopa de Nescau
1/2 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga derretida

Não vai ao fogo - basta misturar tudo.

05 outubro, 2011

Aproveite o dia a dia ao lado dos filhos


http://estilo.uol.com.br/comportamento/ultimas-noticias/2011/10/05/com-poucos-minutos-ou-muitas-horas-livres-aproveite-o-dia-a-dia-ao-lado-dos-filhos.html

05/10/2011 - 00h01

Com poucos minutos ou muitas horas livres, aproveite o dia a dia ao lado dos filhos

KATIA DEUTNER
Colaboração para o UOL

Dedique um tempo para fazer o que seu filho gosta, como ler, brincar, ver um filme ou jogar video game
Dedique um tempo para fazer o que seu filho gosta, como ler, brincar, ver um filme ou jogar video game
Trabalho, afazeres e preocupações do dia a dia ocupam muito mais tempo do que os adultos gostariam – e quem mais sofre são as crianças. Por isso, reavaliar as prioridades, organizar horários e aproveitar melhor os momentos em família são fundamentais para uma relação saudável entre pais e filhos.
“Educar exige tempo, sim. Não dá para fazer uma conta de quanto será necessário por dia. Podem ser cinco minutos bem bons ou duas horas, apesar de os dois casos não serem a mesma coisa. É preciso dedicação”, alerta a psicopedagoga Tânia Ramos Fortuna, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Sem regras de tempo
Dividir o tempo disponível em horas só para os filhos e outras para resolver problemas não é a atitude ideal. O melhor mesmo é compartilhar todos os momentos possíveis. “Cronometrar horários de convivência pode ser um desastre. A conversa deve fluir naturalmente, assim como o convívio, e é fundamental para que vocês possam se entender”, diz a psicóloga Cynthia Boscovich.
Não tem outra opção: para conhecer os filhos, é preciso participar de suas vidas. E isso pode ser feito de várias formas – até durante as brincadeiras. “As crianças percebem quando os pais não estão envolvidos com ela. Ouvi-las e prestar atenção às suas necessidades é sempre muito importante”, comenta Cynthia.
De fato, saber ouvir realmente as dúvidas e alegrias é importante para um relacionamento bem sucedido com os filhos. “Os pais devem buscar o equilíbrio sempre. Descansar de suas atividades rotineiras para dar atenção de qualidade aos pequenos; esquecer um pouco os horários, a agenda e a ansiedade, que consome um tempo precioso”, explica a psicopedagoga e psicanalista infantil Deborah Cristina Ramos, do Instituto Brasiliense de Medicina.
Já que não dá para dividir o tempo, o melhor é incluir as crianças em atividades do dia a dia, como fazer compras no supermercado. “Estarem próximos e passarem juntos por momentos agradáveis fará com que, ao crescerem, os filhos tenham os pais também como amigos e companheiros, pois desde a infância existe um vínculo de confiança. Eles saberão que podem contar e compartilhar suas vidas”, diz a psicóloga e psicopedagoga Maria Cecília Galelo Nascimento, professora da Universidade Paulista (Unip).
Confira dicas para dividir as atividades corriqueiras com os filhos e veja o que é possível fazer se há poucos minutos ou muitas horas para passar com eles.
Dicas para incluir mais tempo com os filhos em sua rotina
Esta é a primeira lição para os pais: fique mais tempo com os filhos de forma espontânea e em sua rotina familiar. “Pergunte sobre os objetos que ele gosta, faça uma programação televisiva divertida, preparem juntos o uniforme da escola para o dia seguinte. São coisas banais que fazem falta no crescimento”, comenta Tânia.
As crianças têm grande interesse em ir com os pais a seu lugar de trabalho, ir ao supermercado e fazer coisas rotineiras. “É assim que aprendemos a exercer tarefas do dia a dia. É como Freud dizia: a criança quer ser um adulto”, completa a psicopedagoga.
Quanto tempo você tem por dia para passar com as crianças?
Uma hora: Faça uma refeição com seus filhos. Se não der para preparar a comida junto com eles, aposte em pratos prontos. Assim, o foco fica na atenção e no diálogo. Escute o que eles têm a dizer e conte algo de sua rotina. “É melhor terceirizar a cobrança com os estudos, que certamente demandará muito tempo e energia. Invista em tempo para descontrair, conversar informalmente sobre assuntos diversos e até brincar neste período”, diz Deborah.
De uma a três horas: Além de fazer a refeição juntos, você pode pedir ajuda para preparar a comida, escolher o cardápio ou secar a louça. Os pequenos gostam de dividir os afazeres. “Estimule-o desde pequeno, mesmo que mais atrapalhe do que ajude. Assim, quando estiver maior, não se sentirá obrigado, mas terá prazer em participar”, explica Tânia. Não se esqueça de brincar um pouco, ler um livro, jogar algo que seu filho goste ou mesmo assistir a um desenho com ele.
De três a cinco horas: Faça parte do dia a dia de seu filho. Participe de suas refeições, tenham longas conversas e dê um suporte nos estudos. Além disso, conte histórias, leia um livro ou gibi e ajude-o a se comunicar em redes sociais. Mas tudo de forma espontânea. “Se ele quiser assistir a um filme pela milésima vez, assista. Aquilo faz sentido para a criança. Muitas vezes, perdemos a chance de entrar no universo dos pequenos, de conhecer seus desafios e seus temores”, avalia Tânia.
Mais de cinco horas: É possível acompanhar de perto a rotina do pequeno. Façam as refeições juntos, ajude-o nos estudos, brinquem, conversem. Mesmo que este tempo é o disponível apenas nos fins de semana, ainda é dá para fazer passeios ao ar livre, programar pequenas viagens, visitar parentes e amigos. Quando você se dispõe a passar mais tempo com as crianças, participa mais da educação delas e só tem a se beneficiar com isso.

