Este blog contém artigos de assuntos de interesse geral que pesquiso pela web. Salvo aqui meus favoritos para futuras referências. Entrem e fiquem
​à
vontade.

​Atenção: todos os posts que
não
​ forem da minha autoria se iniciam​
​ com o link do post original.​

31 dezembro, 2009

Invista em receitas caseiras para recuperar os fios no verão

http://beleza.terra.com.br/mulher/interna/0,,OI4175836-EI7590,00-Invista+em+receitas+caseiras+para+recuperar+os+fios+no+verao.html


Invista em receitas caseiras para recuperar os fios no verão

Getty Images

Máscara caseira é uma ótima opção para manter os fios hidratados no verão
 

Na estação mais quente do ano, os cabelos sofrem com a exposição prolongada ao sol, o contato com a água do mar e da piscina, que acabam deixando resíduos nos fios. Para compensar os maus tratos, hidratar as madeixas regularmente é um cuidado indispensável.

Porém, é comum que, durante as viagens de férias, ninguém queira carregar um nécessaire lotado de produtos. Da mesma forma, estando longe de casa, fica mais difícil contar com os serviços do salão que se está acostumada a frequentar. Uma boa saída, portanto, é recorrer a tratamentos com produtos naturais, fáceis de usar.

"As máscaras caseiras são uma alternativa barata e prática para manter os fios saudáveis durante todo o verão", afirmou a hairstylist Lílian Souza. É ela quem indica quatro receitas para revitalizar e melhorar a aparência dos cabelos. Mas avisa: "Mesmo com produtos naturais, é preciso ter o cuidado de fazer o teste para saber se você tem alergia a algum ingrediente. A dica é aplicar uma pequena quantidade do produto na região próxima ao punho, no antebraço, e esperar pelo menos 15 minutos. Se não houver reação, sinal verde para usar", disse.

Outra dica da profissional é aplicar a máscara tão logo for feita a mistura. "Muitos ingredientes perdem suas propriedades pelo contato com a luz e o ar. Por isso, não devem ser acondicionados em geladeira ou freezer para utilização posterior", afirmou.

Para tratar cabelos ressecados
Máscara de cenoura, abacate e vitamina E Ingredientes: 1 cenoura, 1/2 abacate, 1 colher (sopa) de óleo de amêndoas doces, 1 colher (sopa) de mel, 1 copo de iogurte natural, 1 cápsula de vitamina E (à venda em lojas de cosméticos). Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta consistente e homogênea. Lave os cabelos com xampu antes de aplicar a mistura. Use um pente para espalhar a máscara nos fios, mecha por mecha. Faça uma touca com papel-alumínio e deixe o produto agir por 40 minutos. Enxágue com água fria e aplique o seu condicionador de costume. Repita a cada 15 dias.

Para cabelos danificados por processos químicos
Máscara de tomate e cenoura Ingredientes: 1 cenoura, 1 tomate, 2 ampolas de vitamina A (à venda em lojas de cosméticos), 2 colheres (sopa) de qualquer tipo condicionador ou creme hidratante capilar. Preparo: Faça um suco com a cenoura e o tomate e coe. Junte a vitamina. Por fim, misture estes ingredientes ao creme. Aplique nos cabelos limpos e úmidos, mecha a mecha. Faça uma touca com o papel-alumínio e deixe por 30 minutos. Depois, lave com água morna e xampu neutro. Repita a cada 15 dias.

Para dar brilho
Máscara de mamão e mel Ingredientes: 1 copo de iogurte natural, 1 colher (sopa) de mel, 1/2 mamão, 1 ampola de Arovit (à venda em lojas de cosméticos), 1 colher (sopa) de qualquer condicionador ou creme para hidratação, 2 colheres (sopa) de leite. Preparo: Misture bem todos os ingredientes, até chegar a uma mistura uniforme. Aplique nos fios limpos e úmidos. Deixe agir por 20 minutos e enxágue apenas com água morna. Repita sempre que os fios estiverem opacos e sem vida.

Para reduzir a oleosidade
Coquetel de frutas Ingredientes: 1 maçã, 1/2 limão, 1/2 copo de água mineral. Preparo: Bata tudo no liquidificador e aplique nos cabelos antes do banho. Deixe agir por 15 minutos e depois lave os fios normalmente. Tenha apenas o cuidado de retirar bem todo o resíduo do suco de limão da pele. Isso porque, em contato com o sol, a substância pode provocar queimaduras.


30 dezembro, 2009

Chega de Bagunça: Organizando a Casa para o Ano Novo


http://chegadebagunca.blogspot.com/2009/12/organizando-casa-para-o-ano-novo.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+blogspot%2FvrBv+(Chega+de+Bagun%C3%A7a)

Organizando a Casa para o Ano Novo

Gente,

Eu não acredito em simpatias de ano novo #prontofalei#, mas acredito que se a gente começar o ano com a casa organizada a nossa vida será muito melhor no próximo ano, etc e tals.
Como estamos no dia 30 não resta muito a fazer, mas se você realmente está querendo organizar a casa para a chegada do novo ano vou dar 3 dicas simples e de fácil execução.


1) Recolha objetos velhos, quebrados e sem uso
Pegue uma caixa e saia pela casa recolhendo itens que estão velhos, quebrados ou que não tem mais valor ou utilidade para você/sua família. Não pense muito, simplesmente coloque os objetos dentro da caixa. Já que estamos no dia 30, sugiro que você recolha 30 itens da casa (ou 30 x 10, rá), pode ser roupa velha, com bolinha ou furada, bijuteria quebrada, artigos de decoração quebrados ou lascados, panelas sem cabo, sem tampa, potes quebrados ou manchados, louça sem par, cabides em excesso, toalhas e lençóis manchados, roupa íntima furada, sapato sem taco, etc, etc, etc. Sabe aqueles bibelôs que servem para juntar pó? Aproveita e põe na caixa!
Pense em tudo que você prometeu que iria consertar e continua do mesmo jeito. Hora de se livrar de tudo isso. Coloque tudo dentro da caixa, feche e decida o destino (lixo ou doação).

2) Devolva os objetos que estão fora de lugar
Todo mundo já sabe que cada objeto deve ter a sua casa, ou seja um local que determinamos para guardar tal objeto. Se a casa parece fora de ordem, experimente devolver os objetos ao seu local de origem. A gente sempre comete um deslize e acaba deixando algo fora do lugar.

3) Organize os documentos
Recolha todas as contas, papéis, documentos do ano de 2009, separe por tipo e categoria. Exemplo: Água, Luz, Telefone, Gaz, Celular, IPTU, etc.
Coloque cada tipo de conta em um plástico transparente (com furos, sabe) e guarde todos os plásticos com as contas em uma pasta identificada como contas 2009.

À partir de 2010 já será possível solicitar para determinadas empresas um documento que comprove todos os pagamentos do ano anterior, este documento substituirá os recibos de um ano inteiro, ou seja, um único papel vai substituir o volume de 1 ano. A obrigação é para empresas privadas e prestadoras de serviços públicos. A declaração de quitação será enviada até maio do ano seguinte. Depois de receber esse documento, já pode se livrar das faturas do ano anterior

Guarde:
Fatura de Cartões de Crédito: 1 ano
Contratos de seguro (incluindo Seguro Saúde) – 1 ano
Contrato de aluguel – 3 anos
Imposto de Renda, IPTU, IPVA, contas de água, luz, telefone e gás – 5 anos
Recibos - 5 anos
Plano Saúde – 5 anos
Pagamento de condomínio – 5 anos
Prestação da casa e consórcios – 5 anos (após a quitação)
Mensalidades escolares – 5 anos
Nota Fiscal - de qualquer tipo de produto ou serviço deve ser guardada não somente pelo prazo de garantia, mas pelo prazo de vida útil do produto. Isso vale, por exemplo, para eletrodomésticos, eletro eletrônicos, automóveis, etc.
Holerites - até a aposentadoria, junto com as rescisões de contrato.
Carnê do INSS - Para efeito de previdência social, profissionais autônomos devem guardar o até o pedido do benefício da aposentadoria.
Certidões - Lembre que devem ser guardadas para sempre, assim como a carteira de trabalho e os contratos.

