Este blog contém artigos de assuntos de interesse geral que pesquiso pela web. Salvo aqui meus favoritos para futuras referências. Entrem e fiquem
​à
vontade.

​Atenção: todos os posts que
não
​ forem da minha autoria se iniciam​
​ com o link do post original.​

07 dezembro, 2009

Crianças nos esportes

http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI4141475-EI1377,00-Prepare+seu+filho+para+competir+nos+jogos+do+Rio.html

Segundo o médico especializado em medicina do esporte, Renato Romani, professor do Cemafe (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte), órgão ligado à Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), é preciso respeitar a faixa etária da criança em relação ao esporte. "E, acima de tudo, optar pela modalidade de que ela gosta."

O médico, portanto, aconselha prestar atenção nas fases da criança antes de exigir alta performance:

1 a 6 anos - É uma fase em que se busca o equilíbrio motor, por isso o esporte deve ser lúdico. "Deve servir como detalhe ou pretexto para aprender a correr, pular e cair".

7 a 12 anos - Aqui se começa o aprimoramento das técnicas. Mas é preciso variar as modalidades para evitar os movimentos repetitivos, que não colaboram com o desenvolvimento pleno. "É um erro colocar a criança em um esporte somente, como acontece muito com os meninos que só praticam futebol."

A partir de 13 anos - O corpo apresenta maior desenvolvimento, e o gosto por um esporte em especial é determinante. "Essa fase gera memória, ou seja, quando ficar adulto vai se lembrar que treinava tal esporte, o que facilita a volta à atividade física - tão importante para evitar o sedentarismo e criar um estilo de vida saudável."

Segundo Romani, o elemento competição é importante na formação da pessoa, pois favorece a sociabilidade, o respeito às regras, o conhecimento da diferença entre a vitória e a derrota e empenho para ter sucesso. "Mas é preciso praticar o esporte de que gosta", disse.

Outra recomendação do médico do esporte é prestar atenção no técnico. Esse profissional precisa ter bom senso para evitar exageros nos treinos, além de respeitar a criança, sem xingamentos ou exigências descabidas. Porém, nem todo mundo nasce com o dom para atleta. O jeito é prestar atenção na criança para perceber se ela está gostando ou não do esporte.

Se ela apresentar os comportamentos abaixo, é melhor rever a prática do esporte:

- Usa desculpas para não treinar
- Sente dores
- Se comporta de forma agressiva

Por outro lado, uma "criança talento" já se destaca das outras logo cedo por ter mais facilidade para o esporte. Os treinos para competição podem ficar mais intensos a partir dos 14 anos, mas não há regras, pois depende das características individuais. "E a competição tem seu lado bom: envolve a família e amigos, que participam tanto do dia a dia quanto dos jogos ou provas", disse Romani.

O médico, no entanto, disse que o esporte nem sempre é tão bonito. E os pais precisam discernir o bom e o ruim da prática esportiva. "Isso porque o indivíduo pode começar a usar drogas, como anabolizante, para melhorar a performance, por exemplo."

Nenhum comentário:

Cavalos Cantores