26 setembro, 2011

Bolo de Maçã


http://culinaria.terra.com.br/receita/0,34950,OI38750-EI36,00.html






Ingredientes:

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2xícaras (chá) de Stevita Culinária
4 colheres (sopa) de uva passa
1 pitada de sal
5 maçãs sem casca
4 colheres (sopa) de nozes ou castanhas picadas
1 colher (sopa) de canela em pó
2 colheres (sopa) de margarina light derretida
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 ovos inteiros batidos ligeiramente
1/2 xícara (chá) de leite desnatado

Modo de Preparo:
 
Misture todos os ingredientes, asse em forma média, untada, em forno pré-aquecido por 35 a 45 minutos.

Categoria:
Sobremesas: Bolos
Cozinha:
Brasileira
Temperatura:
Frio
Dificuldade:
Fácil

16 setembro, 2011

Limpeza eficiente e sem risco: especialistas dão dicas de como "faxinar"

http://casaeimoveis.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/07/14/limpeza-eficiente-e-sem-risco-especialistas-dao-dicas-de-como-faxinar.jhtm

DAIANA DALFITO
Da Redação
  • Produtos de limpeza facilitam nossas vidas, use conforme as instruções nos rótulos Produtos de limpeza facilitam nossas vidas, use conforme as instruções nos rótulos
Na sua casa, assim como na minha, a poeira e a sujeira do dia-a-dia não somem por mágica. Você pode ter uma empregada doméstica ou tratar da faxina sozinho(a), mas em qualquer uma das opções os produtos de limpeza estão presentes.
Em todo lar, a "cesta básica da limpeza" é composta por sabão em pó, cera, multiuso, álcool, desinfetante, detergente, amaciante de roupas e água sanitária. Produtos sem glamour e aparentemente inofensivos, mas que podem acabar com um bom móvel ou uma boa roupa e até mesmo provocar problemas de saúde.
  • Shutterstock Use luvas e proteja suas mãos
Então, afinal, qual é a forma correta de fazer aquela faxina?
O professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Sérgio Colacioppo, garante que "a casa mais limpa não é a que se faz mais limpeza, mas a que menos se suja". Como nem sempre é  possível manter a poeira da soleira pra fora, Colacioppo aponta que remover a sujeira grossa e solta antes de lavar é um bom começo.
"Uma varrida no chão antes de lavar poupa sabão e detergente que custam dinheiro e ainda ajudam a livrar os mananciais dos resíduos dessas substâncias", concorda o professor de química da Universidade de Campinas (Unicamp), Dr. Fábio Augusto.

Cozinha sem "sujeira grossa"

Essa ideia de recolher a sujeira grossa pode ser aplicada também em outras situações. O professor do Instituto de Química da USP, Dr. Omar El Seoud lembra que é mais fácil limpar a superfície engordurada do fogão se, antes do pano ou esponja com detergente ou multiuso, usarmos um papel toalha seco para retirar a gordura “grossa”.
Ainda na cozinha, garante o professor, colaboramos com o meio ambiente e com a eficiência da lava-louças se os resíduos sólidos e líquidos forem removidos previamente. "Assim, usamos um ciclo de lavagem mais curto e a água que vai para o esgoto contém menos resíduos de comida. Esse cuidado também garante um mínimo de odor à máquina", comenta El Seoud.
Como nem tudo se resolve com vassoura, pá e pano seco, o UOL Casa e Imóveis separou dicas de como usar os produtos de limpeza em diversas situações, além de orientar sobre alguns riscos que o mau uso dessas substâncias químicas pode oferecer.
  • Getty Images Retire a sujeira "sólida" antes de usar produtos de limpeza. Você economiza e facilita o trabalho
Não há um produto mágico, uma solução universal que possa ser aplicada a todas as superfícies da casa. Porém, um produto simples que transita bem por grande parte dos cômodos é o sabão em pedra. Biodegradável, a barrinha pode ajudar na manutenção de superfícies como pedras, cerâmicas e MDF, em pequenas quantidades associadas à água e posteriormente removidas com panos úmido e seco, respectivamente.
Como nem toda da sujeira pode ser retirada com pá, vassoura e pano seco ou o bom e velho sabão, os produtos de limpeza ajudam na tarefa de deixar a casa "um brinco". Alguns são praticamente inofensivos, outros não podem ser misturados ou podem causar danos à saúde ou perder sua eficiência.
Se não há como fugir, é importante usar bem os químicos. "A primeira providência é ler o rótulo do produto. Obrigatoriamente eles devem conter informações sobre o seu uso correto e eficiente e, no caso de fabricantes consolidados, geralmente esses dados são confiáveis", diz o professor de química Fábio Augusto.
Apesar dos rótulos serem geralmente realistas, surgem dúvidas na aplicação de alguns produtos. "Em alguns casos é possível verificar se a dosagem sugerida é aplicável ao caso particular. Por exemplo, comparando a informação no rótulo do sabão com o manual da máquina de lavar obtemos uma boa ideia de quanto sabão aquele modelo específico de lavadora precisa para funcionar bem", sugere Augusto.
Porém, os professores concordam que não seguir as instruções é ruim e que, na maioria dos casos, o rótulo ajuda. "O fabricante testou o desempenho de seu produto e determinou a quantia suficiente para obter bom resultado", lembra El Seoud.