28 dezembro, 2009

Macarrão com Legumes - John & Kate

Macarrão com legumes John & Kate

Ingredientes

200 g de macarrão penne rigatti
1 cebola grande
1 pimentão vermelho
1 abobrinha
1 punhado grande de vagem
2 cenouras grandes
queijo ralado
queijo branco
frango desfiado
manteiga
azeite
sal
orégano desidratado
salsinha desidratada
manjericão desidratado

Modo de fazer

Cozinhe o macarrão ao dente.
Corte a cebole em rodelas, corte a abobrinha e o pimentão em tiras e corte a vagem e cenouras pedaços grandes. Leve tudo ao microondas em recipiente próprio para cozimento no vapor por 8 minutos.
Frite a cebola na manteiga ou azeite e coloque-a numa assadeira, cobrindo o fundo.
Tempere os legumes cozidos com sal, orégano, salsinha e manjericão e distibua-os por cima da cebola na assadeira.
Cubra tudo com queijo ralado e acrescente o queijo branco em cubos.
Se necessário, doure o frango no azeite e coloque-0 na assadeira.
Escorra o macarrão e coloque com cuidado na assadeira, por cima de tudo.
Regue com bastante azeite e leve ao forno antes de servir.

Aprovado por Dea, Tito, Theo e mais ou menos pela Pietra
27/12/2009

Cupcake de chocolate

http://receitas.uol.com.br/receitas/2009/11/13/cupcake-de-chocolate.jhtm

Cupcake de chocolate

fácil
24 porções
Misture os ingredientes secos em uma tigela grande e os líquidos e os ovos em outra. Junte as duas misturas, mexendo bem com uma colher de pau. Disponha a massa em ...

Ingredientes

Divulgação
  • 1 xícara(s) de chá de chocolate em pó
  • 2 xícara(s) de chá de açúcar
  • 3 xícara(s) de chá de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • 1 xícara(s) de chá de leite
  • 3/4 xícara(s) de chá de óleo
  • 1 colher(es) de sopa de fermento em pó
Ganache de chocolate
  • 300 grama(s) de chocolate meio amargo
  • 150 grama(s) de creme de leite sem soro

Modo de preparo

Misture os ingredientes secos em uma tijela grande e os líquidos e os ovos em outra. Junte as duas misturas, mexendo bem com uma colher de pau. Disponha a massa em formas especiais para enfornar e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos ou até ficarem bem assados (teste com um palito de dente).

Ganache de chocolate

Derreta o chocolate e misture o creme de leite até obter uma mistura homogênea. Use para confeitar quando os bolinhos estiverem frios e, se quiser, decore com confeitos variados.


27 dezembro, 2009

Organize sua casa para deixá-la sozinha nas férias

http://bbel.uol.com.br/casa/post/organize-sua-casa-para-deixala-sozinha-nas-ferias.aspx

Organize sua casa para deixá-la sozinha nas férias

Organize sua casa para deixá-la sozinha nas férias

Não deixe que saibam que sua casa está vazia

Segurança, principal quesito.
Se a luz fica acesa durante o dia e a correspondência não é recolhida, todos que passam pela rua sabem que a casa está sozinha. O principal cuidado ao deixar sua casa nas férias tem que ser com a segurança. Infelizmente, nos dias de hoje, todo cuidado com segurança é pouco.

Tome todas as precauções para que ela não pareça abandonada. Contrate um jardineiro que serve sua rua ou uma vizinha para que ela varra a sua calçada todos os dias, recolha a correspondência, apague a luz de vigia (aquela que fica acesa a noite toda). Assim sua casa  terá um aspecto cuidado.

A tecnologia como aliada
Uma das tecnologias que mais cresce é a Telemetria. Este serviço possibilita aos seus usuários, visualizar seu imóvel e veículo através pelo celular com tecnologia GSM/GPRS, como também, utilizar o serviço pela internet a qualquer hora do dia. De qualquer lugar do mundo você acessa sua casa e pode averiguar se está tudo bem. A empresa que administra esse serviço recebe um sinal se alguma coisa estiver acontecendo, como tentativas de abertura de porta, janela, invasão de áreas abertas ou fechadas, e envia uma equipe de segurança imediatamente até o local, além de comunicar o proprietário.

Luz de vigia
Tenha um sensor de escuro, que acende luzes automaticamente, quando começa a anoitecer, especialmente as do quintal. Assim, sua casa não fica toda às escuras, na sua ausência.
Se puder, peça para alguma pessoa de confiança, sempre visitar sua casa, enquanto você estiver viajando. Movimentos de pessoas indicam que a casa está sempre com alguém, intimidando os invasores.

Jornais e revistas
Suspenda a entrega de jornais e revistas, durante o período em que estiver fora.
Nada mais comprometedor do que jornais jogados na frente da casa. Todos que passam vão saber que a casa está sozinha e seus moradores viajaram.

Não divulgue sua viagem aos quatro cantos
Não é seguro que todos saibam que você estará fora. Avise só quem realmente confia e pode contribuir, ajudando de alguma forma.

Campainha
Desligue. Se alguém tocar, não saberá se está funcionando ou não com a ausência do som. Se ela toca e ninguém atende, o ladrão sabe que a casa está vazia.

Trancas e fechaduras
Deixe tudo em ordem e reforçado. Dificulte o trabalho do ladrão.

Vizinhança Solidária
Uma idéia, que pode ser adotada por você e seus vizinhos e que já dá excelentes resultados é o que estão chamando de vizinhança solidária.
Os vizinhos cuidam uns dos outros, só no sentido da segurança é claro.

Funciona assim:
1. Eles se organizam e juntam recursos para pagar uma vigilância diferenciada, nas ruas, vinte e quatro horas por dia.

2. Todos os vizinhos têm os telefones de todos os moradores, que participam.

3. Andam com apitos nos carros e dentro de casa. Qualquer atitude suspeita, eles apitam. Já conseguiram impedir assaltos e quando viajam ficam mais tranqüilos.

4. Também é uma ótima oportunidade para resgatar a convivência com as pessoas que moram na mesma rua e que às vezes nem conhecemos ou cumprimentamos.

Se a sua rua não conta com esse serviço, quando viajar, deixe um número de telefone com um vizinho, caso ele precise fazer contato para perguntar ou avisar sobre alguma ocorrência.

Uma placa pode ser colocada na casa, com a seguinte frase "Estamos de olho em você".

Quem gosta de organização adora sair de férias e deixar tudo em ordem. Sempre que voltamos, estamos com saudades de tudo que é nosso. Nossa cama, chuveiro, cozinha e tudo o que nos dá aconchego em nosso lar. É muito bom quando voltamos e tudo está arrumado. Apesar de estarmos saindo de férias, sempre voltamos cansados, pois saímos da rotina, que é segurança e normalidade.
O simples fato de sabermos que, quando retornarmos, nossa casa estará como deixamos, faz as férias serem mais tranqüilas.

Deixe sua casa preparada para o tempo que você vai ficar fora. Feche suas janelas  deixando alguns vidros abertos, especialmente os das janelas com venezianas, para que a casa  fique arejada e não esteja com cheiro de fechada, quando você voltar. Não esqueça de desligar todos os aparelhos elétricos e as TV's das tomadas.

Geladeira limpaA geladeira deve ficar limpa e aberta

Tire tudo de dentro e faça uma faxina. Depois de limpa passe um pano com álcool e deixe a porta aberta para que não embolore. Se deixar alimentos na geladeira e a luz acabar, eles apodrecerão e sua geladeira ficará impregnada com um cheiro horrível.

Camas
Aproveite para deixar as camas e travesseiros respirando, sem os lençóis, mantas e capas de travesseiros.

Plantas
As plantas são fáceis de manter úmidas. Veja nosso artigo: Plantas para vasos de interior.

Reformas e pinturas
Essa é uma excelente hora para fazê-las. Especialmente se você não gosta de bagunça e tem alguém que pode fazer esse serviço e que é de confiança. Aproveite e faça esses reparos, quando você não estará habitando a casa. Mas, com pessoas de extrema confiança. Também é uma maneira de ter movimento na casa. Quando você voltar, sua casa estará de cara nova e combinará com seu espírito renovado também, pelas férias que desfrutou.

