Este blog contém artigos de assuntos de interesse geral que pesquiso pela web. Salvo aqui meus favoritos para futuras referências. Entrem e fiquem
​à
vontade.

​Atenção: todos os posts que
não
​ forem da minha autoria se iniciam​
​ com o link do post original.​

27 dezembro, 2009

Organize sua casa para deixá-la sozinha nas férias

http://bbel.uol.com.br/casa/post/organize-sua-casa-para-deixala-sozinha-nas-ferias.aspx

Organize sua casa para deixá-la sozinha nas férias

Organize sua casa para deixá-la sozinha nas férias

Não deixe que saibam que sua casa está vazia

Segurança, principal quesito.
Se a luz fica acesa durante o dia e a correspondência não é recolhida, todos que passam pela rua sabem que a casa está sozinha. O principal cuidado ao deixar sua casa nas férias tem que ser com a segurança. Infelizmente, nos dias de hoje, todo cuidado com segurança é pouco.

Tome todas as precauções para que ela não pareça abandonada. Contrate um jardineiro que serve sua rua ou uma vizinha para que ela varra a sua calçada todos os dias, recolha a correspondência, apague a luz de vigia (aquela que fica acesa a noite toda). Assim sua casa  terá um aspecto cuidado.

A tecnologia como aliada
Uma das tecnologias que mais cresce é a Telemetria. Este serviço possibilita aos seus usuários, visualizar seu imóvel e veículo através pelo celular com tecnologia GSM/GPRS, como também, utilizar o serviço pela internet a qualquer hora do dia. De qualquer lugar do mundo você acessa sua casa e pode averiguar se está tudo bem. A empresa que administra esse serviço recebe um sinal se alguma coisa estiver acontecendo, como tentativas de abertura de porta, janela, invasão de áreas abertas ou fechadas, e envia uma equipe de segurança imediatamente até o local, além de comunicar o proprietário.

Luz de vigia
Tenha um sensor de escuro, que acende luzes automaticamente, quando começa a anoitecer, especialmente as do quintal. Assim, sua casa não fica toda às escuras, na sua ausência.
Se puder, peça para alguma pessoa de confiança, sempre visitar sua casa, enquanto você estiver viajando. Movimentos de pessoas indicam que a casa está sempre com alguém, intimidando os invasores.

Jornais e revistas
Suspenda a entrega de jornais e revistas, durante o período em que estiver fora.
Nada mais comprometedor do que jornais jogados na frente da casa. Todos que passam vão saber que a casa está sozinha e seus moradores viajaram.

Não divulgue sua viagem aos quatro cantos
Não é seguro que todos saibam que você estará fora. Avise só quem realmente confia e pode contribuir, ajudando de alguma forma.

Campainha
Desligue. Se alguém tocar, não saberá se está funcionando ou não com a ausência do som. Se ela toca e ninguém atende, o ladrão sabe que a casa está vazia.

Trancas e fechaduras
Deixe tudo em ordem e reforçado. Dificulte o trabalho do ladrão.

Vizinhança Solidária
Uma idéia, que pode ser adotada por você e seus vizinhos e que já dá excelentes resultados é o que estão chamando de vizinhança solidária.
Os vizinhos cuidam uns dos outros, só no sentido da segurança é claro.

Funciona assim:
1. Eles se organizam e juntam recursos para pagar uma vigilância diferenciada, nas ruas, vinte e quatro horas por dia.

2. Todos os vizinhos têm os telefones de todos os moradores, que participam.

3. Andam com apitos nos carros e dentro de casa. Qualquer atitude suspeita, eles apitam. Já conseguiram impedir assaltos e quando viajam ficam mais tranqüilos.

4. Também é uma ótima oportunidade para resgatar a convivência com as pessoas que moram na mesma rua e que às vezes nem conhecemos ou cumprimentamos.

Se a sua rua não conta com esse serviço, quando viajar, deixe um número de telefone com um vizinho, caso ele precise fazer contato para perguntar ou avisar sobre alguma ocorrência.

Uma placa pode ser colocada na casa, com a seguinte frase "Estamos de olho em você".