05 setembro, 2011

Saiba a diferença entre a gordura boa e a ruim

http://bbel.uol.com.br/qualidade-de-vida/post/saiba-a-diferenca-entre-a-gordura-boa-e-a-ruim.aspx

 

Por Anna Christina Castilho
Publicado em 29/08/2011

Saturada e insaturada

A gordura é um dos componentes essenciais para a dieta. Além de fornecer maior quantidade de energia por unidade de peso (9 Kcal/g), quando comparada aos carboidratos e à proteína, ela contém ácidos graxos essenciais (linoleico e linolênico), que não são produzidos pelo nosso organismo mas precisam estar presentes na dieta. Também confere sabor ao alimento e auxilia no transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.

As gorduras estão presentes em boa parte dos alimentos que compõem a nossa dieta, logo, é importante conhecer cada uma delas. A gordura saturada tem a função de levar energia às células, porém pode aumentar a quantidade de LDL (colesterol ruim) no sangue, por isso está associada a problemas cardíacos. Sua ingestão diária não deve ultrapassar 7% das calorias totais.
A gordura saturada está em produtos de origem animal como carne, leite e derivados e de origem vegetal como castanhas, azeite de dendê, óleo de coco e de palma e manteiga de cacau. Também está contida na maionese, toucinho, bacon, creme de leite, banha (boi, porco, galinha), carnes embutidas (linguiça de boi, porco ou frango, presunto, salame, mortadela), gordura aparente das carnes, queijos gordos, camarão, mexilhão e caranguejo.

A gordura monoinsaturada também fornece energia e reduz os níveis de LDL no sangue. Deve corresponder a 20% das calorias de sua dieta. Elas estão presentes no abacate, azeite de oliva, azeitona, nozes, castanhas, amendoim, nos óleos vegetais de canola, de soja, dentre outros.

A gordura poli-insaturada contém ômega 3, que reduz os níveis de triglicérides da corrente sanguínea e diminui a agregação plaquetária que pode propiciar doenças cardíacas. A presença do ácido ômega 6 diminui os níveis de colesterol total do organismo. 10% das calorias de sua dieta devem ser provenientes desse lipídeo encontrado nos peixes de água fria como o salmão, o atum, a sardinha, a truta e o bacalhau, e também em óleos vegetais como o de soja, o de milho e o de girassol.


A gordura trans resulta de um processo chamado hidrogenação, em que se convertem gorduras líquidas em sólidas, feito pelas indústrias para aumentar o gosto e vida útil do produto. Ela deixa tudo crocante porque se solidifica nos alimentos após a fritura, formando uma casquinha.

No rótulo dos alimentos aparece como gordura vegetal hidrogenada. A gordura trans está entre as vilãs, assim como a saturada, pois aumenta os níveis de LDL. Mas seu efeito nocivo vai mais além porque também diminui os índices do HDL (bom colesterol) . Ela "plastifica" os vasos levando a infartos e derrames e é relacionada ao diabetes, obesidade e aumento de triglicérides.

Os alimentos hidrogenados não se resumem a frituras. Desconfie dos alimentos sequinhos, aqueles que são fritos, mas não ficam oleosos. Biscoitos (principalmente os recheados e wafers), tortas e bolos prontos e semiprontos, pães (principalmente os doces), batata frita (tanto as de pacote como as de fast food), pipoca de micro-ondas, requeijão cremoso, sorvetes (inclusive os light), chocolate (principalmente os dietéticos), achocolatados prontos, macarrão de preparo rápido, temperos industriais para saladas, margarinas, salgadinhos e temperos prontos em tablete ou pó.

Trata-se de uma inimiga oculta. A indústria de alimentos está empenhada em achar um substituto mais saudável, como o óleo de palma que, apesar de saturado, é menos prejudicial à saúde. Atualmente, a legislação obriga todos os fabricantes de alimentos a informarem na tabela de composição nutricional a quantidade de gordura trans presente no produto.

Portanto, fique de olhos no rótulo, se tiver mais de 2g de trans por porção, não compre. Quando no lugar de um valor específico houver asteriscos (***), significa que a quantidade de trans é pequena (menor que 2g por porção), mas existe. O consumo de vários alimentos com um pouquinho dessa gordura pode fazer com que você ultrapasse facilmente a porção de dois gramas - limite diário estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para um adulto.

03 setembro, 2011

Carne ao Molho de Leite

http://www.receitas.com/maisvoce/carne-ao-molho-de-leite-4e5cdae0212cf06aef000b41


ingredientes
  • 1 pedaço de peito de boi (+/- 1,5 kg)
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 800 ml de leite
  • 2 sachês de caldo de legumes
  • 1 colher (sopa) de molho de pimenta vermelha
  • alecrim, manjericão, tomilho, orégano e sal a gosto
  • salsinha picadinha a gosto
modo de preparo
1°- Com uma faca afiada retire todo o excesso de gordura de 1 pedaço de peito de boi (+/- 1,5 kg). Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Transfira a carne para a panela de pressão com 3 colheres (sopa) de azeite e leve ao fogo médio para dourar.
2°- Coloque num liquidificador 800 ml de leite, 2 sachês de caldo de legumes, 1 colher (sopa) de molho de pimenta vermelha, alecrim, manjericão, tomilho, orégano e sal a gosto e bata bem até formar uma mistura homogênea.
3°- Adicione a mistura de leite temperado (do liquidificador), sobre a carne dourada, tampe a panela de pressão e conte 50 minutos após pegar pressão. Retire a carne da panela e deixe esfriar.
4°- Transfira o molho que sobrou da panela para o liquidificador e bata bem até voltar a ser uma mistura homogênea.
5°- Corte a carne em fatias, coloque novamente na panela, regue o molho e leve ao fogo médio até o molho encorpar (+/- 25 minutos). Retire do fogo, salpique salsinha picadinha e sirva em seguida.