Consertos  de aparelhos eletrodomésticos e outros
Essa é uma boa hora para mandar consertá-los. Também roupas, sapatos e lavagem de edredons, cortinas, estofados, tapetes. Deixe tudo nos locais apropriados e quando voltar e só ir buscar. Você não sentirá sua falta e eles estarão novos quando você retornar.

Marido fica
Se o seu marido vai ficar sozinho, faça com que seja bem servido, com tudo que pode precisar, para que ele sinta sua falta apenas emocionalmente e não para sua sobrevivência.

O lado bom do marido ficar em casa enquanto o resto da família sai de férias, é que a casa fica sob sua vigilância, com uma pessoa sempre saindo pela manhã e voltando a noite recolhendo jornais, revistas e correio e apagando as as luzes pela manhã.

Dê qualquer maneira instale um snsor de escuro para que seu marido não tenha que se lembrar de ligar e desligra as luzes de vigia.

Mas e a comida? É fácil, você pode deixar seus pratos prediletos prontos. É uma maneira carinhosa de deixá-lo reconfortado, na ausência de todos. Prepare os pratos, que ele adora, em porções individuais e congele.

Pela manhã, ligue para ele, veja se está bem, diga que sentiu saudades e peça para ele tirar do congelador o prato que ele deseja no jantar e deixar na geladeira. Quando ele chegar à noite, é só esquentar no micro e pronto.

Ligue, à noite e pergunte como foi seu dia, conte o seu e indague sobre o jantar, se estava bom. Certamente, você receberá elogios. Se não tem uma funcionária, deixe pelo menos uma faxineira para trocar a roupa da cama, lavar as roupas e passar. E, também dar aquela limpada básica, semanal, na casa.

Com organização e previsão de todas as suas necessidades, você pode fazer com que suas férias realmente sejam úteis. Afinal, as férias acabam e a vida continua. Sua casa pode estar tinindo quando você voltar. Com ânimo renovado, você e ela seguirão pelo ano, com muito mais energia, positiva é claro.

Nesse momento suas energias estão todas canalizadas para a viagem e seu preparo. Faça, seguindo as dicas que colocamos em  Férias que  realmente são férias. Mas não se esqueça de deixar seu porto seguro em ordem, para quando você retornar.


25 dezembro, 2009

Arrume a mala para as férias de forma tranquila e eficiente

http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u670508.shtml

Arrume a mala para as férias de forma tranquila e eficiente

da Folha de S.Paulo

ANTECEDÊNCIA
Comece a arrumar dois dias antes da viagem, para não esquecer coisas. Informe-se sobre o clima do destino.

EVENTOS E JANTARES
Programe a roupa que usará em cada dia de viagem. Leve peças para uma ocasião especial.

VISÃO DO TODO
Separe roupas que combinam entre si e coloque-as sobre a cama para ter uma visão geral.

TECIDOS
Prefira os que não amassam.



Folha Online - Turismo - Arrume a mala para as férias de forma tranquila e eficiente - 23/12/2009

Freak Show

http://freakshow.blogtv.uol.com.br/2009/12/23/mae-liga-de-madrugada-para-a-policia-porque-o-filho-de-14-anos-nao-desligava-o-videogame

Mãe liga de madrugada para a polícia porque o filho de 14 anos não desligava o videogame

Freak Show

Os pais adultos entendem que dá nos nervos ver os filhos varando a madrugada com os olhos vidrados na tela do videogame. Os filhos adolescentes entendem que quando o jogo é bom, é difícil desligar no meio da fase. Só que provavelmente os dois lados acreditam que Angela Mejia foi longe demais.

Angela é uma mãe solteira de Roxbury, Massachusetts, que simplesmente surtou quando viu que o seu filho de 14 anos ainda estava jogando videogame às 2:30 da manhã de sábado, muito tempo depois de ela ter mandado o garoto ir dormir. O que ela fez? Ligou para a polícia.

“Eu acordei no meio da noite e vi a luz acesa no quarto dele”, contou Angela aos prantos. “Às vezes eu também quero fugir. Eu tenho o apoio da minha igreja, mas estou sozinha. Eu quero ajudar o meu filho, mas não consigo encontrar uma maneira”.

O que mais chocou a mãe foi ver que o filho estava jogando Grand Theft Auto, aquele jogo meio violento cujo papel principal é o de um criminoso que sai atropelando pessoas inocentes e fazendo chacinas em restaurantes de mafiosos, por exemplo.

“Eu nunca compraria aquele tipo de jogo”, reclama a mãe, que só aprova os jogos com temática atlética. “De jeito nenhum. Eu liguei para a polícia porque, se você não respeita a sua mãe, o que você vai fazer da sua vida?”.

Dois policiais conversaram com o garoto e conseguiram convencê-lo a desligar o aparelho. “Eles só falaram ‘desencana, vai dormir’”, disse o filho.

Se todos os pais que tem filhos viciados em videogame decidirem ligar para a polícia, a polícia vai ter muito, mas muito trabalho pela frente.

17 dezembro, 2009

Perca gordura corporal

http://itodas.uol.com.br/Portal//final/materia.aspx?canal=12&cod=8126

Alimentos que geram ácido na sua degradação estabelecem no organismo um estado de acidose leve crônica, com isso, menos nutrição chega à célula e há maior acúmulo de toxinas, levando ao acúmulo de gordura corporal e disfunções orgânicas. “As pessoas têm uma alimentação cheia de alimentos ácidos, tais como queijo, carne, cereais, açúcar, alimentos refinados, café e álcool”, diz, acrescentando que, para piorar o quadro, hoje se consome poucos legumes e verduras. “Uma dieta anti-infl amatória ajuda a eliminar a retenção e as toxinas rapidamente, o que leva a uma perda de peso rápida, mas saudável. Após este período, a pessoa terá uma perda de peso contínua, tanto de líquidos quanto de gordura”. Seguem abaixo duas receitas
que favorecem o equilíbrio ácido-básico:
 

Suco verde poderoso:
 
- 2 a 3 unidades de aipo;
- 1 pepino cortado;
- 1 folha de couve;
- 3 folhas de alface;
- 1 xícara de chá de espinafre;
- ¼ de xícara de salsinha e ¼ de xícara de hortelã.
 
Lave bem todos os ingredientes e coloque os na centrífuga e beba imediatamente. Se não tiver centrífuga em casa, bata com um pouco de água no liquidificador e coe em seguida.
 
 
Leite de amêndoas:
 
- 1 xícara (chá) de amêndoas cruas;
- 1 litro de água mineral;
- 1 colher (sobremesa) de mel e canela (opcional).
 
Deixe as amêndoas de molho por 8 horas. Escorra e descarte a água. Bata
as amêndoas por 3 minutos com a água mineral e o mel. Coe numa jarra e acrescente a canela, se desejar. Dura cinco dias na geladeira.

16 dezembro, 2009

Mauren Motta.com.br - Calorias negativas: emagreça comendo alimentos que queimam energia

http://www.maurenmotta.com.br/siteBlog/post/calorias_negativas_emagrea_comendo_alimentos_que_queimam_energia

Calorias negativas: emagreça comendo alimentos que queimam energia
BEAUTY FACE . 14.12.2009
Mauren Motta


Na vida, muitas coisas podem ser facilitadas com o uso da matemática. Ela vem a nosso favor não só quando nos planejamos financeiramente, mas também quando desejamos perder peso. É infalível: quando gastamos mais energia do que consumimos, os quilinhos extras começam a ir embora. Para quem não tem uma rotina de exercícios, a chamada Dieta das Calorias Negativas é uma excelente opção – e ela se baseia justamente nessa matemática: ao invés de fornecer, há alimentos que tiram calorias do nosso organismo. Simples assim: nosso corpo usa energia para tudo, o tempo inteiro: respirar, caminhar, ler, dormir, e, claro, até comer. No processo de digestão, com esses alimentos, acabamos usando mais ‘combustível’ para processá-los do que eles próprios contêm.     
Para seguir essa dieta – recomendada para quem quer perder peso durante algum tempo, mas não indicada para ser seguida por muito tempo, em função da quantidade balanceada de nutrientes –, basta seguir à risca a tabela de alimentos que devem ser ingeridos. O segredo é sempre incluir, em todas as refeições, esses itens. Perfeita para quem adora frutas e vegetais, essa dieta pode ser uma excelente aliada para você chegar no verão em forma. Segundo especialistas, dá para perder até três quilos em uma semana – se você não sair da linha!
           