Quem gosta de organização adora sair de férias e deixar tudo em ordem. Sempre que voltamos, estamos com saudades de tudo que é nosso. Nossa cama, chuveiro, cozinha e tudo o que nos dá aconchego em nosso lar. É muito bom quando voltamos e tudo está arrumado. Apesar de estarmos saindo de férias, sempre voltamos cansados, pois saímos da rotina, que é segurança e normalidade.
O simples fato de sabermos que, quando retornarmos, nossa casa estará como deixamos, faz as férias serem mais tranqüilas.

Deixe sua casa preparada para o tempo que você vai ficar fora. Feche suas janelas  deixando alguns vidros abertos, especialmente os das janelas com venezianas, para que a casa  fique arejada e não esteja com cheiro de fechada, quando você voltar. Não esqueça de desligar todos os aparelhos elétricos e as TV's das tomadas.

Geladeira limpaA geladeira deve ficar limpa e aberta

Tire tudo de dentro e faça uma faxina. Depois de limpa passe um pano com álcool e deixe a porta aberta para que não embolore. Se deixar alimentos na geladeira e a luz acabar, eles apodrecerão e sua geladeira ficará impregnada com um cheiro horrível.

Camas
Aproveite para deixar as camas e travesseiros respirando, sem os lençóis, mantas e capas de travesseiros.

Plantas
As plantas são fáceis de manter úmidas. Veja nosso artigo: Plantas para vasos de interior.

Reformas e pinturas
Essa é uma excelente hora para fazê-las. Especialmente se você não gosta de bagunça e tem alguém que pode fazer esse serviço e que é de confiança. Aproveite e faça esses reparos, quando você não estará habitando a casa. Mas, com pessoas de extrema confiança. Também é uma maneira de ter movimento na casa. Quando você voltar, sua casa estará de cara nova e combinará com seu espírito renovado também, pelas férias que desfrutou.

Consertos  de aparelhos eletrodomésticos e outros
Essa é uma boa hora para mandar consertá-los. Também roupas, sapatos e lavagem de edredons, cortinas, estofados, tapetes. Deixe tudo nos locais apropriados e quando voltar e só ir buscar. Você não sentirá sua falta e eles estarão novos quando você retornar.

Marido fica
Se o seu marido vai ficar sozinho, faça com que seja bem servido, com tudo que pode precisar, para que ele sinta sua falta apenas emocionalmente e não para sua sobrevivência.

O lado bom do marido ficar em casa enquanto o resto da família sai de férias, é que a casa fica sob sua vigilância, com uma pessoa sempre saindo pela manhã e voltando a noite recolhendo jornais, revistas e correio e apagando as as luzes pela manhã.

Dê qualquer maneira instale um snsor de escuro para que seu marido não tenha que se lembrar de ligar e desligra as luzes de vigia.

Mas e a comida? É fácil, você pode deixar seus pratos prediletos prontos. É uma maneira carinhosa de deixá-lo reconfortado, na ausência de todos. Prepare os pratos, que ele adora, em porções individuais e congele.

Pela manhã, ligue para ele, veja se está bem, diga que sentiu saudades e peça para ele tirar do congelador o prato que ele deseja no jantar e deixar na geladeira. Quando ele chegar à noite, é só esquentar no micro e pronto.

Ligue, à noite e pergunte como foi seu dia, conte o seu e indague sobre o jantar, se estava bom. Certamente, você receberá elogios. Se não tem uma funcionária, deixe pelo menos uma faxineira para trocar a roupa da cama, lavar as roupas e passar. E, também dar aquela limpada básica, semanal, na casa.

Com organização e previsão de todas as suas necessidades, você pode fazer com que suas férias realmente sejam úteis. Afinal, as férias acabam e a vida continua. Sua casa pode estar tinindo quando você voltar. Com ânimo renovado, você e ela seguirão pelo ano, com muito mais energia, positiva é claro.

Nesse momento suas energias estão todas canalizadas para a viagem e seu preparo. Faça, seguindo as dicas que colocamos em  Férias que  realmente são férias. Mas não se esqueça de deixar seu porto seguro em ordem, para quando você retornar.


Nenhum comentário:

Cavalos Cantores