24 agosto, 2011

Bolo de Carne da Bebé

Ingredientes

1 bandeja de carne moída
1 cebola grande
1 copo de leite desnatado
1 fatia de pão de forma (Quadradinho da Wickbold)
1 ovo inteiro + 1 clara
2 colheres de sopa de Aveia em flocos miúdos
1 colher (sopa) de alho moído
Azeitonas pretas em rodelas
Sal
Orégano
Louro em pó
Gengibre ralado (pitada)
Salsinha
Cebolinha
2 ou 3 fatias de presunto picado
Margarina diet para untar
Maionese
Queijo ralado

Modo de Fazer

Bata no liquidificador o leite, a fatia de pão e os ovos. Junte a aveia, o sal, os temperos, o alho e a cebola. Misture tudo muito bem e junte com a carne numa tigela. Acrescente a salsinha e a cebolinha.
Unte um refratário alto e pequeno com margarina e distribua metade da mistura no fundo. Cubra tudo com a maionese, distribua as azeitonas e espalhe o presunto picado.
Distribua por cima o resto da mistura de carne. Polvilhe queijo ralado, cubra com papel alumínio e leve a assar no forno pré-aquecido. Quando estiver assado, descubra e deixe gratinar.

22 agosto, 2011

Falsa mussarela

http://anamariabraga.globo.com/home/receitas/receitas.php?id_rec=6589

INGREDIENTES

½ litro de leite
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de amido de milho
2 colheres (sopa) de polvilho doce
100g de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de margarina
300g de mussarela ralada

MODO DE PREPARO

Num liquidificador coloque o leite, o sal, o amido de milho, o polvilho doce, o queijo parmesão ralado, a margarina, a mussarela ralada e bata bem.
Transfira a mistura para uma panela e leve ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar (cerca de 10 minutos). Retire do fogo e deixe esfriar.
Com as mãos untadas de óleo, pegue porções da massa e faça bolinhas do tamanho desejado. Sirva como aperitivo.
Dica: Passe as bolinhas no alho frito, salsinha picada, gergelim torrado, zaatar ou no tempero que desejar.

19 agosto, 2011

Cidades Especiais - Passeios

http://viagem.uol.com.br/album/cidades_sp_para_comprar_album.jhtm

O colorido artesanato de Embu das Artes, a 25 km de São Paulo, oferece várias opções de decoração para quem procura por um item especial para a casaClip264
A festa das flores de Holambra, a 152 km de São Paulo, é um dos eventos mais importantes da cidade. Atualmente, a localidade é responsável por aproximadamente 40% da comercialização nacional do setorClip265
O principal produto de São Roque, a 60 km de São Paulo, é o vinho. A Expo São Roque, que acontece em outubro, tem na bebida e nas alcachofras seu principal diferencialClip266
Em qualquer época do ano a busca por malhas em Serra Negra, a 150 km de São Paulo, é grande. A oferta de produtos na cidade é grande devido a quantidade de fabricantes na regiãoClip267
Socorro, a 134 km de São Paulo, é outro grande polo de malhas. A feira permanente de produtos que acontece na região movimenta o comércio e incentiva o turismoClip268
Os derivados de uva são os principais produtos de Vinhedo, a 79 km de São Paulo. A cidade também abriga o Shopping Outlet Premium (na foto), que oferece as coleções de diversas lojas de marcas conhecidas com descontosClip269
Em Várzea Paulista, a 63 km de São Paulo, acontece anualmente a Orquivárzea, evento especial para quem gosta de orquídeas. A cidade é uma das principais do estado na produção e exportação da florClip270
A cidade de Franca, a 400 km de São Paulo, é sede de diversas fábricas de sapatos, o que faz tornar-se um ótimo passeio para quem procura variedade do produto. na foto, interior da Anatomic GelClip271
Quem passa por Campos do Jordão, a 167 km de São Paulo, pode aproveitar a confecção artesanal de chocolates na cidade para adquirir bombons, barras e outras opções de consumir o doceClip272
Vários ateliês de cerâmica fazem parte das opções de passeios de quem vai a Cunha, a 222 km de São Paulo; a cidade é um grandes polos de artesanatoClip274
Quem procura móveis coloniais tem em Itatiba, a 84 km de São Paulo uma boa opção. A cidade, que foi uma das grandes produtoras de café no século 19, possui um grande número de empresas do ramo moveleiro. Na foto, fachada do hotel Dona Carolina, na cidadeClip275
A festa do morango é uma das tradições de Atibaia, a 60 km de São Paulo. A cidade divide com Jarinu a grande produção da frutaClip276
Calçados femininos fazem a fama de Jaú, a 296 km de São Paulo. Várias empresas do gênero oferecem seus produtos na cidade. Na foto, interior da fábrica DalephClip277

17 agosto, 2011

Sabores do azeite

http://alimentacao.terra.com.br/noticias/bem-estar-e-saude-3/sabores-do-azeite-348
Além de seus grandes benefícios para a saúde, o azeite de oliva ainda ajuda a perder gordurinhas

Os benefícios do azeite são conhecidos há muitos anos. O uso desse tipo de óleo é uma prática antiga, que perdura até os dias de hoje. Não por acaso o azeite é a estrela da famosa dieta mediterrânea (peixes, azeite, vinho, legumes e frutas), sempre celebrada por sua alta qualidade nutritiva. Além de ser considerado pelo Food and Drug Administration - FDA (agência que regulamenta produtos farmacêuticos e alimentícios nos Estados Unidos) como um alimento funcional, ou seja – que contém nutrientes essenciais para o organismo – as pesquisas constantemente comprovam: o azeite faz bem para a saúde.

Para começar, o azeite de oliva contém vitaminas que ajudam na manutenção da pele. De acordo com a nutricionista Mônica Castellari, do Pará, ele pode ser até mesmo considerado um importante produto de beleza por causa da presença de ácidos graxos, que tornam a pele mais macia. A presença de antioxidantes e de vitamina E no azeite também retarda o processo de envelhecimento, combatendo os radicais livres, ela salienta. “Essas mesmas substâncias ajudam ainda a combater o aparecimento de alguns tipos de câncer”.