Hortaliças com efeito calórico negativo

Aspargo
Brócolis
cenoura
couve-flor
repolho
alface
cebola
espinafre
nabo
pepino
pimenta vermelha
abobrinha
chicória
salsão
berinjela

Frutas com efeito calórico negativo

Grapefruit
limão
goiaba
mamão papaya
pêssego
melão
muskmelon

11 dezembro, 2009

Dança

http://itodas.uol.com.br/Portal//final/materia.aspx?canal=11&cod=8155

Dance e sinta a diferença
Que tal deixar-se embalar pelo ritmo da sua intuição e envolver-se na dança da vida? Dançando, integramos corpo, mente e espírito numa completa sinergia
Por Cínthia Ceribelli
Fonte: Revista Vitta/ed.1


Dançar faz um bem danado!

E não estamos falando de coreografias complexas, mas daquele ato simples e natural de movimentar o corpo de acordo
com o ritmo, seja ele qual for (pode
até ser a música da chuva). Aliás, nossos antepassados já usavam a dança como instrumento de comunicação com seu semelhante, com a natureza e com o divino. Dançando, tribos primitivas promoviam a integração de sua comunidade, agradeciam aos deuses o provento da agricultura ou a caça bem-sucedida, despediam-se dos mortos ou davam as boas-vindas aos recém-nascidos. Precisamos resgatar os prazeres e a vontade de dançar. Permita-se embalar pelo ritmo da vida, sentindo a pulsação e a respiração, explorando o movimento dos músculos. Você verá que a dança é capaz de dar mais graça e leveza à vida, mais harmonia e equilíbrio à mente, mais energia e flexibilidade ao corpo.

Não importa se você tem 8 ou 80 anos, dançar faz bem! Se você busca uma atividade física prazerosa e que renda dividendos a sua saúde, a dança é uma excelente escolha. O melhor é que você pode colher bons frutos durante todas as fases da vida! A dança ainda é capaz de agregar gerações:
mães, filhas e avós só têm a ganhar!
Dançar desenvolve
A dança promove não apenas o desenvolvimento físico e a coordenação
motora, mas também a socialização e senso de disciplina, especialmente
quando praticada desde os primeiros anos de vida. É na infância que meninas a partir dos dois anos de idade começam a dar os primeiros passos de balé, influenciadas por mães e avós fascinadas com o glamour em
torno das bailarinas e a história desta arte.
Mas os benefícios podem ser transformados em prejuízos caso a criança não seja orientada corretamente. Algumas vezes, os pais têm aspirações competitivas e exigem que as crianças se portem como “profissionais”. Se este for o objetivo, é importante buscar uma orientação multidisciplinar, pois este treinamento certamente terá impacto em outras esferas da vida da criança, podendo prejudicar o seu desempenho escolar, como alterar o ritmo do seu desenvolvimento e, até mesmo, diminuir o seu potencial de crescimento.
Dançar sociabiliza
Integração e diversão são os principais benefícios da dança na adolescência.
Afinal, em plena fase de desenvolvimento e potencial físico, a jovem precisa
de uma “válvula de escape”, uma atividade em que ela possa extravasar
seu caldeirão de emoções de forma saudável. E a dança é capaz de proporcionar um momento de prazer e liberdade de movimento, pois é uma atividade lúdica. Como são muito influenciadas pelas amigas e pela mídia, suas escolhas têm a ver com seus ídolos e com o que “está na moda”. Por isso, gêneros como o street dance e o jazz são boas opções.
Além de exigirem um pouco mais do corpo, são os estilos de dança que as
garotas assistem nos videoclipes. Para acompanhar a demanda escolar, que nesta fase é bastante intensa, além de não sobrecarregar a jovem, é importante buscar o equilíbrio. Caso contrário, além de prejudicar o
desempenho escolar, pode causar frustração.
Dançar fortalece
Depois dos 20 anos, manter a boa forma e o estresse bem longe é o desejo
da maioria das mulheres que buscam a dança como alternativa para fugir do sedentarismo. Por isso, condicionamento físico e queima calórica são itens levados em conta no momento da decisão. Mas, acima de tudo, buscam uma atividade física lúdica e prazerosa, que não seja monótona nem cansativa. Portanto, se você já dançou outrora ou sempre quis e nunca teve oportunidade, este é o momento.
A dança é uma atividade cardiovascular, que pode proporcionar um gasto calórico entre 350 e 700 calorias por hora de atividade, dependendo
da exigência da coreografia e do desempenho da aluna. E deve ser praticada de 2 a 3 vezes por semana, combinado com algum trabalho de fortalecimento muscular.

Dançar reintegra
Para aquelas que já chegaram à “melhor idade” e gostam de se sentir
entre amigos, especialmente para relembrar os bons momentos de outrora,
as danças de salão são as mais procuradas. Também é considerada uma
atividade segura, item muito valorizado nesta fase. Entretanto, um dos maiores benefícios da dança para essas mulheres não está diretamente relacionada ao corpo, mas sim, ao cérebro.
Estudos recentes revelaram que, para manter a saúde do cérebro nessa fase da vida, aprender uma atividade nova contribui para estimular as conexões neurais, em outras palavras,
mantém o cérebro ativo e a memória preservada.“Aprender a dançar algo que você nunca dançou antes promove um estímulo neuromuscular, que reaviva as ramificações cerebrais adormecidas, estimulando o cérebro a voltar a aprender”, afirma Saturno Souza, diretor técnico da Academia Bio Ritmo (SP).
Em outras palavras, para manter a saúde do corpo e da mente, precisamos
estar em contínuo aprendizado. E a dança pode proporcionar isso! Uma
hora por dia, 2 a 3 vezes por semana, associado a um trabalho de fortalecimento muscular, contribui para que você consiga ter todos esses benefícios
“O poder da arte”
Dançando é possível ter saúde física, emocional e mental, graças aos
seus movimentos expressivos, harmônicos e repletos de significados. “A
procura por uma aula de dança muitas vezes se inicia para um melhoramento do corpo e da saúde em si, mas também é um objeto essencial para o aprimoramento da mente, ajudando no autoconhecimento e no desenvolvimento pessoal de cada um”, destaca a coreógrafa Fernanda Payão.

10 dezembro, 2009

Rocambole Salgado

http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Acompanhamentos/0,,REC23614-7774-10+ROCAMBOLE+SALGADO,00.html

Rocambole Salgado

Receita Clube Mais Você Por Anamaria de Oliveira Barbosa

 

Ingredientes

Massa:

-6 ovos
-2 colheres (de sopa) de açúcar
-1 colher (de chá) de fermento
-1 pitada de sal
-5 colheres (de sopa) de farinha de trigo

Recheio:

-2 colheres (de sopa) de manteiga
-4 colheres (de sopa) de amido de milho
-1/2 litro de leite
-1 pitada se sal
-1 caixa de creme de leite
-300g de queijo mussarela triturado
-300g de presunto ou frango defumado
-1 pacote de batata palha
-1 bisnaga de requeijão cremoso e temperos para o recheio

Modo de Preparo

Leve ao fogo até engrossar o leite, o amido de milho, a manteiga,
o sal e por último o creme de leite. Deixe esfriar. Derreta 1
colher de sopa de margarina e recheie o alho, cebola, tomate e
cheiro verde bem picados, o presunto ou o frango triturado.

Na batedeira, bata as claras em neve vá colocando as gemas, o
açúcar, o sal até ficar cremoso.

Sem bater, adicione a farinha com o fermento misturando bem. Unte
e povilhe uma assadeira de 35x45 coloque a massa bem espalhada
(fina) e leve ao forno quente e asse rapidamente. Deixe esfriar
e em cima de uma toalha desenforme e recheie com a metade do
creme.

