Este blog contém artigos de assuntos de interesse geral que pesquiso pela web. Salvo aqui meus favoritos para futuras referências. Entrem e fiquem
​à
vontade.

​Atenção: todos os posts que
não
​ forem da minha autoria se iniciam​
​ com o link do post original.​

09 dezembro, 2009

Previna-se contra as doenças trazidas pelas enchentes

http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI4146434-EI1497,00-Previnase+contra+as+doencas+trazidas+pelas+enchentes.html

Previna-se contra as doenças trazidas pelas enchentes


Em época de tempestades e alagamentos, além dos perigos que as pessoas que tiveram contato direto correm em contrair doenças, aumentam os riscos de contaminação também pela água e pelos alimentos. Como consequência, ficamos mais vulneráveis a doenças como leptospirose, hepatite A, diarreias, febre tifoide e até mesmo cólera.

Segundo o infectologista Jaime Rocha, a melhor saída, para prevenir complicações, é cercar-se de condutas seguras em casa ou fora, na hora de ingerir líquidos e de se alimentar, para minimizar o risco de contato com agentes infecciosos. É ele quem dá as dicas:

1) Use somente líquidos engarrafados ou enlatados.

2) Só beba água tratada quimicamente, filtrada ou fervida.

3) Prefira consumir os alimentos assados e cozidos; os legumes e frutas descascados.

4) Lave as mãos antes e após o preparo dos alimentos.

5)Para higienizar verduras, frutas e hortaliças, dilua uma colher (sopa) de água sanitária em um litro de água tratada ou fervida. Lave os alimentos em água corrente e, em seguida, deixe-os imersos na solução por 30 minutos. Para finalizar, limpe-os novamente com água limpa, antes de consumir.

Nenhum comentário:

Cavalos Cantores