Por ser derivado da azeitona, e não de sementes como a maioria dos óleos, o azeite é rico em gordura monoinsaturada - a gordura mais saudável que existe. Por causa disso, conforme explica a nutricionista, um dos principais benefícios do azeite é a prevenção de doenças cardiovasculares. “Ele aumenta os níveis de colesterol bom (HDL) e diminui os de colesterol ruim (LDL)”.

Outro ponto ser considerado é a ajuda dada pelo azeite para o processo de digestão. Segundo a nutricionista, ele previne a constipação e mantém o sistema digestivo saudável. “Ingestão de azeite de oliva ajuda o metabolismo devido ao seu nível calórico alto, sem a presença de colesterol ruim“. O azeite também é ótimo na prevenção de úlceras de estômago.

Custom Editora
Especial para o Terra

16 agosto, 2011

Confira dicas para organizar sua mudança sem pressa

http://classificados.folha.uol.com.br/imoveis/959109-confira-dicas-para-organizar-sua-mudanca-sem-pressa.shtml
PUBLICIDADE

BRUNA BORGES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


Empacotar as coisas para a troca de endereço é uma das piores partes da mudança. Ao esvaziar os armários e desmontar a mobília é que se vê o tamanho do problema, que nem sempre cabe no novo imóvel.
Sem organização, o traslado pode acabar com sapatos na cozinha, panelas na sala e aquele valioso jogo de louças -herança de família- quebrado durante o transporte descuidado.

Alessandro Shinoda/Folhapress
Na mudança do casal Karina, 32 e Gustavo Guido, 32, os dois sofás tiveram de ser içados do ex-apartamento no 9º andar

Na mudança do casal Karina, 32 e Gustavo Guido, 32, os dois sofás tiveram de ser içados do ex-apartamento no 9º andar
A Folha consultou arquitetos e especialistas em mudança e compilou um passo a passo da preparação, que deve começar, ao menos, um mês antes do dia D.

ESCOLHA
Avaliar quais peças vão para o novo endereço e quais ficam é o primeiro passo da mudança.
É importante verificar a medida dos cômodos da nova casa e do espaço ocupado pelos móveis da anterior para evitar surpresas de falta de lugar para algum deles.

ORÇAR O TRASLADO
Analise as garantias oferecidas pela transportadora e os custos com seguro (cerca de 1% do total).
O transporte de dois guarda-roupas, camas de casal e de solteiro, sofás, mesa de jantar e eletrodomésticos dentro do mesmo bairro sai por R$ 3.500, na Granero.

30 DIAS ANTES
Separe materiais necessários para empacotar: caixas de papelão, plástico-bolha, fita adesiva, etiquetas, canetas e marcadores e caderno.
Encaixote primeiro os objetos que são pouco utilizados.
Numere as caixas, anote o que há nelas e cômodo de destino. Mantenha o controle em um caderno para conferir a localização de cada objeto.

Karime Xavier/Folhapress
A arquiteta Juliana Faria embala taças de cristal

A arquiteta Juliana Faria embala taças de cristal

DOAÇÕES
Encontre destino adequado para peças que não são mais usadas.
Objetos pequenos e roupas podem ser entregues em instituições de caridade. Para doar móveis, a Cruz Vermelha e o Exército da Salvação são opções em São Paulo, mas é preciso agendar a retirada.

AVISOS
Passe seu novo endereço a família e amigos. Informe também a mudança ao banco e a outros fornecedores que entregam material em casa.
Solicite o desligamento programado de água, gás, energia elétrica, internet, telefone e TV por assinatura. Cancele ou transfira o endereço do serviço, segundo o interesse.

MOMENTOS FINAIS
Verifique as instalações do seu endereço de destino: lâmpadas e fornecimento de água, de gás e de internet. Providencie a limpeza da nova casa.
Comece a esvaziar a geladeira e o freezer do velho lar.
Separe os objetos de maior valor e se responsabilize pelo seu transporte.

GARANTIA
No dia da mudança, entregue o inventário de tudo o que será carregado para a empresa transportadora. Anexe fotos dos objetos frágeis, para registrar seu estado.
Exija que o responsável pela empresa assine um documento para comprovar a vistoria em caso de problemas.

10 agosto, 2011

Sua esposa vive reclamando da sua bagunça?

http://www.universodamulher.com/2009/05/sua-esposa-vive-reclamando-da-sua-bagunca.html



Veja o que pode ser feito para melhorar o espaço de vocês

Nem todas as pessoas têm o dom da organização, embora não se esteja generalizando a classe masculina, não é muito comum encontrar homens especificamente organizados.
Ao contrário do que muitos pensam, não é tão difícil assim manter as coisas em ordem. O que precisa ser feito é estabelecer a importância de cada objeto em seu devido lugar.

Para quem tem o dom e gosta, já é possível conciliar prazer e lucro. O profissional de “Assessoria Doméstica”, hoje, nada mais é do que o antigo mordomo ou governanta. Eles atendem pessoas que não dispõem de tempo para cuidar do lar. Dentro do seu planejamento, está a administração de todas as coisas. Desde listas de compras, organização de despensa, contratação de faxineiras, pagamento de contas, detalhes para um jantar ou até mesmo uma grande recepção. A vantagem da profissão é poder atender várias pessoas ao mesmo tempo e cobrar por hora de trabalho.