Por cima, o presunto, o queijo, requeijão cremoso e enrole o
rocambole. Cubra com o restante de creme, requeijão cremoso e a
batata palha. Decore a gosto. Conserve no refrigerador. É
delicioso!

Pulo do Gato

Criei esta receita inicialmente para receber as
amigas no meu aniversário. Depois do sucesso que ela
fazia, fui adotando para outras ocasiões e sempre
tendo que dar a receita. Fez um sucesso tão grande
que o pessoal começou a me encomendar. Por isso acho
que a minha receita é melhor que a sua.

  • Categoria:Acompanhamentos
  • Comida: Italiana
  • Tempo de Preparo: 1h30min
  • Tipo de Preparo: Assados
  • Preço: R$27,00
  • Rendimento: + de 10 porções

09 dezembro, 2009

Previna-se contra as doenças trazidas pelas enchentes

http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI4146434-EI1497,00-Previnase+contra+as+doencas+trazidas+pelas+enchentes.html

Previna-se contra as doenças trazidas pelas enchentes


Em época de tempestades e alagamentos, além dos perigos que as pessoas que tiveram contato direto correm em contrair doenças, aumentam os riscos de contaminação também pela água e pelos alimentos. Como consequência, ficamos mais vulneráveis a doenças como leptospirose, hepatite A, diarreias, febre tifoide e até mesmo cólera.

Segundo o infectologista Jaime Rocha, a melhor saída, para prevenir complicações, é cercar-se de condutas seguras em casa ou fora, na hora de ingerir líquidos e de se alimentar, para minimizar o risco de contato com agentes infecciosos. É ele quem dá as dicas:

1) Use somente líquidos engarrafados ou enlatados.

2) Só beba água tratada quimicamente, filtrada ou fervida.

3) Prefira consumir os alimentos assados e cozidos; os legumes e frutas descascados.

4) Lave as mãos antes e após o preparo dos alimentos.

5)Para higienizar verduras, frutas e hortaliças, dilua uma colher (sopa) de água sanitária em um litro de água tratada ou fervida. Lave os alimentos em água corrente e, em seguida, deixe-os imersos na solução por 30 minutos. Para finalizar, limpe-os novamente com água limpa, antes de consumir.

07 dezembro, 2009

Crianças nos esportes

http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI4141475-EI1377,00-Prepare+seu+filho+para+competir+nos+jogos+do+Rio.html

Segundo o médico especializado em medicina do esporte, Renato Romani, professor do Cemafe (Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte), órgão ligado à Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), é preciso respeitar a faixa etária da criança em relação ao esporte. "E, acima de tudo, optar pela modalidade de que ela gosta."

O médico, portanto, aconselha prestar atenção nas fases da criança antes de exigir alta performance:

1 a 6 anos - É uma fase em que se busca o equilíbrio motor, por isso o esporte deve ser lúdico. "Deve servir como detalhe ou pretexto para aprender a correr, pular e cair".

7 a 12 anos - Aqui se começa o aprimoramento das técnicas. Mas é preciso variar as modalidades para evitar os movimentos repetitivos, que não colaboram com o desenvolvimento pleno. "É um erro colocar a criança em um esporte somente, como acontece muito com os meninos que só praticam futebol."

A partir de 13 anos - O corpo apresenta maior desenvolvimento, e o gosto por um esporte em especial é determinante. "Essa fase gera memória, ou seja, quando ficar adulto vai se lembrar que treinava tal esporte, o que facilita a volta à atividade física - tão importante para evitar o sedentarismo e criar um estilo de vida saudável."

Segundo Romani, o elemento competição é importante na formação da pessoa, pois favorece a sociabilidade, o respeito às regras, o conhecimento da diferença entre a vitória e a derrota e empenho para ter sucesso. "Mas é preciso praticar o esporte de que gosta", disse.

Outra recomendação do médico do esporte é prestar atenção no técnico. Esse profissional precisa ter bom senso para evitar exageros nos treinos, além de respeitar a criança, sem xingamentos ou exigências descabidas. Porém, nem todo mundo nasce com o dom para atleta. O jeito é prestar atenção na criança para perceber se ela está gostando ou não do esporte.

Se ela apresentar os comportamentos abaixo, é melhor rever a prática do esporte:

- Usa desculpas para não treinar
- Sente dores
- Se comporta de forma agressiva

Por outro lado, uma "criança talento" já se destaca das outras logo cedo por ter mais facilidade para o esporte. Os treinos para competição podem ficar mais intensos a partir dos 14 anos, mas não há regras, pois depende das características individuais. "E a competição tem seu lado bom: envolve a família e amigos, que participam tanto do dia a dia quanto dos jogos ou provas", disse Romani.

O médico, no entanto, disse que o esporte nem sempre é tão bonito. E os pais precisam discernir o bom e o ruim da prática esportiva. "Isso porque o indivíduo pode começar a usar drogas, como anabolizante, para melhorar a performance, por exemplo."

01 dezembro, 2009

Confira 10 alimentos que ajudam a combater o envelhecimento

http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI4120901-EI1497,00-Confira+alimentos+que+ajudam+a+combater+o+envelhecimento.html


Confira 10 alimentos que ajudam a combater o envelhecimento


Não basta investir em bons cremes e tratamentos de última geração. A influência da alimentação no processo de envelhecimento é decisiva. "Em primeiro lugar, uma dieta balanceada evita o sobrepeso e diminui o risco de sofrer com doenças crônico-degenerativas, como o colesterol e a diabetes", disse a nutricionista funcional Patrícia Davidson Haiat. A comida também nos dá a matéria-prima para a produção de colágeno, elastina e outras substâncias importantes para a renovação da pele.

"Além disso, alguns nutrientes têm ação antioxidante, combatendo os radicais livres", afirmou a profissional. Porém, nem todos os alimentos reúnem tantas propriedades benéficas. Na lista dos que ajudam a combater e a prevenir o aparecimento dos sinais do tempo, alguns se destacam. Confira 10 deles:

1) Alho: É rico em sulfeto, um derivado do enxofre que atua como auxiliar no processo de desintoxicação do organismo, neutralizando moléculas residuais que podem ser causadoras de doenças crônicas. "O alho também ajuda no controle dos níveis de colesterol e de pressão arterial", afirmou Patrícia.

2) Aveia: É uma boa fonte de tocotrienóis, um poderosíssimo antioxidante. Também contém beta glucana, fibra que ajuda a manter estáveis os níveis de colesterol e glicose no sangue, mantendo a nossa disposição durante todo o dia e prolongando a sensação de saciedade após as refeições. "A aveia possui, ainda, altos níveis de silício, mineral responsável pela síntese de colágeno", disse a nutricionista.

3) Azeite de oliva extravirgem: Fonte de gorduras monoinsaturadas e vitamina E, melhora a circulação, protege de doenças cardiovasculares e ainda permite a absorção de nutrientes solúveis em gordura. "As boas gorduras participam da constituição das membranas das nossas células, protegendo o colágeno da degradação", disse a especialista.

4) Broto de alfafa: Contém uma grande quantidade de fitoestrógenos, substâncias que ajudam a manter em equilíbrio os níveis de estrogênio, hormônio feminino que diminui com a chegada da menopausa. "Repor esse estrogênio no organismo, especialmente após os 40 anos, é fundamental, já que o hormônio também é responsável pela tonicidade da pele e sua hidratação", afirmou.

5) Canela: Rica em polifenóis, conhecidos por seus poderes antioxidantes. "A canela melhora a atividade da insulina, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por carboidratos e doces. Assim, colabora para evitar o sobrepeso e o acúmulo de gorduras na região abdominal, fatores de risco para a saúde e que aumentam as chances de sofrermos de doenças como as complicações cardiovasculares", disse a nutricionista.

6) Espinafre: Fonte de luteína, um carotenóide que tem atividade protetora antioxidante e ainda é capaz de reduzir os efeitos maléficos do sol sobre a pele. "A luteína também é importante para evitar problemas de visão", afirmou.

7) Frutas vermelhas (morango, amora, framboesa, açaí etc.): Reúnem substâncias como os polifenóis, os flavonoides e o ácido elágico. Todas elas ajudam o organismo a neutralizar os radicais livres, facilitando a eliminação das toxinas acumuladas no fígado e no intestino.

