Este blog contém artigos de assuntos de interesse geral que pesquiso pela web. Salvo aqui meus favoritos para futuras referências. Entrem e fiquem
​à
vontade.

​Atenção: todos os posts que
não
​ forem da minha autoria se iniciam​
​ com o link do post original.​

03 fevereiro, 2010

Sobre refrigerantes


Refrigerantes

Eles são uma verdadeira mistura explosiva de açúcar - contêm o equivalente a 6 ou 7 colheres (sopa) de açúcar por copo! - e aditivos artificiais. O açúcar, além de ser pobre nutricionalmente, ainda atrapalha a absorção de compostos importantes, como o magnésio, o zinco e o cromo, essenciais para a produção de energia, o fortalecimento do sistema imunológico e, consequentemente, a resistência e o combate ao estresse. Para piorar, a bebida ainda possui corantes, aromatizantes e outros aditivos que só servem para intoxicar o organismo. "Eles acabam se acumulando no organismo, principalmente no tecido gorduroso", alerta a nutricionista funcional Patrícia Davidson Hayat.


As versões diet, light e também as águas aromatizadas apesar de não conter açúcar possuem aditivos como corantes, conservantes, aromatizantes e adoçantes, que intoxicam o organismo, prejudicando o seu funcionamento. É claro que ingerir as calorias de um refrigerante normal é muito pior do que tomar aqueles com 0% de açúcar ou as águas com gás. O problema do consumo dessas bebidas, porém, é outro.

Num estudo realizado em ratos, coordenado pelo médico José Roberto Santiago, observou-se que as águas gaseificadas - que contêm 0% de calorias - aumentaram a área gástrica (incharam o estômago) em cerca de 50% e elevaram o peso dos animais. Em outro estudo, realizado nos Estados Unidos, o efeito foi o mesmo. O problema é que, com a capacidade do estômago aumentada, é preciso comer mais para sentir saciedade.


"Existe também a hipótese de que a grelina, um hormônio que estimula a fome e é produzido pelo estômago, seja feita em maior quantidade quando esse órgão é dilatado", fala Lenisa. Resumo da história: você vai engordar bebendo qualquer uma delas. Mas, se preferir a versão normal dos refrigerantes, o estrago é maior.


Leia matérias completas aqui:

http://dietaja.uol.com.br//saude-fitness/180/artigo160796-4.asp

http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness/144/saude-fique-esperta-saiba-o-que-de-verdade-as-54957-1.asp

Nenhum comentário:

Cavalos Cantores