Administrando a organização


É preciso perder um pouquinho de tempo para começar, mas os resultados são surpreendentes. O primeiro passo é determinar por onde iniciar, pois a escolha precisa contribuir para outras tarefas. É como uma receita de bolo: a primeira coisa a fazer é verificar se há todos os ingredientes. Se acontecer um erro, lembre-se de que você está aprendendo e a perseverança é indispensável em qualquer aprendizado.

De acordo com a orientação de algumas assessorias domésticas de empresários e executivos, o grande segredo para quem não consegue se organizar, mas deseja aprender, é ir até o fim quando começa algo e transformar o “priorizar” em regra. Para os solteiros que moram sozinhos e trabalham o dia inteiro, é de grande valia todo o ensinamento. Para os casados que querem aderir ao sistema, as esposas agradecem.

Segundo os profissionais da área, o hábito da organização gera mais espaço, tempo e praticidade. É preciso dividir espaços da casa para organizar coisas em comum. Exemplo: armários e closets, cozinhas e despensas, áreas de serviço e banheiros. CDs, DVDs e livros podem ficar em um mesmo lugar.

Produtos de limpeza em uso, em local de fácil acesso, nem tão baixo e nem tão alto, e na frente dos frascos que ainda não foram abertos. Produtos iguais em estoque, enfileirando um na frente do outro. Os que vencem antes devem ficar mais à frente, o que vai durar mais fica no fundo. O mesmo serve para os enlatados no armário da despensa: quando um sair, outro toma o seu lugar, como nos supermercados.

No guarda-roupas, separe as peças que são utilizadas mais freqüentemente, e deixe-as nas prateleiras mais fáceis de alcançar.
Camisetas e shorts podem ser armazenados enrolados (dobre no meio e depois enrole começando pela gola, ou pelo elástico da cintura). Cuecas e meias podem ficar enroladinhas em gavetas, caixinhas, divisórias ou sacos-cabide.


Na cozinha, não misture facas com pegadores e conchas, pois na hora de usá-los, pode acontecer um acidente. Vidros, louças e porcelanas devem ficar em um lugar, panelas em outro e plásticos ainda em outro.
Vassouras, rodos, panos de chão e pregadores de roupa também precisam ter o seu cantinho, de preferência em lugares escondidinhos na área de serviço.

Os sacos de lixo normalmente são embalados juntos e, na hora de retirar um, saem muitos ao mesmo tempo. A solução é tirá-los e empilhá-los um em cima do outro ou dobrá-los um a um em rolinhos. Na hora da pressa vai fazer uma grande diferença. Saquinhos de supermercado podem ser guardados no guarda-saco após serem esticados e enrolados no sentido fundo/alça.
Não havendo guarda-sacos, as sacolas de mercado podem ser armazenadas em um cesto pequeno, caixa de papelão ou até mesmo em uma das sacolas, pendurada em local estratégico.

Telefone sem fio deve ficar sempre na base. Perto dele, lista telefônica, caderneta de telefones, assim como bloquinho de anotação e uma caneta. No caso dos controles remotos, o ideal é que, fora de uso, fiquem sempre ao lado ou em cima do eletrodoméstico correspondente.

Para os que dão uma mão às esposas, no fim de semana, ou também para os que moram sozinhos, o ideal é que a faxina seja feita sempre pela manhã para aproveitar o horário do sol. Uma ótima dica é organizar uma agenda semanal e outra mensal.

É bom lembrar novamente do quesito “prioridade”. Há tarefas que são feitas com mais freqüência do que outras. Fica possível, assim, organizar limpeza de armários altos, bibliotecas e rever objetos que já não servem mais.

É interessante também reservar um lugar para carteiras e chaves para quando se entra em casa. Na hora da saída, isso pode facilitar bastante.

Tudo dentro de uma casa precisa ter um lugar certo para ficar. Contas pagas em uma caixa ou suporte e contas para pagar em outra caixa. Documentos necessitam de um lugar especial como pastas. Elas podem ser organizadas com etiquetas por assunto. (contas antigas, faturas, boletos, comprovantes, etc.).

05 agosto, 2011

Beleza das Ondas

http://esportes.terra.com.br/fotos/0,,OI163494-EI1137,00-Fotografo+registra+angulos+incomuns+de+ondas+veja+imagens.html

Fotógrafo registra ângulos incomuns de ondas; veja imagens

Segundo o fotógrafo Clark Little, quando há pouco vento, as ondas se transformam em vidro e criam reflexos interessantes; esta imagem foi feita no início da manhãClip246 As imagens do fotógrafo, especializado em registrar ondas a partir de ângulos incomuns, estão em exibição no Smithsonian Museum, em Washington, até o dia 25 de setembro, depois que ele recebeu dois prêmios na última edição da Competição Internacional de Fotografia Windland Smith Rice Clip247Aqui, a visão por debaixo d'água de uma uma onda quebrando. É possível ver o sol, a montanha e a areia no alto e na parte de baixo da imagem  Clip248Na foto batizada de "creme de coco", o azul do céu havaiano entra em contraste com a enorme onda branca prestes a quebrar Clip249Clark Little aparece aqui com sua câmera protegida por um invólucro à prova d'água Clip250Esta imagem foi registrada em Oahu, no Havaí; a espuma branca é resultado da quebra de uma onda anterior Clip251Segundo o fotógrafo, esta enorme onda estava quebrando sobre um banco de areia tão raso que a areia estava sendo puxada para dentro da onda Clip252O flash iluminou o interior desta onda, enquanto o pôr-do-sol criou reflexos cor-de-rosa Clip253Clark Little estava deitado na areia quando tirou esta foto; apenas segundos depois, a onda quebrou por cima dele e ele foi arrastado por 20 metros e ficou completamente coberto de areia Clip257O sol brilha no interior desta onda nas últimas horas do dia Clip259Clark Little conta que meio segundo após tirar esta foto, a onda bateu nele de frente, arrancando a câmera de suas mãos e o carregando em uma massa giratória de ar e águaClip255Nesta imagem, duas ondas colidiram para criar um leque de água; o título da fotografia, Mohawk, vem do penteado punk inspirado em índios americanos Clip256