8) Óleo de linhaça: Rico em ômega 3, gordura que ajuda a blindar o organismo, evitando que processos inflamatórios se instalem. "Como o azeite, ele também protege o colágeno da degradação", disse Patrícia.

9) Peixes de água fria (salmão, sardinha, arenque): Fontes de gordura boa e ômega 3, têm ação anti-inflamatória e antioxidante. O salmão, entre todos, é o mais indicado. "É a melhor fonte de DMAE, substância que age no tônus muscular, ajudando a evitar e a minimizar os sinais do envelhecimento na pele", afirmou a profissional.

10) Própolis: A substância, processada por abelhas, funciona como um medicamento natural muito potente, ajudando a prevenir e tratar todos os tipos de inflamações.

27 novembro, 2009

6 dicas para conservar as roupas de inverno durante o verão

http://moda.terra.com.br/interna/0,,OI4124161-EI1119,00-dicas+para+conservar+as+roupas+de+inverno+durante+o+verao.html

Confira abaixo seis dicas da gerente de treinamento da rede de lavanderias 5àSec, Rejane Nascimento, para contornar esses problemas:

1) Antes de colocar as roupas no armário, todas devem ser lavadas, inclusive cobertores e edredons.

2) Edredons, cobertores e peças de moletom podem ser lavados na máquina, em um programa normal. Vale lavar o couro com água ou a seco, enquanto a lã somente a seco para não encolher. Sendo assim, é interessante apostar nos serviços de uma lavanderia no caso de malhas e lãs.

3) As roupas de inverno devem ser passadas com o ferro ligeiramente quente com o intuito de não marcá-las.

4) Não pendure casacos ou malhas pesadas, o que evita deformá-los e marcá-los com o peso. Prefira dobrá-los.

5) Nem pense em armazenar as roupas em sacos plásticos, porque retêm a umidade e, assim, favorecem o surgimento de bolor. Opte por sacos de TNT (tecido não tecido) escuros, que as deixam respirar e, ainda, as protegem contra a incidência de luz, que leva ao amarelamento.

6) Abra as portas dos armários ao menos uma vez por semana para ventilar.

Como colocar limites nas crianças

http://vilamulher.terra.com.br/como-colocar-limites-nas-criancas-8-1-55-333.html

Como colocar limites nas crianças


Criado em Qui, 26/11/2009 05h00
Por Dra. Maria Cristina Capobianco

Hoje existe certa desorientação dos pais em relação à autoridade que exercem sobre seus filhos. De três gerações para cá, verifica-se uma mudança radical e significativa na posição dos pais quanto à colocação dos limites e das regras disciplinares em seus filhos. Se por um lado até as décadas de 40 e 50, a maneira de educar os filhos seguia uma direção vertical, na qual os pais exerciam sua autoridade de cima para baixo sem maiores questionamentos.

A geração seguinte, a partir do final dos anos 60, incomodada pelo autoritarismo, ao assumir o lugar dos pais agiu no extremo oposto, optando por mais permissividade.

A falta de limites tem conseqüências negativas para a criança e seu desenvolvimento, afinal a criança que não aceita regras, seja para jogar um jogo, para andar no ônibus, para se comportar na escola, terá dificuldades para conviver com os outros.

Os limites ajudam a criança a tolerar frustrações e adiar sua satisfação. Ela tem que apreender a esperar sua vez, a compreender que existem outros e que precisa compartilhar. A insuficiência de limites pode conduzir a uma desorientação, a uma falta de noção dos outros, de respeito e até à criminalidade em alguns casos extremos.

Colocar limites não significa ser autoritário, mas sim ter autoridade. Através da colocação de limites os pais ensinam a criança a respeitar-se e a respeitar os outros. Dizer "não" para uma criança, e ensinar-lhe que ela também pode dizer não quando alguém quiser lhe impor atitudes ou comportamentos. Na medida em que os pais percebem as necessidades da criança, as identificam e as apontam, ela poderá também identificar quais suas próprias necessidades.

Por exemplo, se uma mãe percebe que seu filho está morrendo de sono e precisa dormir, e ela é firme e lhe disse que é hora de dormir, mesmo que ele resista aos poucos ele poderá identificar seu próprio cansaço e a necessidade do corpo de descansar. Existem muitos adultos que não ouvem as mensagens do próprio corpo, dor, cansaço, fadiga, e passam por cima dos limites do corpo, o que freqüentemente provoca stress e adoecimento. Por outro lado, é comum ouvir as jovens hoje em dia dizerem não saber como dizer "não", a um namorado que deseja ter uma relação sexual.

Colocar limites não significa privar de liberdade. Quanto mais cedo, os pais colocarem os limites de forma afetiva e com segurança de propósitos menos problemas terão na puberdade e na adolescência, fase na qual as crianças se revoltam contra as imposições desmedidas e transgridem aquilo que é insuportável.

É importante que os pais dialoguem com os filhos e expliquem quais os propósitos dos limites. Se mesmo assim as crianças não obedecerem, às vezes é necessário colocar sanções, com o intuito das crianças se responsabilizarem pelos atos e pelas suas decisões.

A tarefa de dizer não, por outro lado, inicia-se desde o nascimento. A importância do "não" e do estabelecimento de limites é fator organizador na formação da personalidade de todo ser humano. Desde ao redor de um ano de idade aproximadamente a criança precisa aprender a ouvir a palavra "não" e o os pais de pronunciá-la.

As crianças passam pela "fase do negativismo", na qual a criança fala quase compulsivamente a palavra "não", testando sua força diante da autoridade do adulto, pai ou mãe. Com esse comportamento as crianças estão experimentando até onde podem chegar e até onde os pais deixam ir.

As crianças precisam de regras claras, objetivas e coerentes colocadas com segurança e na hora certa. O estabelecimento de limites não é tarefa fácil, mas muito mais complicado é mantê-los. Ter de enfrentar o choro, resmungos, esperneio e a sensação provocada pela criança de que somos pais "maus" e injustos é difícil de tolerar. É fundamental conhecer quais os recursos mentais da criança em cada faixa etária. Por exemplo, antes dos 4 ou 5 anos é quase impossível esperar que uma criança compreenda e aceite as regras de um jogo. Ela vai querer jogar e ganhar toda vez. Obrigá-la a aceitar regras antes do tempo seria um limite absurdo. Porém, a partir dos 6 anos a criança já terá adquirido a capacidade para aceitar as regras e a vez dos amiguinhos.

Quando a criança é pequena, ela não sabe o que lhe faz bem e o que é prejudicial para sua saúde; são os pais e professores que aos poucos precisam ir ensinando-lhes estes valores, colocando limites, dizendo "não", para que ela possa apreender por si só e se tornar autônoma, conhecendo seu próprio corpo.Também, para que as crianças entendam a importância dos limites é fundamental, que os pais sejam coerentes, fazendo ou deixando de fazer aquilo que foi proibido para a criança fazer.

Maria Cristina Capobianco é psicóloga e autora do livro "O corpo em off" (Ed. Liberdade).


23 novembro, 2009

Remédios - como tomar, conservar, etc

http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI4115890-EI1497,00-Anote+dicas+de+como+comprar+conservar+e+tomar+remedios.html

16 dicas listadas no guia Saiba Mais Sobre os Seus Medicamentos, produzido pela Divisão de Farmácia do Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).


1) Não adquira medicamentos com embalagem amassada, rasgada, sem rótulo ou que tenha alguma informação apagada, riscada ou raspada.

2) Mantenha-os na embalagem original para garantir sua qualidade.

3) Deixe-os em locais frescos, longe do calor, da luz ou da umidade. Por isso, nada de guardá-los no banheiro ou na cozinha.

4) Caso tenha remédios que necessitem ficar na geladeira, não os coloque na porta ou no congelador.

5) Sempre verifique a data de validade indicada na embalagem. Nunca tome produtos vencidos.

6) Coloque os medicamentos fora do alcance das crianças.

7) Procure tomá-los sempre no mesmo horário. Uma dica é montar uma agenda ou tabela com o intuito de não esquecer ou confundir-se.