03 agosto, 2011

Resumo PESSOAL da Dieta Dunkan

referência: http://saboridades.com/

RESUMO PESSOAL DA DIETA DUNKAN

Favor consultar o blog de origem para informações detalhadas

Baseado no Blog da Carol Guimarães, Saboridades

http://saboridades.com

FASE 1

PP - Proteína Pura
Fazer por até 14 dias


Você só pode comer proteínas, ou seja:
carnes magras, queijos magros, ovos (claras quanta quiser, mas até 2 ovos com gemas inteiros por dia) e laticínios magros como iogurte desnatado e leite desnatado.
Nesta fase você pode DEVE consumir ainda 1 1/2 colher a 2 de aveia ao dia e procurar fazer 20 minutos de atividade física leve (caminhada).
O  Dr Dukan aconselha evitar ao máximo gorduras, eu (* Carol Guimarães do Blog Saboridades) peço para incluir um pouco de azeite no preparo de alimentos.
OBSERVAÇÕES
1. TODAS AS CARNES (sim TODAS, isto vale para: bifes bovinos, carne de frango -grelhada/assada, peixes e suínos- bisteca ou lombro grelhado ou assado), de preferência às carnes magras e retire toda gordura aparente!
2. QUEIJOS (TODOS,mas prefira os queijos mais magros como MINAS, BRANCO, RICOTA, MUSSARELA E COTTAGE, limite o consumo dos queijos mais calóricos e gordurosos como gorgonzola, cheddar etc
3. IOGURTE E LEITE DESNATADO SEM AÇÚCAR
4. OVOS- mexido, cozido, frito (em um fio de azeite), pochet e omelete.
5. TODAS AS FOLHAS: ALFACE, RÚCULA, ESPINAFRE, REPOLHO, CHICÓRIA, ESCAROLA, CATALONHA, FOLHAS DE MOSTARDA ETC! Originalmente a dieta DUKAN não tem folhas mas eu*  como nutricionista não consigo entender porque então deixo ter folhas e legumes nesta fase.
6. EMBUTIDOS: prefira os mais saudáveis como peito de peru e presunto magro.
7. BEBIDAS- café e chá sem açúcar, refrigerantes zero, limonada com adoçante e muuuita água!
8. AVEIA- o único cereal permitido. Dr. Dukan sugere consumo de 2 a 3 colheres ao dia, na forma de mingau, panqueca, ou em leite desnatado.

Fase 2

PV - Proteína + Vegetais
Fazer até alcançar o seu peso objetivo.
Esta fase é muito parecida com a fase 1 mas você tem mais liberdade com queijos, legumes cozidos por exemplo.


LEGUMES PROIBIDOS:


Batata
Cenoura
Beterraba
Mandioca
Mandioquinha
Inhame
batata doce

Na fase 2 você pode aumentar um pouco a quantidade de aveia .
Você deve intercalar alguns dias da fase PP com a fase PV da seguinte forma: 5 dias PP + 5 dias PV ou 1 dia PP + 1 dia PV. Assim você não continua emagrecendo bem rápido!
Atenção: se você tiver mais de 15 kg a ser eliminado, vale entrar com 1 porção de fruta ao dia.
Capriche muito na água.
Uma dica muito boa para você não enjoar da dieta é fazer esta receita: panqueca dukan

Fase 3

CONSOLIDAÇÃO
Chegou ou está perto de chegar ao peso ideal
Você começa a reintroduzir os alimentos gradativamente.
Para cada quilo perdido, faça esta dieta fase 3 por 5 a 10 dias.


Além dos produtos permitidos nas fases anteriores, agora você vai ser capaz de ter: pão, fruta, queijos e outros produtos ricos em amido. Você também será capaz de ter alguns outros alimentos que eram proibidos até agora, graças às Refeições Celebração, mas você precisa seguir todas as regras:

1 porção de fruta por dia
Bastante fruta qualquer com exceção de bananas, cerejas e frutas secas. Uma porção é uma peça: uma maçã, uma pêra, uma laranja, uma pequena taça de morangos, um punhado de amoras, ameixas um pouco, etc
2 pedaços de pão integral por dia
Você pode tê-los em qualquer momento do dia: café da manhã, como sanduíches, com sopa.
40 gramas de queijo por dia
Você pode ter qualquer: gouda, queijo suíço, cheddar. Evite queijos de cabra, camembert, roquefort. É melhor ter a parte inteira de uma só vez, para evitar ter demais.
2 porções de produtos com amido na semana
Evite arroz branco e batatas.

REFEIÇÕES CELEBRAÇÃO


Duas vezes por semana você pode ter as refeições celebração. Isso pode ser qualquer coisa. Sim, pode ser pizza ou batatas fritas e sorvete, mas há regras:
Entre um jantar de celebração e na próxima, deve haver pelo menos uma diferença de 48 horas, por isso, se você tiver um para o jantar de domingo, você não deve ter outra segunda-feira um café da manhã. Você tem que dar tempo ao corpo para queimar as calorias em excesso.
É melhor na verdade escolher um momento onde você realmente pode “celebrar” esta refeição. Talvez tenha algo gorduroso, mas preparado em casa. Pode ser um aperitivo (como pão francês por exemplo), o prato principal (frango frito, pizza, sanduíches), sobremesa (um pedaço de bolo) e um copo de vinho.