8) Se tiver de ser em jejum, deve estar realmente de estômago vazio. Ingira-os pelo menos de 30 a 60 minutos antes ou duas horas após a refeição.

9) Lave e seque bem a colher, faca, lâmina, copos, pratos e colheres de medidas antes e depois de usar os remédios.

10) Tome-os com um copo cheio de água, nunca com álcool. Evite também leite, refrigerantes e bebidas quentes, como chás.

11) Caso sinta-se mal após o uso de algum medicamento, comunique ao médico ou farmacêutico.

12) Se utilizar sonda enteral e tiver tratamento com comprimidos, amasse-os em um prato, copo ou xícara de vidro até obter um pó fino e dilua-os com um pouco de água. Prepare e use cada medicamento separadamente. A sonda pode entupir e, por isso, é importante lavá-la entre um e outro com água filtrada antes e depois. Nunca os adicione na fórmula da dieta enteral (líquida).

13) Se esquecer de tomar um remédio de uma dose ao dia, ingira-o assim que lembrar.

14) No caso de medicamentos com mais de uma dose por dia, tome somente no próximo horário, nunca duas doses de uma vez.

15) Quando for ao médico, não deixe de fazer as seguintes perguntas: "Quais são os nomes dos medicamentos receitados?" "Para que serve cada um deles?" "Em quais horários devo tomá-los?" "Por quanto tempo vou tomá-los?" "O que mudou no meu tratamento?" "Todos os medicamentos são padronizados no hospital?".

16) Tenha uma lista com os medicamentos que utiliza, o que auxilia o paciente, seu médico e o farmacêutico.

FRASES

"Ser o mais reconhecido no emprego, na turma, no dia a dia, enfim, quando somos o centro das atenções, podemos gerar conflitos de personalidade e até mesmo desenvolver um quadro de depressão, já que entram em conflito aquilo que as pessoas pensam de nós e o nosso autoconhecimento"
Chris Allmeida

19 novembro, 2009

Bolo de Chocolate com Cenoura - níver do Johnny


Bolo de Chocolate com Cenoura
by Dea Spina


Ingredientes Massa:

3 cenouras médias sem casca
3/4 xíc. de óleo de canola
4 ovos
2 xíc. de farinha de trigo
2 xíc. de açúcar
1/2 xíc. de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes Recheio:

1 lata de Creme de Leite
1 lata de Leite Condensado
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de farinha dissolvida em
1/2 copo de leite frio

Ingredientes Calda:

4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de Nescau
2 colheres (sopa) de leite

Ingredientes Cobertura:

1 lata de Creme de Leite
1/2 tablete de Chocolate ao Leite (ou 85g)
1/2 tablete de Chocolate Meio Amargo (ou 85g)
Modo de Fazer:
Ligue o forno elétrico a 180º e deixe aquecendo.
Prepare a massa:
Coloque no liquidificador a cenoura cortada, o óleo e os ovos e deixe batendo. Numa tijela, misture a farinha, o açúcar, o chocolate em pó e o fermento. Unte a forma, desligue o liquidificador e adicione essa mistura aos ingredientes da tijela. Misture bem, coloque na assadeira nº 3 e leve ao forno por 40 minutos.
Prepare a calda:
Junte os ingredientes da calda num recipiente refratário e leve ao microondas por 1 minuto, tomando cuidado para não derramar. Misture com uma colher e volte ao microondas por mais um minuto ou menos.
Prepare o recheio:
Misture todos os ingredientes do recheio numa panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que engrosse.
Desenforme o bolo e corte-o ao meio na horizontal. Derrame metade da calda sobre a parte inferior massa. Coloque o recheio por cima e cubra com a outra metade da massa. Derrame o resto da calda por cima do bolo.
Prepare a cobertura:
Na mesma panela do recheio (não precisa lavar), coloque a lata de creme de leite e leve ao fogo médio, mexendo até borbulhar. Abaixe o fogo e adicione os tabletes de Chocolate em pedaços. Desligue o fogo e mexa bem a cobertura, até que o chocolate esteja dissolvido e o creme fique uniforme. Espalhe sobre o bolo.

Bala de Gengibre

http://cybercook.terra.com.br/bala-de-gengibre-na-comunidade.html?codigo=53055

BALA DE GENGIBRE

  

Ingredientes
- 1 kg de açúcar refinado
- 100 g de gengibre ralado (ralo médio)
- 1 colher de (sopa) margarina
- 1 copo (tipo americano) de suco de limão
- Margarina para untar

Modo de preparo
Numa panela fora do fogo,
misture açúcar refinado com gengibre
ralado, margarina e suco de limão.
Leve ao fogo médio (sem mexer) e deixar ferver até dar
o ponto de
bala (aproximadamente 15 min).

Dica: para ver o ponto de bala, é só encher um prato
com água
gelada e ir pingando a calda até obter o ponto de bala
dura.

Despeje a bala de preferência num mármore untado com
margarina.
Com a massa ainda quente (suportável ao toque das
mãos), retire
pequenas porções pelas bordas (do tamanho que desejar
fazer a
bala), pois as bordas esfriam primeiro e endurecem
rápido.
Faça bolinhas com a palma das mãos ou no formato que
desejar.

Dica: unte as mãos com margarina para não
grudar. Vá colocando
sobre uma superfície untada com margarina até que as
balas
estejam frias.
Depois de frias, embrulhe-as em papel celofane.

Para fazer pirulitos:

Retire porções um pouco maior da bala e faça uma
bolinha e espete
em palito próprio para pirulito, tomando o cuidado para
que o
palito não se desprenda da bala.

Coloque os pirulitos sobre superfície untada com
margarina, deixe
esfriar completamente e embrulhe em papel celofane.

17 novembro, 2009

Fitoterapia - Seu Guia de A a Z de Plantas e Ervas Medicinais

http://www1.uol.com.br/bemzen/guiadeplantaseervas/index.html


Fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Ela surgiu independentemente na maioria dos povos. Há uma grande quantidade de plantas medicinais, em todas as partes do mundo, utilizadas há milhares de anos para o tratamento de doenças.
O estudo desses mecanismos e o isolamento do princípio ativo (a substância ou conjunto delas que é responsável pelos efeitos terapêuticos) da planta é uma das principais prioridades da farmacologia.
As plantas medicinais são utilizadas de forma caseira, principalmente por meio de chás, ultradiluições, ou de forma industrializada, com extrato homogêneo da planta.
Ao contrário da crença popular, o uso de plantas medicinais não é isento de risco. Além do princípio ativo terapêutico, a mesma planta pode conter outras substâncias tóxicas. A grande quantidade de substâncias diferentes pode induzir a reação alérgica, pode haver contaminação por agrotóxicos ou por metais pesados e interação com outras medicações, levando a danos à saúde e até predisposição para o câncer.
Procure no nosso dicionário as plantas e ervas medicinais e veja como elas podem ajudar para melhorar sua qualidade de vida mas nunca deixe de consultar o seu médico.
Se achar melhor, você pode pesquisar pela palavra exata neste link: clique aqui.




15 novembro, 2009

Lenny Niemeyer dá 6 dicas para receber bem

http://mulher.terra.com.br/interna/0,,OI4097795-EI1377,00-Estilista+e+anfitria+de+primeira+Lenny+Niemeyer+da+dicas+para+receber+bem.html

Lenny Niemeyer dá 6 dicas para receber bem


1) Decore a casa com flores bem perfumadas. Lírios e rosas brancas são indicados. É muito importante cuidar da iluminação também. Nem muito escura, nem clara.

2) Escolha uma boa seleção musical. Festa sem música não acontece.

3) Escolha um menu com um tipo de carne ou frango, um tipo de massa e uma salada.

4) Tenha bastante gelo e sirva a bebida bem gelada.

5) Quem tem pouco dinheiro, mas quer receber, deve fazer um evento com bom serviço, boa comida e bebida, mas para um número mais restrito de convidados, que caiba no seu orçamento.

6) Para a festa ser bem animada é bom convidar gente de grupos bem diferentes.

13 novembro, 2009

Sorvete de manjericão com morangos

http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/sorvete_de_manjericao_com_morangos.aspx

Sorvete de manjericão com morangos




Ingredientes
Sorvete
Purê de morango
  • 300 g de morango
Modo de Fazer

Lave bem as folhas de manjericão e bata no liqüidificador com o Leite Moça e o Creme de Leite. Despeje em um recipiente refratário médio, cubra com papel-alumínio e leve para congelar. Após cerca de 5 horas, retire o sorvete do freezer e bata na batedeira. Despeje o sorvete batido no recipiente refratário e leve novamente ao freezer até endurecer. Sirva com o purê de morango. Para fazer o purê, lave bem os morangos, retire o cabinho e bata-os no liqüidificador. Despeje sobre o sorvete e sirva a seguir, decorado com um raminho de manjericão.

Dica:
Caso os morangos estejam muito ácidos, adicione três colheres (sopa) de açúcar na hora de batê-los no liqüidificador.
Sobre a receita
  • Rendimento: 10 porções
  • Categoria da Receita: Sobremesas
  • Tipo de Prato: Sorvetes
  • Tempo de Preparo: 30 min.
  • Tempo Total de Preparo: 510 min.
  • Nível de Dificuldade: Fácil
  • Custo: $$


12 novembro, 2009

Como preparar sucos bem originais

http://www.sadia.com.br/dicas/5_COMO+PREPARAR+SUCOS+BEM+ORIGINAIS?s_kwcid=LPVidacomS_Dicas_CAT_SucocomGengibre_Ago09_CPC&gclid=CKvGhYmlhp4CFQk75QodxBcWoQ

Depois do esporte, com os amigos, com a família, no almoço ou no jantar, não tem nada mais refrescante que um suco natural bem gelado. Sem falar no bem que os nutrientes das frutas fazem para a sua saúde. Entre uma refeição e outra, além de deixar você hidratado, beber um suco de fruta ajuda a manter o seu metabolismo acelerado, evitando exageros na próxima refeição.

Veja como preparar sucos deliciosos, misturando ingredientes mais tradicionais, como o limão e a laranja, com outros bem exóticos:


SUCO ANTIOXIDANTE COM GENGIBRE

Ingredientes:
1 copo com o suco de 3 laranjas
1/2 cenoura
1 talo de salsão pequeno
1 pedaço pequeno de gengibre

Modo de Preparo:

Bata tudo no liquidificador e coe em uma peneira. Adoce com mel, açucar ou adoçante.

Rendimento: 1 copo



SUCO DE LIMÃO SICILIANO COM CAPIM LIMÃO

Ingredientes:
1 xícara (chá) de folhas de capim santo picadas

2 copos de água

suco de 2 limões
 sicilianos
gelo
mel, açucar ou adoçante a gosto

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador o capim santo com a água. Coe e bata novamente com o suco de limão e o gelo. Adoce como preferir e sirva.
Se for deixar na geladeira, não deixe passar de 3 horas. Depois disso, a cor e o sabor começam a mudar.


Rendimento: 4 copos


 
SUCO REFRESCANTE DE ABACAXI COM HORTELÃ

Ingredientes:

1/2 abacaxi descascado
suco de 1 limão
10 folhas grandes de hortelã
2 copos água gelada


gelo a gosto
     
Modo de Preparo:
Corte o abacaxi em cubos, coloque no liquidificador e acrescente os outros ingredientes. Bata até a consistência ficar homogênea. Sirva bem gelado.
Você pode decorar o copo com algumas folhas frescas de hortelã.

Rendimento: 4 copos


SMOOTHIE DE VERÃO


Ingredientes:
2 copos de iogurte natural sem sabor
½ melão médio cortado em cubos médios
½ caixa de morangos lavados
folhas de 2 ramos de hortelã lavadas
½ lata de refrigerante sabor limão
mel

Modo de Preparo:
Com antedência, congele as frutas. No liquidificador, coloque o iogurte, as frutas congeladas e as folhas de hortelã. Bata em velocidade alta até que o suco fique bem cremoso. Acrescente o refrigerante e bata por mais 15 segundos. Se preferir o suco um pouco mais doce, coloque um pouco de mel. Sirva bem gelado.


Você pode decorar os copos com calda de groselha. Aqueça 1 xícara (chá) de xarope de groselha em fogo baixo por 15 minutos ou até obter uma calda espessa. Deixe esfriar e decore a lateral dos copos.

Rendimento:
6 porções


SUCO DE AGRIÃO COM ABACAXI

Ingredientes:
4 galhos de agrião com talos
1 maçã com casca
6 fatias de abacaxi
4 copos de água

Modo de Preparo:
Coloque o agrião, a maçã, o abacaxi e a água no liquidificador. Se preferir uma textura mais fina, coe o suco. Adoce como preferir e sirva.
Experimente subistituir o abacaxi pelo suco de laranja, diminuindo o volume de água proporcionalmente.

Rendimento: 04 copos

10 novembro, 2009

Gasto calórico dos exercícios

http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/031205_fit_calorias.htm

Para que você conheça o gasto calórico aproximado de algumas atividades, montamos a tabela abaixo. Esta tabela é baseada numa pessoa de 60 kg de peso corporal em atividades físicas e cotidianas, num tempo de 30 minutos:

Atividade Gasto Calórico(kcal)
Alongamento 90
Amamentar 54
Andar a cavalo 81
Andar de Patins 196
Andar de bicicleta 126
Andar acelerado 276
Andar na esteira elétrica 156
Andar rápido na esteira elétrica 270
Andar em areia dura 160
Andar em areia fofa 190
Andar na areia molhada, que afunda 195
Andar no mar com água nas canelas 140
Arrumar a cama
66
Arrumar a mala 60
Arrumar o Armário
80
Assistir televisão 41
Aula de circuito 339
Bater a tecla do computador 48
Bater palmas 50
Bater Papo no telefone 55
Beber água 40
Beijar 30
Bicicleta ergométrica 250
Body Combat 300
Body Pump 190
Cantar 55
Carregar um bebe(recém nascido) no colo 70
Compras no supermercado 70
Correr a 12 km/h 445
Correr em terreno plano 310
Correr em terreno irregular 330
Correr em areia fofa 370
Correr na subida 400
Cozinhar 90
Cuidar de Plantas 100
Dançar 200
Depilar as pernas com cera 50
Depilar as pernas com gilete 45
Desenhar 60
Dormir 30
Dirigir o carro 80
Dirigir a moto 95
Elíptico 250
Empurrar um carrinho de bebe 80
Escovar os dentes 40
Escalar montanha 290
Escalar paredão 245
Esgrima 240
Esquiar na água 310
Esquiar na Neve 290
Fazer sauna seca 100
Fazer massagem em alguém 110
Ginástica aeróbica 200
Ginástica localizada 130
Ginástica Olímpica 210
Musculação Puxada 240
Musculação Leve 160
Hidroginástica 150
Ioga 50
Jogar basquete 280
Jogar frescobol 190
Jogar Futebol 330
Jogar Futevôlei 200
Jogar Frisbee 120
Jogar Handebol 300
Jogar Peteca 125
Jogar Squash 315
Jogar tênis Simples 240
Jogar tênis dupla 130
Jogar polo aquático 320
Jogar Vídeo Game 50
Jogar vôlei de praia 150
Jogar Vôlei de Quadra 105
Jogar Tamborel 100
Ler 50
Levar o cachorro para passear 150
Lutar Boxe 300
Lutar capoeira 270
Lutar Karatê 290
Lutar Jiu-Jitsu
280
Lutar judô 285
Lutar kung fu 290
Lutar Tae Kwon Do 280
Meditar 20
Nadar Crawl 255
Nadar de costas 250
Nadar Borboleta 280
Nadar Peito 260
Passar Aspirador de Pó 175
Praticar mergulho ( cilindro) 115
Praticar Snorkel 90
Pula Corda 220
Pular de para quedas 135
Pular de Paraglider 145
Remar 280
Salto em altura 295
Salto em extensão 290
Sexo 280
Spinning 400
Step 315
Subir escadas 310
Tocar Bateria 115
Tocar Flauta 70
Tocar guitarra e Baixo 80
Tocar Piano 70
Tocar Violão 75
Tomar banho de chuveiro 60
Tomar sol 35
Tirar o Pó de Moveis 100
Transport 300

Cavalos Cantores