Proteína Dia


Por último mas não menos importante: um dia de pura proteína (PP) por semana. Essa é a garantia que você não vai ganhar peso. Neste dia, você só pode comer os alimentos permitidos na fase de ataque (FASE 1).
É só mais um esforço, que vai um longo caminho, para suportar seu peso, saudável novo. É melhor escolher uma quinta-feira, como geralmente é o dia menos ocupado, do que as preocupações da segunda-feira.
Eu* sugiro que você se pese semanalmente nesta fase para evitar o ganho de peso.

Fase 4

ESTABILIZAÇÃO
Manter o que aprendeu
Você deve manter tudo aquilo que aprendeu, ou seja, procurar consumir a aveia, fazer atividade física e dar sempre preferência aos alimentos mais saudáveis e com poucas calorias.
Deve apenas se lembrar de todo o esforço que você fez para evitar voltar ao peso anterior. Para isso VOCÊ DEVE 1 VEZ A CADA SEMANA FAZER A FASE 1 (PP). Isto vai conservar o peso e evitar o aumento.

Mingau de aveia - Dukan

http://saboridades.com/2011/03/14/segunda-feira-light/

Do Blog Saboridades

http://saboridades.com/

Nutricionista Carol Guimarães


OATMEAL COMPLETO (Mingau de Aveia)

foto: Carol Guimarães – Blog Saboridades

Ingredientes:
1 xícara de leite desnatado
2 colheres de sopa de aveia em flocos
1 colher de sobremesa de mel
1 colher de sopa de granola

Modo de Fazer:
Em uma frigideira anti aderente, coloque o leite e a aveia.
Ligue o fogo e comece a mexer bem até obter a consistência cremosa.
Desligue o fogo. Coloque o mingau em um prato fundo ou bowl.
Despeje o mel e a granola sobre o mingau e está pronto para comer!
Um café da manhã ou lanche da tarde completo, rápido e super gostoso. Além de hiper nutritivo, contém cálcio do leite, carboidratos e fibras do mel, granola e aveia!
Aproveite!!!
Calorias= 196 (granola sem açúcar) ou 55 pontos!

por Carol Guimarães


ADAPTAÇÃO PARA DIETA DUKAN - fase 1:
Ingredientes:
1 xícara de leite desnatado
2 colheres de sopa de aveia em flocos
adoçante (desligar o fogo antes de acrescentá-lo)

Eu, Dea, adicionei um cravo inteiro - que retirei depois de pronto - e polvilhei com canela em pó antes de comer. AMEI!

02 agosto, 2011

Dieta da Proteína

http://www.dietadaproteina.org/

Saiba como a Dieta da Proteína funciona

by PAULO on APRIL 24, 2011


Dieta da Proteína


Dieta da Proteína


Dentre as diversas e mais inusitadas dietas que existem – dieta da sopa, dieta da USP, dieta da lua, etc. – uma que tem conquistados vários adeptos é a dieta da proteína. Pelo fato de possuir um método bem simples de ser seguido, pelo menos em teoria, a dieta da proteína ganha fãs todos os dias. A ideia por trás dessa dieta é bem simples: levar o consumo de carboidratos para o mínimo possível, substituindo-os por proteínas.


Um menor número de carboidratos na alimentação representa menos açúcar convertido em energia, e menos energia produzida é igual a menos gordura para ser guardada como reserva. Uma conta fácil e inteligente.


Mas algumas ressalvas precisam ser feitas. Por exemplo, a dieta da proteína não é recomendada para pessoas que praticam exercícios regularmente. Isso porque o nosso corpo utiliza os carboidratos não só como combustível para essas atividades, como também para ajudar os nossos músculos a se recuperarem do desgaste causado pelos exercícios. Por isso a dieta da proteína é geralmente recomendada a pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física. Além disso, por causa das consequências que sofremos com a diminuição de carboidratos na corrente sanguínea, essa dieta não deve ser mantida por muito tempo. Recomenda-se fazer uso da dieta por 15 dias e, no máximo, se houver necessidade, prolongá-la por mais 15. Entre um período e outro, porém, é necessário que a pessoa coma normalmente,inclusive ingerindo carboidratos, pois a restrição desse nutriente por muito tempo pode causar dores de cabeça, náuseas, fraqueza, tontura e outros sintomas desagradáveis.


Veja o que pode e o que não pode na dieta da proteína:





01 agosto, 2011

Rosetas feitas de ziper - By Heidi (tutorial)

http://www.u-createcrafts.com/2010/06/creative-guest-zipper-rosette-tutorial.html
Hi!
I'm Heidi from Made by Heidi. I have two sweet, little girlies and a serious addiction to all things crafty!

Zipper-Rosette Headband





What you need:
Zippers {any color, any  size}
needle & thread
*hard interfacing
*hot glue gun
Step One:
Cut entire length of zipper, leaving just over a 1/4 inch on either side.

Step Two:
Cut ends off zipper.

Step Three:
Separate zipper.

Step Four:
Fold 1/4 inch of the zipper onto itself. Stitch through material {left from step one} a few times to secure it.


Step Five:
Wrap & stitch (same way) until you have 3 rows.

Step Six:
Insert needle through two rows (the new row and the row directly beneath it).
Insert it from back of the rosette.

Then insert needle from front to back

Keep wrapping and repeat step six every 1/8 inch until done.
Step Seven:
Once zipper is desired size, cut off remainder. Stitch several times to secure it.

*Step Eight:
Attaching to hard surface: Cut extra-heavyweight interfacing to fit rosettes. Hot glue to back of rosette.
Attaching to soft surface (i.e., fabric): Skip step eight and sew directly onto fabric.

All done!
Attach to anything!
Shoes, bracelets, headbands, earrings, necklaces, frames, the possibilities are endless!
(available on my Etsy: necklace, bracelet, headband)




Cavalos Cantores